12 nomes de origem germânica para meninas

26 de abril de 2018
Caso vocês gostem de nomes fortes e com personalidade, escolher um nome de origem germânica para sua filha pode vir a ser uma boa opção.

Você acaba de descobrir o sexo de seu bebê. Será uma menina? Que legal! Agora que você já sabe, chegou o momento de encontrar um nome perfeito para sua filha. Nesse caso, gostaríamos de sugerir que você seja original e pense na possibilidade de utilizar um destes nomes de origem germânica para meninas.

A grande maioria dos nomes para meninas de origem germânica tem um significado associado ao poder, à luta, à dignidade, à fama e ao sucesso. Além disso, os nomes germânicos de meninas refletem alegria, força e caráter.

Normalmente, a escolha do nome pode ser baseada em inúmeros motivos como cultura, tradição familiar ou, simplesmente, prazer em dar um nome original. Nesse sentido, cada vez é mais comum a utilização de um nome de origem germânica.

12 nomes de origem germânica para meninas

Caso você tenha interesse em nomes de origem germânica para sua filha, oferecemos abaixo uma lista com 12 sugestões.

1. Adália

Este é o primeiro exemplo que incluímos na lista de nomes germânicos. Adália é um nome de dupla origem, alemã e hebraica. É um nome feminino que significa, desde sua origem alemã, ‘a nobre’, e de sua origem hebraica é um nome masculino, utilizado no Antigo Testamento, que significa ‘Deus é justo’.

Além disso, Adália também ganhou a preferência até para nomes mais importantes. Adália é o nome de um município espanhol, situado na província de Valladolid e também de uma cidade situada na costa mediterrânea da Turquia.

2. Alicia

Alicia é uma forma abreviada do nome germânico Adalheidis, que significa ‘simples, de alma nobre’ e tem variantes como Elisa e Alisa. Entre as personalidades mais famosas que levam esse nome estão a cantora americana Alicia Keys e a pianista espanhola Alicia de Larrocha.

menina assustada na cama

3. Carla

Trata-se da forma feminina do nome masculino germânico Karl, que significa ‘homem livre ou homem forte ou viril’. Seu significado pode ser interpretado como ‘mulher livre e valorosa’.

Outras variantes desse nome são Carlota, Carola e Carolina. Esses são nomes bastante populares em países latinos, começando a ficar popular lá pelos anos 70.

4. Emma

Emma se encontra entre os nomes de origem germânica mais utilizados. Deriva da palavra alemã ermen que significa ‘completo ou universal’ e originalmente era uma forma abreviada dos nomes germânicos que começavam com ermen. Além disso, Emma se usa como um diminutivo de Amelia e também de Emilyna.

5. Édina

Édina significa ‘amiga rica’. Trata-se da variante feminina de Édino, que tem sua origem no nome inglês Edwin.

“Espero que minha filha cresça com sabedoria e não se defina por seu aspecto, mas sim pelas suas qualidades que a tornam uma mulher inteligente, forte e responsável”
–Isaiah Mustafa–

6. Frida

Frida é um nome muito antigo, que deriva do termo Fridu que significa paz’. A mais conhecida e histórica das Fridas foi sem dúvida alguma Frida Kahlo, pintora mexicana caracterizada, entre outras coisas, pela sua beleza única.

7. Gisela/Gisele 

É um nome que possui uma grande beleza por sua força e musicalidade. Gisela provém do alemão Gisil-hard, cujo significado é  ‘aquela que é uma flecha poderosa’.

8. Irma

Irma é o diminutivo de Irmina em sua forma antiga e tem suas origens na raiz alemã Irmin, que pode ser interpretada como ‘muito grande’ ou ‘majestosa’.  O nome faz referência a Deusa Irmin, uma poderosa divindade do céu na mitologia nórdica.

9. Linda

Linda é a forma abreviada mais usual dos nomes germânicos como Hermelinda, Adelinda ou Belinda. Alguns autores insinuam que poderia ser derivada de lind, cujo significado é ‘escudo’.

Contudo, existem aqueles que afirmam que tem como origem o adjetivo latino linda, lindo, que se empregava para fazer referência a uma pessoa com muitos atrativos.

Menina no silencio do campo

10. Milba

Milba significa ‘amável e protetora’. Esse nome tem duas variantes: Milva e Melba. Este último é o diminutivo referente à cidade australiana de Melbourne.

11. Roselyn

Roselyn é outro nome que dispõe de duas origens distintas. A primeira, e a mais óbvia, é a combinação simples de Rose e Lynn. A segunda sugere que deriva claramente do nome alemão Rosalind, que significa ‘cavalo manso’ ou ‘rosa bela’.

12. Udilia

Udilia é o último exemplo que damos da lista de nomes de origem germânica para meninas. Seu significado é ligado à ideia de ‘a senhora da propriedade’ ou ‘a dona da riqueza’. O nome é uma variante de Odília, por sua vez o diminutivo da palavra alemã Oda.

As opções são muitas e todas igualmente bonitas. Caso você deseje inovar com o nome de sua filha, estas alternativas são merecedoras de sua consideração. Converse com seu companheiro e mostre sua propostas!

  • Krawczyk, M. J., Dydejczyk, A., & Kułakowski, K. (2014). The Simmel effect and babies’ names. Physica A: Statistical Mechanics and Its Applications. https://doi.org/10.1016/j.physa.2013.10.018
  • Barucca, P., Rocchi, J., Marinari, E., Parisi, G., & Ricci-Tersenghi, F. (2015). Cross-correlations of American baby names. Proceedings of the National Academy of Sciences. https://doi.org/10.1073/pnas.1507143112
  • Xi, N., Zhang, Z. K., Zhang, Y. C., Ge, Z., She, L., & Zhang, K. (2014). Cultural evolution: The case of babies’ first names. Physica A: Statistical Mechanics and Its Applications. https://doi.org/10.1016/j.physa.2014.03.042