O que devo fazer para meu filho adolescente ler?

12 de novembro de 2019
O aprendizado e a correta formação de um indivíduo necessariamente passam pela ação de ler continuamente. Se você tiver um filho adolescente e quiser incentivá-lo a ler mais, siga as dicas que apresentaremos abaixo. 

O que devo fazer para o meu filho adolescente ler? Isso pode representar, talvez, uma das lutas mais comuns dos pais. Se quisermos que o nosso filho desenvolva mais suas habilidades de compreensão e memória, e aperfeiçoe seu vocabulário ou seu nível de gramática e escrita, necessariamente ler é o caminho a percorrer.

Sabemos que não é uma tarefa fácil. Manter os adolescentes motivados em uma atividade não é algo fácil de conseguir. Portanto, abaixo apresentamos algumas das dicas mais eficazes para incentivar os adolescentes a ler.

O que devo fazer para fazer meu filho adolescente ler?

A leitura contínua pode representar uma das principais fontes de aprendizado. Embora seja atribuída à escola tarefas nas quais os jovens devem estudar a partir de textos, a realidade é que poucos adolescentes leem algo diferente do que é estritamente relacionado às aulas.

É claro que os videogames, a televisão e as redes sociais, como Instagram ou Facebook, chamam a atenção dos jovens, a tal ponto que resta pouco espaço para as obrigações escolares. É por isso que, como muitos pais, às vezes é difícil fazer com que os adolescentes também gostem de ler.

No entanto, não devemos supor que não seremos capazes de estimulá-los, pois há dicas que são muito úteis para alcançar esse objetivo. Preste atenção a estas dicas:

1. Eduque através do exemplo

Se você não educar com o exemplo, dificilmente seu filho adolescente ficará interessado em ler. Não faz sentido que os pais passem horas assistindo televisão e, além disso, na casa não haja nenhum livro de romance, história ou até mesmo revistas.

O que devo fazer para fazer meu filho adolescente ler?

Sabemos que os livros são caros, mas em todos os lugares você pode encontrar obras literárias de segunda mão a preços acessíveis. A vantagem é que você pode adquirir tanto os clássicos da literatura quanto os best-sellers.

Este último, como o nome indica, foi lido por gerações, uma vez que sua proposta literária e seu tema são para todos os gostos. Com os clássicos, não há margem para erro. Com certeza seu filho será capaz de se “prender” facilmente ao começar a lê-los.

2. Faça comentários sobre o livro que você está lendo

Para motivar seu filho, você já sabe que não é suficiente para ele apenas ver que você lê. É muito útil que você comente na mesa ou fale com ele sobre o que achou interessante, engraçado ou misterioso no livro que você está lendo. A ideia é despertar a curiosidade dele ao máximo.

Se um best-seller tiver sido levado às telonas, você pode ir ao cinema ou assistir ao filme em casa com seu filho. Se o filme for do agrado dele, ele pode ficar interessado em ler o texto original.

Os videogames, a televisão e as redes sociais prendem a atenção dos jovens. Como muitos pais, às vezes é difícil fazer com que nossos filhos adolescentes também gostem de ler.

3. Leve seu filho para a livraria e deixe-o na seção adolescente

É importante que o jovem escolha algo que lhe interesse, de modo que seu desejo pela leitura seja aumentado e mantido com o tempo. Para isso, você pode levá-lo à livraria e deixá-lo na seção adolescente enquanto você percorre outras áreas. Assim, ele sentirá a liberdade de escolher os tópicos que o agradam.

Também é muito útil passar pela área de desenhos animados ou quadrinhosComo a maioria dessas histórias já foi levada ao cinema, o adolescente se sentirá familiarizado com o personagem e a história.

eve seu filho para a livraria e deixe-o apenas na seção adolescente

Verifique também na livraria ou on-line quais são os livros mais lidos e recomendados para adolescentes nos últimos dois anos e tente dar um desses ao seu filho. Ao fazê-lo, diga a ele que o livro está sendo bastante comentado como um dos mais lidos.

Dessa forma, quando ele próprio fizer sua pesquisa sobre o livros, vai se sentir incentivado a ver quantos adolescentes já leram e deram sua crítica favorável ao livro. Essa é uma excelente maneira de usar a tecnologia e a influência do ambiente a seu favor.

Por fim, lembre-se de que você não deve se desesperar se o seu filho não responder imediatamente ou se ele iniciar um livro e deixá-lo pela metade. Lembre-se de que leva tempo para manter um hábito como a leitura, mas no ritmo dele e com paciência, será possível alcançá-lo.