O melhor exemplo para as crianças vem de casa

23 Janeiro, 2019
Desde o momento em que seu filho nasce, você se torna uma referência absoluta. A partir disso, tudo o que a criança faz ou diz vai se basear no que ela aprendeu em casa.

Devido à sua natureza humana, as crianças reparam no que veem seus pais fazerem e falarem. Seus olhos curiosos aprendem com essas ações. Assim, se você quer mostrar que o melhor exemplo para as crianças vem de casa, não deixe de ser um bom espelho para elas refletirem.

Sem dúvida, o exemplo que você dá ao seu filho vale mais do que mil palavras. As crianças veem tudo que você faz, elas te julgam por suas ações e tiram suas próprias conclusões.

Geralmente, as crianças amam e admiram muito seus pais. Portanto, você é o espelho no qual elas desejam se ver refletidas. Isto é, se você sentir tristeza, essa também será a tristeza delas. Suas emoções, autoestima e comportamento também vão ser transmitidas para elas.

O que os pais dizem versus suas ações

As crianças percebem rapidamente que os pais nem sempre agem em harmonia com o que pregam. Por exemplo, elas podem se perguntar criticamente: “Por que minha mãe me diz para não gritar se ela grita depois?” ou “Por que ela me diz para não deixar a torneira aberta se depois ela também a deixa aberta enquanto cozinha?”

Quando seu filho quiser recriminar você por um dos seus erros, não o reprima. Pelo contrário, mostre a ele que você luta contra seus próprios erros e fraquezas. As crianças precisam do seu amor, carinho, apoio, compreensão e orientação. Elas precisam ser ouvidas, mas precisam especialmente de exemplos para seguir.

Elas precisam encontrar coerência entre o que você prega e o que você faz. Dessa forma, podem adotar como seus os ensinamentos que recebem dos pais.

As crianças precisam encontrar coerência entre o que você prega e o que você faz

As crianças interagem com o mundo e o moldam através das respostas que encontram para suas perguntas. Isto é, se você pedir ao seu filho para ter higiene, você deve mostrar a ele que você tem higiene.

Além disso, se você pedir para ele não falar palavrões, você também não deve falar. Os valores não são apenas ensinados ou explicados, eles devem ser apoiados por exemplos e experiências dos pais.

Através do comportamento dos pais, as crianças vão aprender o que é sentir alegria e o que é senso comum. Da mesma forma, também vão aprender a ter autocontrole, entre outras coisas.

Vale ressaltar que os pais não são os únicos membros da família que influenciam a educação e o comportamento da criança. Avós, tios, primos ou amigos que compartilham o cotidiano com a criança vão influenciar diretamente o seu comportamento.

“As crianças amam e admiram muito seus pais. Portanto, você é o espelho no qual elas desejam se ver refletidas”

O melhor exemplo para as crianças vem de casa: sugestões para seguir

Tornou-se popular a ideia de que, em casa, são ensinados valores enquanto na escola se obtém o conhecimento. No entanto, a educação está nas mãos de todos.

Para que os pais tenham orgulho de dizer que o melhor exemplo para as crianças vem de casa, recomendamos que você siga estas dicas:

  • Se você não quer que seu filho se comunique com os outros através de gritos, então não grite com ele. Além disso, se você espera que seu filho se interesse pela leitura, leia com ele e para ele. Permita que ele observe você lendo.
  • Para evitar que ele chantageie ou coaja os outros, não o chantageie sob nenhuma circunstância.
  • Você quer que seu filho seja honesto? Então não diga mentiras a ele sob nenhuma circunstância.
  • Se você quer que seu filho aprecie a comida e se anime a experimentar diferentes tipos de alimentos, não o force a comer o que você quiser e respeite seu próprio ritmo.
  • Para que ele tenha sua própria personalidade e gostos, não imponha os seus.
  • Se você não quer que a criança faça juízos de valor das pessoas, então não o julgue.

 

exemplo para as crianças

  • Você não quer que ele bata em você ou nos outros? Então, não aja com violência contra ele.
  • Você quer que seu filho confie em você em qualquer circunstância? Então, demonstre que você confia nele.
  • Para que seu filho não seja uma pessoa cheia de medos, não o eduque com medos e ameaças.

Em suma, você deve ter em mente que tudo que você disser e fizer vai influenciar diretamente o comportamento do seu filho. Ele vai repetir tudo o que ver você fazer. Por isso, lembre-se sempre: o melhor exemplo para as crianças vem de casa.