Origem e significado do nome Asher

Se você procura um nome antigo e, ao mesmo tempo, original para chamar seu filho, essa pode ser uma boa opção. Apresentamos a origem e o significado de Asher.
Origem e significado do nome Asher

Última atualização: 06 agosto, 2022

Você está pensando pensar em um nome que tenha personalidade e seja original para o seu filho? Se sim, veio ao espaço certo. Você não pode deixar de conferir a origem e o significado de Asher, uma das opções mais bonitas que existem para um homem.

Além disso, neste artigo fornecemos outras informações de interesse: variações em outros idiomas, dados atualizados sobre sua popularidade e celebridades que têm esse nome, entre outras. Confira!

Qual é a origem e o significado do nome Asher?

Asher vem do hebraico e define o homem que tem ‘sorte’, ‘feliz’ e é ‘abençoado’ desde o nascimento. Por isso, poucas opções são mais bonitas que esta e muitos pais ficam fascinados quando a ouvem pela primeira vez.

Nesse sentido, sua origem vem de um personagem bíblico do Antigo Testamento. Asher é o oitavo filho do casamento entre o patriarca bíblico Jacó e Lia. Por esta razão, a sua popularidade só continua a aumentar e já triunfou entre os nomes judaicos e cristãos mais escolhidos.

No entanto, alguns especialistas consideram que Asher também pode ser uma variação do sobrenome Ashton, que vem do termo inglês antigo aesc, que significa ‘freixo’. Desta forma, o nome que hoje destacamos representaria a ‘pessoa que mora perto de um freixo’.

Por outro lado, segundo a mitologia nórdica, o primeiro homem foi criado pelos deuses a partir do freixo e também os celtas ficaram impressionados com sua figura e o associaram ao poder, expansão e escala. Isso não é maravilhoso?

Alguns especialistas consideram que Asher é uma variação de Ashton, que significa ‘freixo’. O nome refere-se à árvore da qual o primeiro homem foi criado, segundo a mitologia nórdica.

Pessoas famosas chamadas Asher

Não é de surpreender que o nome Asher tenha sido escolhido por pais de diferentes partes do mundo ao longo da história.

Nessa linha, resgata-se a figura de Asher Gizberg (1856-1927), o ucraniano reconhecido como um dos líderes intelectuais e mentor do chamado judaísmo moderno. Ou seja, ele promoveu o renascimento da literatura hebraica com um interesse renovado na história da filosofia e ética judaicas.

Além disso, tanto no passado quanto hoje, existem várias celebridades que carregam com orgulho essa preciosa opção. Dentre eles, destacam-se:

  • Asher Allen: ex-jogador de futebol americano.
  • Asher Roth: rapper americano.
  • Asher Benjamin: arquiteto e autor americano.
  • Asher Brown Durand: famoso pintor americano da Hudson River School.
  • Asher Welch: ex-jogador de futebol profissional, de origem jamaicana.
O rapper americano Asher Roth é um dos artistas que leva esse nome e ajuda a popularizá-lo.

Variantes e popularidade em outros países

O nome Asher ganhou popularidade, especialmente entre os pais americanos, como se pode comprovar ao observar o local de nascimento das celebridades que são chamadas Asher.

Nessa linha, muitos acreditam que segue o mesmo caminho do nome Ashton. A partir do século XIX, o nome estava em ascensão, depois desapareceu das tabelas de dados e voltou novamente a partir de 1992, com grande força em Utah, Montana, Dakota do Sul, Minnesota, Vermont, Alasca e Havaí.

Nesse sentido, é comum encontrar esses nomes em outros países como Rússia, Coreia, China ou Japão, mas adaptados às grafias e fonemas desses territórios. A verdade é que o nome Asher permaneceu quase imutável ao longo do tempo. Trata-se de uma opção curta, com um significado precioso e que é perfeita para chamar qualquer bebê!

A origem e o significado do nome Asher farão você se apaixonar completamente

Esperamos que você tenha descoberto todos os segredos que estão escondidos por trás dessa alternativa espetacular. Se você conhece alguém que você ama que se chama assim, não perca a oportunidade de descobrir todos esses dados. E, por outro lado, se você está pensando em nomear como Asher o futuro rei da casa, ele certamente desfrutará da felicidade desde o nascimento.

E você? Esse nome também a cativou? Sem dúvida, tradição e modernidade formam um nome com raízes hebraicas, mas com uma sonoridade inglesa, que fará com que quem procura uma alternativa original e cheia de bons desejos se apaixone.

Pode interessar a você...
33 nomes de meninas que começam com a letra J
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
33 nomes de meninas que começam com a letra J

Estes são alguns nomes de meninas que começam com a letra J. Todos são bonitos e têm significados poderosos e inspiradores.