A literatura como ferramenta pedagógica

· 26 de abril de 2019
Por serem repletas de elementos fantásticos e mágicos, as histórias e os contos atraem a atenção das crianças. Além disso, contribuem para ensinar valores e ajudar a enriquecer o vocabulário, entre outros benefícios.

Usar a literatura como ferramenta pedagógica é introduzir a criança em um mundo de fantasia ao mesmo tempo que estimula o lado intelectual. Nós contamos a seguir as enormes vantagens dessa prática tão divertida.


Muitas vezes, as crianças tendem a se interessar mais por tecnologia, jogos e brincadeiras, deixando de lado as emoções transmitidas por um bom livro. Como adultos responsáveis pela educação das crianças, devemos aproveitar a oportunidade para propor uma boa leitura como uma alternativa de entretenimento.

A leitura ajuda a enriquecer o vocabulário, guia as emoções das crianças para uma boa direção e as transporta para um mundo de diversão. Os benefícios da leitura são tão abrangentes que a criança pode até mesmo entender alguma questão que seria difícil de aceitar ou compreender de outra forma.

Os personagens da história e/ou as situações que enfrentam podem ser aplicados à realidade da criança, mostrando as soluções de uma forma ilustrativa. Em outras palavras, a literatura consegue mostrar os eventos do dia a dia de uma forma mágica e ajuda a criança a entender as emoções e os desafios que são apresentados.

Benefícios de usar a literatura como ferramenta pedagógica

A literatura como ferramenta pedagógica é uma opção excelente para contribuir com o crescimento pessoal da criança. Isso porque permite que ela interaja com o seu interior através das várias situações apresentadas na história ou no conto.

Da mesma forma, também ajuda a desenvolver a sua capacidade de raciocínio na busca de soluções para diversas situações. Isso porque as histórias abrem as portas para um mundo de fantasia e cheio de diversão, melhorando, além disso, a capacidade de memorizar.

O principal benefício de usar a literatura como ferramenta pedagógica é aumentar o interesse pela leitura e torná-la um hábito.

A literatura como ferramenta pedagógica é uma ótima opção para contribuir para o crescimento pessoal da criança.

Outros benefícios

  • A literatura não transmite nenhum tipo de ameaça. Pelo contrário, oferece emoções como tranquilidade e segurança.
  • São atrativas. Se a criança pega gosto pela leitura, ela cria um vínculo com esse hábito.
  • Estimula a memória, a inteligência e a concentração.
  • Incentiva a capacidade de analisar.
  • Contribui para resolver problemas de comportamento.

Com todas estas vantagens, você tem uma ferramenta incrível em suas mãos para ensinar valores, resolver problemas e gerenciar emoções. Com a leitura, a percepção que a criança tem sobre um fato ou pessoa pode mudar de forma positiva.

Ademais, incentivada pela magia das histórias, ela desenvolve a imaginação e a criatividade, que as leva a explorar novas sensações e emoções. A literatura como ferramenta pedagógica promove novos ambientes de aprendizagem em que a criança se sente confortável e aberta à participação.

A chave para o sucesso usando essa estratégia é ensinar de maneira descontraída e simples. Com isso, também é possível incentivar a socialização com o ambiente, promover valores, boas atitudes, ampliando assim o seu desenvolvimento social e cultural.

“A literatura aborda acontecimentos da vida cotidiana de forma simples e ajuda a criança a entender melhor as emoções e os desafios que são apresentados.”

Importância da literatura como ferramenta pedagógica

A literatura ajuda no desenvolvimento afetivo, cognitivo e social. Através das diferentes histórias que as crianças leem, elas desdobram os pensamentos e criam expectativas sobre o que pode acontecer.

Assim, diferentes sentimentos são aflorados à medida que as páginas são viradas. Os pequenos sentem as vitórias dos personagens como se fossem deles por causa do vínculo que criam. Como se não bastasse, também podemos descrever outros dois grandes benefícios da literatura:

Aumenta a autoestima

As crianças se identificam com as diferentes situações que vivem por meio das histórias e de seus personagens. Muitas vezes, elas assimilam com a sua própria realidade. Então, colocam em prática novas habilidades na hora de resolver problemas, assim como fizeram os personagens das histórias que leram.

Enfrentar monstros, superar medos e lutar batalhas são situações que aumentam a autoestima da criança.

A literatura como ferramenta pedagógica é valiosa para nutrir o vocabulário dos pequenos

Transmite valores

A literatura é usada como uma ferramenta eficaz para modificar certos comportamentos através do ensinamento de valores universais. A maioria dos contos deixa um grande aprendizado ou moral que pode ser aplicado em um nível pessoal.

Todo esse processo ajuda as crianças a reconhecer os maus comportamentos. Assim, trabalham a sua capacidade de raciocinar e refletir a respeito.

Em suma, a literatura como uma ferramenta pedagógica é benéfica não apenas para nutrir o vocabulário dos pequenos, mas também abre um mar de possibilidades sociais e educacionais que eles levarão para toda a vida. Não desperdice essa oportunidade!