18 nomes mitológicos para crianças

26 de outubro de 2019
Dar um nome a um filho não é uma tarefa fácil para muitos. Por isso, é necessário ter várias opções e pesquisar os significados.

Dado que há um grande número de nomes, a originalidade é um dos aspectos que devem ser levados em consideração ao nomear o bebê que está a caminho. Por isso, te oferecemos uma seleção de nomes mitológicos para crianças que certamente vão te inspirar.

Tanto se você gosta de mitos e lendas ou não, esses nomes transmitirão parte de uma série de histórias poderosas que, sem dúvida, deixarão um grande legado.

Lembre-se de que a busca e a escolha de um nome é uma jornada que pode ser muito interessante à medida que avançamos em nossa investigação.

Nesse sentido, a curiosidade será nossa melhor aliada. Por outro lado, não devemos esquecer que a escolha de um nome carrega uma grande responsabilidade. Devemos ser originais, mas também ter bom senso.

Os nomes mitológicos para crianças geralmente são incomuns e não ficam ultrapassados, uma vez que possuem um histórico muito rico. Geralmente, são nomes relacionados a grandes aventuras, feitos e relacionamentos. Portanto, esses nomes têm força e brilho próprio sem iguais.

Nomes mitológicos para crianças

1. Fênix

É o nome da famosa ave imortal capaz de renascer de suas cinzas a cada 500 anos. Dizem que a fênix era um animal glorioso, nobre e majestoso, e foi por isso que conseguiu inspirar as primeiras grandes civilizações. De fato, é muito mencionada na poesia árabe.

A fênix tem um grande poder espiritual. Portanto, usá-la como um nome pode ajudar a transmitir grande valor ao bebê. Lembre-se também de que a fênix está associada ao astro rei e, é claro, ao fogo. Portanto, poderia ser um nome cheio de energia vital.

2. Adonis

Um nome muito bonito, assim como seu representante na mitologia grega. Um homem de grande beleza e encantos únicos, que até as deusas Afrodite e Perséfone disputavam seu amor. Portanto, esse nome adotou o significado de “Belo”.

3. Alexandre

Um nome muito popular entre os pais. É uma variante do nome Alexandros, que vem do grego. É um nome com um significado poderoso, já que Alexandre é o protetor da humanidade. Crianças com esse nome geralmente são muito independentes e têm um senso de liderança nato.

4. Sebastião

Um nome de origem grega, derivado do nome Sebastos, que significa “reverenciado” ou “respeitado”. É um nome com muito caráter que, quando entoado, ressoa fortemente. Sebastião é um nome inconfundível.

5. Apolo

Um deus muito famoso na mitologia grega, que é representado com grande beleza. Ele era o deus da luz, do dia e do sol. Filho de Zeus e de Leto. Seu significado é “aquele que se afasta da morte”.

6. Ulisses

Nome do rei da ilha de Ítaca, herói da mitologia grega. As crianças que levam esse belo nome são comprometidas, atenciosas e respeitosas.

7. Damião

Nome de origem grega, que tem como significado “domador”. As crianças com esse nome geralmente são respeitosas, gentis e pacientes.

Nomes mitológicos para crianças com muita personalidade

8. Silvano

Era o protetor dos campos e das fronteiras. As crianças que levam esse nome geralmente gostam da natureza e da companhia dos animais.

9. Hércules

O deus mais famoso da mitologia grega, Hércules é filho de Zeus e Tebas, uma bela mortal. Crianças com esse nome são corajosas e desfrutam de grande virilidade.

10. Angus

O deus do amor da mitologia celta. Quando cantava, fazia com que os casais se apaixonassem completamente.

11. Balder

Um nome da mitologia nórdica. Ele é o deus da inocência, da verdade e da luz. Um nome incomum, que fará seu filho se destacar.

12. Colin

Nome de origem grega, que significa forte como um urso. As crianças que levam esse nome são práticas, realistas e têm muita energia para alcançar todos os seus objetivos.

13. Finn

Um herói da mitologia irlandesa, ele é considerado o defensor da Irlanda. Crianças com esse nome são lutadoras, perseverantes, intuitivas.

14. Heitor

Grande herói da mitologia grega, é príncipe da ilha de Ítaca. As crianças que levam esse nome são pacientes, respeitosas, corajosas e comprometidas.

15. Ares

Ares era o deus grego da guerra, então esse é um nome com muita personalidade. Transmite independência, determinação, capacidade de liderança, força e energia.

16. Tristão

Era o nome do famoso herói da lenda “Tristão e Isolda” e também um cavaleiro honrado das lendas do rei Arthur. De origem latina, seu significado é “aquele que não mostra tristeza”. Muito usado na Itália, França e Reino Unido. As crianças que levam esse nome são atenciosas e sensatas.

17. Dylan

Diz-se que significa “filho do mar”. As crianças com esse nome têm muita imaginação e criatividade, são muito estudiosas e gostam de concluir todos os seus projetos.

18. Hermes

Filho do deus Zeus e da deusa Maya, Hermes era o mensageiro dos deuses. Crianças com esse nome são muito sinceras, muito atenciosas e muito respeitosas.

Se você gostou dos nomes mitológicos para crianças, não hesite em continuar pesquisando sobre os mitos por trás deles. Você pode descobrir muitos outros fatos interessantes que valerão a pena contar ao seu filho quando ele crescer. Certamente, ele terá muito orgulho de se chamar assim.