25 nomes de princesa para meninas
Você está pensando em escolher entre nomes de princesas para as meninas e assim receber a futura rainha da casa? Nesse caso, você não pode perder a lista a seguir com as melhores opções. Além disso, também apresentaremos seus significados.
Todos os pais acham que sua filhinha governará tudo o que ela definir e, em seus corações, ela reina por completo desde o nascimento. Confira!
25 principais nomes de princesas para meninas
As opções a seguir são baseadas nas princesas mais famosas da história: são alternativas reais e com significados carregados de simbolismo, que dão nome a mulheres fortes e poderosas que irão cativar qualquer pai.
Nomes de A a H
- Alexia: variante de Alexandra, que ‘defende os homens’. Portanto, não é de se estranhar que esse nome seja popular em lares gregos, embora também se destaque entre os holandeses.
- Amália: assim é reconhecida a atual princesa da Holanda. No entanto, esse nome se tornou popular na Alemanha como resultado dos encontros literários e artísticos organizados pela duquesa Anna Amália.
- Amina: de origem árabe, refere-se a quem é ‘calma e confiável’. Dessa forma, a rainha das Maldivas leva seu nome.
- Ashi: é um nome caracterizado pela divindade que garante a vitória nas batalhas. Por isso, não é de surpreender que a princesa do Butão tenha esse nome.
- Astrid: de origem escandinava. Este é o nome da princesa da Bélgica e significa ‘a rainha da beleza’.
- Carlota: popularizada pela filha mais velha de Carolina de Mônaco. Sua origem germânica vem daquela que é ‘forte e corajosa’.
- Carolina: com o mesmo significado da opção anterior, esse nome é conhecido por causa de Carolina de Mônaco.
- Catalina: para aquela que é ‘pura’. Sem dúvida, uma das opções mais populares no reinado holandês.
- Diana: uma das opções mais veneradas e amadas para representar Diana de Gales. Além disso, refere-se à ‘protetora da natureza’ por causa de sua união mitológica com a deusa Diana.
- Elisabeth: a santa católica destaca a sua utilização em rainhas que marcaram grandes etapas históricas, como Isabel da Hungria, Isabel de Portugal ou Isabel I de Castela (Isabel a Católica).
- Estela: variante latina da palavra ‘estrela’, é assim que a princesa da Suécia é conhecida.
- Graça: nome popularizado pelo catolicismo, pois alude a ‘graça ou favor’, assim sendo também designada a atual princesa de Mônaco.
Nomes de I a Z
- Ingrid: com raízes escandinavas, refere-se a ‘beleza’. Portanto, também não é surpreendente que tenha sido a escolha de Haakon e Mette-Marit da Noruega para sua primeira filha.
- Isabella: uma variante de Isabel, a verdade é que esse é o nome da pequena filha dos príncipes da Dinamarca. Sem dúvida, uma opção com muita força e personalidade.
- Keisha: transmite grande ‘vitalidade e alegria’. Esse também é o nome da princesa nigeriana.
- Leonor: hoje em dia, é o nome de muitas herdeiras europeias porque transmite muita ‘força e valor’. Dentre elas, destaca-se a princesa da Espanha como portadora desse legado.
- Letizia: também se popularizou por ser o nome da Princesa das Astúrias. De origem latina, essa opção refere-se a ‘alegria’.
- Marit: de origem escandinava, refere-se à princesa da Noruega.
- Martha: com claras alusões bíblicas, significa ‘senhora’ e também é bastante popular, em linha com a opção anterior, por causa da Casa Real norueguesa.
- Paola: suas raízes remontam aos antigos impérios romanos. É por isso que a princesa da Bélgica simboliza a força dessa herança.
- Rania: do árabe, refere-se àquela menina que é ‘charmosa, preciosa’. Sem dúvida, uma ótima opção pela Casa Real da Jordânia.
- Salma: nome feminino que simboliza aquela que está ‘a salvo de tudo, protegida por Deus’. Nesse sentido, não é de se estranhar que a princesa do Marrocos tenha esse nome. Uma escolha perfeita para pais de fé.
- Sofia: uma opção popular em toda a Europa pelo seu significado, que dá ‘sabedoria’ a qualquer rainha, princesa ou infanta.
- Tatiana: de origem russa, também se tornou popular por causa da princesa da Grécia.
- Victoria: o significado da ‘vencedora, vitoriosa’ também foi o nome de muitas princesas ao longo da história, hoje em dia é o nome da próxima herdeira do trono da Suécia.
Receba a futura rainha da casa com um desses nomes de princesa para meninas
Que garota não gostaria de ser uma princesa? Claro, como destaca Carla María Maeda González em sua pesquisa de 2020, as meninas se sentem cada vez mais empoderadas, e isso se reflete em personagens com grande força e coragem.
Por esse motivo, esperamos que algumas dessas opções baseadas em nomes de princesas reais, de carne e osso, tenham servido de inspiração para você escolher a sua preferida. Sua menina já tem um nome?
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Maeda González. ¿Princesas de carne y hueso?: análisis del proceso de identificación de niñas mexicanas con las princesas Disney [Ciudad de México : Bonilla Artigas Editores, 2020.] – Permalink: http://digital.casalini.it/9786078636624
- Marques dos Santos B. Entre Princesas y Heroínas: la construcción de representaciones de Género y Niñez en la literatura infantil. En: XXI° Congreso de la Red de Carreras de Comunicación Social y Periodismo. Escuela de Ciencias de la Comunicación, Facultad de Humanidades (UNSa); 2019.
- Vélez L. Nombres de princesas para niñas [Internet]. Guiainfantil.com. 2018 [citado 21 de diciembre de 2021]. Disponible en: https://www.guiainfantil.com/articulos/nombres/nombres-para-ninos/nombres-de-princesas-para-ninas/