18 nomes mitológicos para crianças
Dado que há um grande número de nomes, a originalidade é um dos aspectos que devem ser levados em consideração ao nomear o bebê que está a caminho. Por isso, te oferecemos uma seleção de nomes mitológicos para crianças que certamente vão te inspirar.
Tanto se você gosta de mitos e lendas ou não, esses nomes transmitirão parte de uma série de histórias poderosas que, sem dúvida, deixarão um grande legado.
Lembre-se de que a busca e a escolha de um nome é uma jornada que pode ser muito interessante à medida que avançamos em nossa investigação.
Nesse sentido, a curiosidade será nossa melhor aliada. Por outro lado, não devemos esquecer que a escolha de um nome carrega uma grande responsabilidade. Devemos ser originais, mas também ter bom senso.
Os nomes mitológicos para crianças geralmente são incomuns e não ficam ultrapassados, uma vez que possuem um histórico muito rico. Geralmente, são nomes relacionados a grandes aventuras, feitos e relacionamentos. Portanto, esses nomes têm força e brilho próprio sem iguais.
Nomes mitológicos para crianças
1. Fênix
É o nome da famosa ave imortal capaz de renascer de suas cinzas a cada 500 anos. Dizem que a fênix era um animal glorioso, nobre e majestoso, e foi por isso que conseguiu inspirar as primeiras grandes civilizações. De fato, é muito mencionada na poesia árabe.
A fênix tem um grande poder espiritual. Portanto, usá-la como um nome pode ajudar a transmitir grande valor ao bebê. Lembre-se também de que a fênix está associada ao astro rei e, é claro, ao fogo. Portanto, poderia ser um nome cheio de energia vital.
2. Adonis
Um nome muito bonito, assim como seu representante na mitologia grega. Um homem de grande beleza e encantos únicos, que até as deusas Afrodite e Perséfone disputavam seu amor. Portanto, esse nome adotou o significado de “Belo”.
3. Alexandre
Um nome muito popular entre os pais. É uma variante do nome Alexandros, que vem do grego. É um nome com um significado poderoso, já que Alexandre é o protetor da humanidade. Crianças com esse nome geralmente são muito independentes e têm um senso de liderança nato.
4. Sebastião
Um nome de origem grega, derivado do nome Sebastos, que significa “reverenciado” ou “respeitado”. É um nome com muito caráter que, quando entoado, ressoa fortemente. Sebastião é um nome inconfundível.
5. Apolo
Um deus muito famoso na mitologia grega, que é representado com grande beleza. Ele era o deus da luz, do dia e do sol. Filho de Zeus e de Leto. Seu significado é “aquele que se afasta da morte”.
6. Ulisses
Nome do rei da ilha de Ítaca, herói da mitologia grega. As crianças que levam esse belo nome são comprometidas, atenciosas e respeitosas.
7. Damião
Nome de origem grega, que tem como significado “domador”. As crianças com esse nome geralmente são respeitosas, gentis e pacientes.
Nomes mitológicos para crianças com muita personalidade
8. Silvano
Era o protetor dos campos e das fronteiras. As crianças que levam esse nome geralmente gostam da natureza e da companhia dos animais.
9. Hércules
O deus mais famoso da mitologia grega, Hércules é filho de Zeus e Tebas, uma bela mortal. Crianças com esse nome são corajosas e desfrutam de grande virilidade.
10. Angus
O deus do amor da mitologia celta. Quando cantava, fazia com que os casais se apaixonassem completamente.
11. Balder
Um nome da mitologia nórdica. Ele é o deus da inocência, da verdade e da luz. Um nome incomum, que fará seu filho se destacar.
12. Colin
Nome de origem grega, que significa forte como um urso. As crianças que levam esse nome são práticas, realistas e têm muita energia para alcançar todos os seus objetivos.
13. Finn
Um herói da mitologia irlandesa, ele é considerado o defensor da Irlanda. Crianças com esse nome são lutadoras, perseverantes, intuitivas.
14. Heitor
Grande herói da mitologia grega, é príncipe da ilha de Ítaca. As crianças que levam esse nome são pacientes, respeitosas, corajosas e comprometidas.
15. Ares
Ares era o deus grego da guerra, então esse é um nome com muita personalidade. Transmite independência, determinação, capacidade de liderança, força e energia.
16. Tristão
Era o nome do famoso herói da lenda “Tristão e Isolda” e também um cavaleiro honrado das lendas do rei Arthur. De origem latina, seu significado é “aquele que não mostra tristeza”. Muito usado na Itália, França e Reino Unido. As crianças que levam esse nome são atenciosas e sensatas.
17. Dylan
Diz-se que significa “filho do mar”. As crianças com esse nome têm muita imaginação e criatividade, são muito estudiosas e gostam de concluir todos os seus projetos.
18. Hermes
Filho do deus Zeus e da deusa Maya, Hermes era o mensageiro dos deuses. Crianças com esse nome são muito sinceras, muito atenciosas e muito respeitosas.
Se você gostou dos nomes mitológicos para crianças, não hesite em continuar pesquisando sobre os mitos por trás deles. Você pode descobrir muitos outros fatos interessantes que valerão a pena contar ao seu filho quando ele crescer. Certamente, ele terá muito orgulho de se chamar assim.
Pode interessar a você...Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Carvajal González, Helena (2012). San Olaf. Base de datos digital de Iconografía Medieval. Universidad Complutense de Madrid. En línea: https://www.ucm.es/bdiconografiamedieval/san-olaf
- Díaz, C. (2018). Breve historia de la mitología nórdica. Nowtilus.
- Fontan Barreiro, R. (1999). Diccionario de la mitologia mundial. Edaf S.A.
- Graulich, M. (2020). No existe una mitología azteca. Estudios De Cultura Náhuatl, 60, 9–45. Recuperado a partir de https://nahuatl.historicas.unam.mx/index.php/ecn/article/view/78012
- Grimal, P. (2008). Diccionario de mitología griega y romana. Grupo Planeta (GBS). Disponible en: https://atirolimpo.files.wordpress.com/2017/01/pierre-grimal-diccionario-de-la-mitologc3ada-griega-y-romana.pdf
- Langer, J. (2015). Dicionário de mitologia nórdica: Símbolos, mitos e ritos. hedra.
- Lincoln, B. (2014). Between history and myth: Stories of Harald fairhair and the founding of the state. University of Chicago Press.
- Martínez-Pinna, J., & Nieto, J. M.-P. (2011). Las leyendas de fundación de Roma: de Eneas a Rómulo. Edicions Universitat Barcelona.
- Mazagatos, A. V. (2020). Breve historia de la mitología egipcia. Nowtilus.
- Monaghan, P. (2014). The encyclopedia of Celtic mythology and folklore. Chelsea House.
- Morel, H. V., & Moral, J. D. (1987). Diccionario mitológico americano: dioses, razas, leyendas. Editorial Kier.
- Tapia, J. (2020). Mitología Azteca: Un pueblo de leyenda. Plutón Ediciones X SL.