As vantagens de ler histórias em quadrinhos

· 23 de abril de 2018
Você não sabe como introduzir seu filho no mundo da leitura? As histórias em quadrinhos podem ser uma excelente alternativa. Além de tudo, apresentam muitas vantagens.

A leitura das histórias em quadrinhos é um daqueles prazeres que vale a pena proporcionar às crianças desde a infância. Não apenas porque são divertidas. Mas também porque proporcionam muitos benefícios ao desenvolvimento cognitivo das crianças. Inclusive, ajuda os pequenos a serem mais reflexivos e imaginativos.

As cores vivas e as aventuras dos personagens descritos cativam tanto crianças quanto adultos. Na verdade, há algumas décadas era muito comum ver alguns avós se divertindo com sagas de histórias em quadrinhos que começaram a ler na infância.

Alguns exemplos são: As Aventuras de Tintin, Dom Quixote (adaptação do clássico da literatura espanhola), Sherlock Holmes, entre outros. Sem dúvida alguma, as histórias em quadrinhos possuem um encanto insubstituível. 

O bom delas é que grande parte da sua magia permanece inalterável através dos anos. Assim como tantas outras coisas, as histórias em quadrinhos se tornaram imortais. Inclusive, se tornaram referências da cultura popular. 

Características das histórias em quadrinhos

As histórias em quadrinhos são revistas de histórias que contam as aventuras de super-heróis e vilões. Elas se caracterizam por reunir nas suas tramas os seguintes elementos:

  • Possuem cores chamativas e vivas.
  • Utilizam onomatopeias para compensar a ausência de som.
  • Podem contar uma história em cada revista ou uma única história dividida em capítulos.
  • Utilizam grande variedade de recursos linguísticos: flashbacks, flash-forwards e uma conexão permanente entre texto e imagem.
  • Possuem códigos próprios, como as charges, os balões, as expressões gestuais marcadas dos personagens. 

As vantagens de ler histórias em quadrinhos

Estimula a imaginação

O que pode ser melhor para a imaginação de uma criança do que ler aventuras emocionantes e repletas de novos desafios a cada semana?

Os personagens, seus poderes e os poderosos vilões característicos de cada história permitem que a criança entre no profundo mundo da fantasia.

Isso dá origem a vários jogos, desenhos e outras atividades vinculadas à leitura. Da mesma forma, tentar adivinhar o que pode acontecer na próxima revista é outro exercício positivo para tirar o máximo proveito das histórias em quadrinhos.

Promove a troca e as relações interpessoais

Hoje em dia as lojas de revistas em quadrinhos são praticamente clubes para os leitores assíduos. Nelas se reúnem muitas crianças e muitos adultos que compartilham não apenas o interesse, mas também a paixão por esse tipo de história.

Além de oferecer a possibilidade de fazer novos amigos, as histórias em quadrinhos são o centro de muitos eventos grandiosos que abrem portas para novas experiências.

Um exemplo desse tipo de evento é a Convenção Internacional de Comics (como também são chamadas as histórias em quadrinhos) de San Diego, nos Estados Unidos, a tão famosa Comic-Con. Mas também existem eventos nacionais e locais próprios de cada região.

Amplia o vocabulário e melhora a ortografia

Assim como qualquer tipo de leitura, ler histórias em quadrinhos leva à incorporação de novas palavras e frases. Na verdade, as histórias em quadrinhos frequentemente apresentam um uso peculiar dos sinais de pontuação. Por isso é uma boa oportunidade para aprender seus variados usos.

“É verdade, as histórias em quadrinhos são uma arte popular. E sim, eu acho que sua obrigação primária é divertir. Mas as histórias em quadrinhos podem ir muito mais além do que isso. E quando o fazem, deixam de ser apenas entretenimento e passam a ter grande importância”
—Bill Watterson—

É um excelente passatempo

Além de tudo que já foi dito sobre as histórias em quadrinhos, não podemos nos esquecer de um aspecto essencial: elas são extremamente divertidas. Uma criança pode passar horas lendo as aventuras do seu super-herói preferido.

Em relação às histórias em quadrinhos que já têm muitos anos de circulação, é possível encontrar números antigos e reviver essas aventuras. Muitas vezes uma nova leitura permite descobrir coisas que até o momento tinham passado despercebidas.

Formam uma coleção com lembranças inesquecíveis

Muitas pessoas colecionam revistas de histórias em quadrinhos ao longo da infância e da adolescência. Anos depois, essas revistas permitem viajar no tempo e se transportar para aquelas épocas do passado. 

Apenas ao abrir ou sentir o cheiro das revistas, automaticamente a pessoa se lembra daqueles momentos em que ler essas aventuras era uma das suas principais diversões.

Muitas coleções, inclusive, ganham valor com o passar do tempo, principalmente aquelas com edições limitadas.

Considerando tudo o que foi dito acima, podemos certamente afirmar que as histórias em quadrinhos não saíram de moda – pelo menos ainda não – e que sua magia continua intacta.

Se seu filho não tem nenhuma revista de histórias em quadrinhos, esse pode ser, portanto, um excelente presente para a próxima data comemorativa. Talvez você desperte nele o gosto pela leitura, pelas aventuras e pelos super-heróis.