Ser mãe e estudar ao mesmo tempo

· 9 de abril de 2019
As mães sempre procuram o melhor para a sua família. Por isso, muitas delas decidem que o caminho correto é retomar os estudos, uma opção cheia de sacrifícios e recompensas gratificantes.

Quando estão desempenhando um papel, as mulheres fazem isso com todo o seu entusiasmo, são empreendedoras e nunca desistem diante da adversidade. Um exemplo dessa atitude é tomar a decisão de ser mãe e estudar ao mesmo tempo. Não é fácil, mas pode ser possível com muito esforço e sacrifício.

Muitas mães se deparam com a necessidade de compartilhar a atenção que dão ao filho com as tarefas da casa e com o desejo de aperfeiçoamento pessoal, o que envolve elevar seu nível educacional.

Esses planos podem ter sido adiados devido à gravidez ou podem ter surgido agora; em qualquer caso, conciliar as duas responsabilidades é uma tarefa heroica.

Ao tomar a decisão de se tornar mãe e estudar no mesmo tempo, uma das questões que motivam a mulher a atingir essa meta é saber que, ao obter um diploma universitário, de pós-graduação ou de mestrado, estará contribuindo para que o futuro da família seja melhor.

As chances de encontrar um emprego melhor remunerado ou de iniciar seu próprio negócio graças à preparação obtida será muito maior.

Nessa nova empreitada, o mais importante é estar bem focada. É recomendado que se escolha uma grade de estudos e horários flexíveis e que seja possível de ser realizado; junto a isso, devemos elaborar um cronograma de atividades envolvendo estudos e maternidade em que nenhuma das duas responsabilidades sejam prejudicadas.

Com uma boa distribuição de tempo e disciplina, as chances de sucesso aumentam. E estar cheia de pensamentos e energias positivas para percorrer esse caminho árduo é essencial.

Infelizmente, não faltarão pessoas com atitudes negativas e comentários que irão questionar as suas habilidades ou farão você duvidar de si mesma.

Concentre-se no objetivo que você definiu e ignore qualquer agente externo que queira tirá-la do foco.

O que deve ser feito para ser mãe e estudar ao mesmo tempo?

A organização meticulosa e disciplinada será a chave para tudo. Portanto, devemos colocar em prática um plano completo para que nada saia do rumo. Muitas vezes, a fadiga vencerá, as crianças irão chorar mais e o desespero por pequenas situações que fogem do controle poderá afetá-la.

Para ser mãe e estudar ao mesmo tempo, é melhor organizar as horas que serão investidas no seu plano de estudos. Elas devem estar de acordo com o cuidado das crianças em casa.

A opção mais conveniente é aproveitar os intervalos de tempo em que as crianças estão na escola, por exemplo. Se você tiver crianças que ainda não estão em idade escolar, pode considerar a opção da creche ou de contratar uma babá por algum período do dia.

Caso você não queira deixar seus filhos em uma creche ou sob os cuidados de uma babá, você precisará discipliná-los em horários rigorosos de acordo com suas atividades. Com isso, nos referimos a comer, cochilar, tomar banho, entre outros.

Assim, com base nisso, você poderá saber em quais horários do dia você poderá se dedicar ao estudo sem possíveis interrupções.

Atualmente, é possível estudar sem problemas em casa, já que existem muitas opções pela internet. No caso de ser mãe e estudar ao mesmo tempo, esta pode ser uma excelente ferramenta.

Ao estudar à distância, o tempo gasto no deslocamento para um local pode ser usado em outra coisa, como ler ou preparar qualquer tarefa.

Ao se sentir esgotada, respire e faça uma pausa

Dar conta de tantas responsabilidades pode sobrecarregar a mãe, dada à pressão de múltiplos fatores em seu novo ritmo de vida. É por isso que o mais aconselhável é ser honesta e propor metas passíveis de serem alcançadas.

Não devemos nos sobrecarregar com uma grade de estudos muito pesada desde o início. Pegue uma ou duas disciplinas para começar; é mais do que suficiente. A partir da primeira experiência, será necessário medir nossas capacidades e decidir se aguentamos mais ou, ao contrário, se devemos reduzir a carga.

“Com uma boa distribuição de tempo e disciplina, as chances de sucesso aumentam”

Além disso, é necessário procurar por momentos de completo descanso para recarregar as energias. Colapsos de saúde devido à fadiga devem ser evitados; uma boa nutrição também ajudará você a se manter ativa.

Lembre-se de que é muito importante cuidar do corpo e da mente para que a força de vontade não diminua.

Boa predisposição

Para alcançar qualquer objetivo na vida, esforço e sacrifício são sempre necessários. Pensando nisso, uma boa predisposição fará a diferença.

Estudar absorverá muito tempo, portanto, devemos estar cientes de que teremos menos tempo para as atividades recreativas, como passeios, cinemas, festas e, possivelmente, reuniões familiares.

Isso não deve ser motivo para nos deprimir. Se você for focada nos objetivos que está buscando e tiver claramente delimitadas e internalizadas as exigências, saberá que é apenas um período de sacrifício que, mais cedo ou mais tarde, trará frutos e satisfações pessoais.

Aproveite a experiência ao máximo

O período estudantil é geralmente inesquecível e a maternidade é, sem dúvida, o melhor estágio na vida de uma mulher. Ao unir essas duas facetas, você só precisa aproveitá-las.

Tire proveito de tudo que você alcança ao conciliar a maternidade com os estudos; coisas boas e ruins sempre deixam lições importantes.

Estudar não significa que devemos deixar os filhos de lado. Muitas vezes são eles que nos encorajam a alcançar os objetivos propostos. O equilíbrio é fundamental para suportar o fardo de casa e dos estudos sem incidentes.

O essencial de ser mãe e estudar ao mesmo tempo é se sentir satisfeita com as decisões tomadas, assumir com positividade todo o sacrifício necessário para alcançar o objetivo e aproveitar essa experiência com ordem, tendo o apoio da família.

Ao perceber que você conseguiu isso, certamente se sentirá capaz de assumir novas responsabilidades até muito mais desafiadoras.