Tipos de berços para bebês: conheça 6

· 29 de abril de 2019
Uma das compras mais bonitas que os pais fazem é a do berço para o bebê. No entanto, isso pode gerar mais dúvidas do que pensamos. Quais alternativas podemos encontrar?

Dormir é um aspecto fundamental ao longo da vida devido aos processos que ocorrem em nosso corpo nesse momento. Nos primeiros anos de vida, as horas de sono são maiores. Portanto, é essencial saber escolher entre os diferentes tipos de berços.

Durante a gravidez, e talvez também nos primeiros meses de vida da criança, você deve investir em materiais, roupas e mobília para a sua criação. Logicamente, todos esses esforços recairão sobre o seu pequeno.

Dentro de tudo isso, o berço desempenha um papel fundamental. Ele será um dos elementos que seu pequenino mais usará e o que mais afetará sua qualidade de vida. Mas como escolher o berço certo?

Tipos de berços para bebês: como escolher?

Entre os vários detalhes que devemos levar em conta ao escolher um berço, estão os seguintes:

  • Tamanho
  • Conforto
  • Segurança
  • Adaptabilidade aos ambientes domésticos
  • Vida útil (para o crescimento do bebê)
  • Preço
  • Material e qualidade do mesmo

6 tipos de berços para bebês

1. Berços para dormir

Esse modelo tem três grades de proteção: uma na traseira, outra nos pés e a última ao lado. O lado sem grade, portanto, deverá ser colocado de frente para a cama da mãe.

É um berço ideal para os primeiros meses de vida. O bebê não perde o contato necessário com a mãe e nem ela sacrifica seu conforto ou seu sono. Isso, na verdade, é essencial para manter a saúde de ambos e para aproveitar melhor o momento de dormir.

Os berços de dormir são de tamanho médio, já que, precisamente, são destinados a bebês de poucos meses. Geralmente, eles têm um sistema para anexá-los às camas dos pais e sua altura pode ser ajustada.

quarto de bebê

2. Berço funcional

Hoje é uma das alternativas mais aclamadas em termos de tipos de berços. Além de serem seguras, trazem gavetas incluídas tanto na parte inferior – sob o colchão – quanto no encosto ou nos pés.

São uma ótima maneira de economizar espaço e, portanto, dinheiro. Quando você tem um bebê, passa a notar que todo espaço de armazenamento com o qual você pode contar vale ouro.

Eles são ideais para guardar roupas, itens de trocas de fraldas e, também, brinquedos. Na verdade, alguns incluem um trocador no topo das gavetas.

3. Berço clássico

Nesse caso, nos referimos ao berço de madeira típico que já vimos muitas vezes. Seu principal benefício é que tem uma vida útil de muitos anos. Se você pretende ter mais filhos, o investimento certamente valerá a pena.

Por outro lado, são seguros e, também, confortáveis. Muitos deles, além disso, permitem remover as barras para transformá-los em cama. Assim, a progressão do berço para a cama de solteiro será mais prazerosa para a criança.

Para aqueles que desejam levar o filho para o cômodo em que estão, há muitos modelos com rodas. Com eles, você pode mover o berço do bebê sem muito esforço; o mais importante: a criança não vai acordar!

“O berço desempenha um papel fundamental: será um dos elementos que seu pequenino mais usará e que mais afetará sua qualidade de vida.”

4. Berços dobráveis

Esses tipos de berços são ideais para viagens. É um berço dobrável, feito com tubos reforçados que são montados a qualquer momento e desmontados para armazenamento de uma forma muito prática.

Eles podem ser encontrados em diferentes tamanhos: desde os mini berços Moisés, que você pode transportar facilmente mesmo quando montados; até o berço tradicional desmontável, que você pode montar em apenas alguns minutos.

5. Berços conversíveis

Atualmente, você pode obter berços com trilhos e coberturas removíveis que são transformadas em uma camaOs designs são muito variados e todos são verdadeiramente lindos.

Por um lado, são camas berço, que utilizam o mesmo colchão para formar um berço com um assento para apoio e proteção. Por outro lado, o berço conversível pode ser transformado em uma cama normal ou sofá apenas colocando ou removendo suas peças.

mãe acaricia o bebê no berço

6. Berço multifuncional

Como o nome indica, esses berços destacam-se pela sua funcionalidade. Eles são feitos com tecido impermeável, o que os torna fáceis de lavar e muito leves para mover. 

Além disso, têm redes e bordas arredondadas para que a criança não corra nenhum risco de lesão. Eles geralmente têm um trocador removível e você pode usá-los como um cercadinho para o seu bebê brincar neles.

Como você pode ver, as opções de tipos de berços são muitas; para não mencionar os designs, que atualmente são inovadores e atraentes. Resta apenas avaliar cada opção com base nos pontos detalhados no início e, assim, você terá resolvido o lugar de repouso do seu bebê!