5 filmes para transmitir o amor pelos livros

Se seus filhos assistirem a esses filmes, eles inevitavelmente criarão um amor imenso pelos livros.
5 filmes para transmitir o amor pelos livros

Última atualização: 11 Agosto, 2021

Às vezes, um bom filme é a porta de entrada para o mundo literário. Se seus filhos gostam mais de assistir filmes do que abrir livros, o cinema pode ser um grande recurso para despertar neles o interesse pela leitura. A seguir, reunimos uma lista de filmes para transmitir o amor pelos livros aos jovens que ainda resistem a ler.

1. A Fantástica Fábrica de Chocolate

A fantástica fábrica de chocolate

O filme é muito bom, mas não podemos negar que o livro é maravilhoso. A obra foi escrita por Roald Dahl em 1964 e o primeiro filme baseado nela não demorou muito para chegar.

É possível que venha à sua mente como exemplo o sucesso de bilheterias estrelado por Johnny Depp em 2005 e dirigido por Tim Barton. Mas antes disso, em 1971, foi filmada a primeira versão dirigida por Mel Stuart e estrelada por Gene Wilder.

Se seus filhos gostaram do filme, incentive-os a ler o livro porque essa experiência não tem preço. A imaginação deles vai voar, assim como a sua. Sem dúvida, um filme que encantará jovens e adultos.

2. A História Sem Fim

Essa obra foi publicada em 1979 e escrita pelo autor alemão Michael Ende. É uma história cheia de aventuras, que garantiu o sucesso cinematográfico do filme em 1984. Até hoje, ainda é um filme cult.

Na história, temos Bastián, uma criança solitária e sem mãe, que adora ler livros sobre aventuras. Neles ele descobre a terra da Fantasia e o perigo encarado por seus habitantes. Mas o melhor acontece quando o protagonista entra na história para salvar todos os personagens.

Seus filhos vão adorar sentir isso lendo essa história no livro!

3. O Mágico de Oz

Qual adulto nascido entre os anos 1970 e 1980 não se lembra desse filme?

O livro se chama O Maravilhoso Mágico de Oz e foi escrito por L. Frank Baum. Sua história é, como o nome sugere, maravilhosa. Conta as aventuras de uma jovem que é arrastada para uma terra fantástica, onde vivem seres diferentes mas extraordinários.

Esse filme ainda pode ser visto, apesar de ter sido lançado em 1939. Anos mais tarde, foi relançado e sua bilheteria rendeu bons lucros.

4. A Princesa Prometida

Para quem adora histórias românticas, esse livro pode se tornar um dos preferidos. E, claro, seu filme também.

Essa obra foi escrita por William Goldman em 1973, mas apenas em 1987 foi lançada nas telonas e encantou milhões de telespectadores. É uma história romântica cheia de aventuras, vilões e muito humor. Não tem igual!

5. Sociedade dos Poetas Mortos

“Oh, capitão, meu capitão!” Essa é uma frase mítica que, se você assistiu a esse filme, com certeza se lembrará.

O filme, cujo roteiro foi escrito por Tom Schulman, foi lançado em 1989. Como as opções anteriores, continua sendo um filme cult por todos os valores que transmite. Se seus filhos assistirem a esse filme, eles perceberão a importância da educação, dos livros e da leitura.

A história é repleta de emoções relacionadas aos livros e às vivências de cada um dos personagens. Também transmite a importância do pensamento crítico e do raciocínio sobre as coisas que acontecem. Um filme que não decepcionará ninguém.

 

Histórias que perduram em papel

Como você pode ver, esses 5 filmes que visam transmitir o amor pelos livros já têm certa idade, mas nenhum deles tem data de validade.

Eles se tornaram filmes cult graças aos valores que transmitem e a tudo o que as crianças podem aprender com eles. Acima de tudo, vão incutir neles o amor pela leitura, desde que saibam que são filmes baseados em obras de arte que merecem ser lidas.

Se seus filhos têm idade suficiente para curtir esses filmes, aproveite essas 5 opções para transmitir o amor pelos livros e passar momentos maravilhosos em família.

Ensine que antes de assistir a um filme é sempre melhor ler o livro, pois assim a imaginação pode trabalhar sozinha!

Pode interessar a você...
Os 6 filmes mais recomendados para crianças
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
Os 6 filmes mais recomendados para crianças

Sabemos que você deseja momentos felizes e inesquecíveis para seus filhos.O que é mais divertido do que assistir um filme com eles?



  • Bach Juncadella, M. (2019) Cine y televisión de culto. Editorial: Independiente