Meu filho tem dificuldade de acordar cedo para ir ao colégio

· 18 de agosto de 2018
Muitas crianças têm dificuldade de se levantar cedo para ir ao colégio. Isso faz com que as manhãs se tornem o momento mais difícil do dia.

Algumas mães travam grandes batalhas para fazer os filhos se levantarem da cama. Mas nem sempre é assim. Da mesma forma que existem crianças que têm dificuldade para ir ao colégio, existem outras que se levantam com toda a vontade. Por isso é importante conhecer o porquê dessa rejeição.

A solução nem sempre é a mais óbvia. Não se trata de obrigar as crianças a ir ao colégio. Mas também não podemos fugir do problema. As crianças devem assumir a responsabilidade delas de frequentar as aulas. Mas é preferível que façam isso com satisfação e sem pressão.

Além disso, é bom garantirmos que não se trata de algo preocupante, como, por exemplo, o fato de estarem doentes ou de terem problemas no colégio. Se se tratar de dificuldade para se levantar cedo, são muitas as coisas que podem ser feitas para melhor isso. É uma questão de acostumar as crianças e proporcionar o descanso necessário.

Por outro lado, a situação é mais complexa quando a negação em se levantar da cama tem como objetivo faltar às aulas. Para saber o que está acontecendo, é muito importante uma boa comunicação com a criança. Além disso, é recomendável observar se para outras atividades a criança é capaz de acordar muito cedo.

Por que meu filho não quer se levantar da cama?

Toda mãe conhece seus filhos tão bem que consegue supor quais são as razões pelas quais ele não quer se levantar da cama de manhã. Se tivermos um filho preguiçoso, se soubermos que por algum motivo não está dormindo bem ou que o descanso não foi suficiente, é normal que não queira se levantar e com certeza saberemos disso.

Algumas crianças, muito apegadas à família, querem ficar em casa, brincar com o irmãozinho ou porque têm um animal de estimação de quem não querem se separar. Além disso, é muito comum que estejam acompanhando alguma série de televisão ou desejem continuar aproveitando um brinquedo novo. Mas essas coisas, geralmente, são passageiras. Em pouco tempo, as crianças devem voltar à normalidade.

acordar cedo

No entanto, em alguns casos a resposta não é tão positiva. Ser apegado à família não é de todo mal. Mas, quem sabe, no fundo exista uma situação que esteja motivando isso. Se a criança tem medo dos seus professores ou está enfrentando dificuldade para se adaptar ao colégio, é um fato que faz com que prefira ficar com a família.

O fato de uma criança preferir ficar em casa, em vez de ir ao colégio acaba sendo uma causa comum para não querer se levantar da cama. Mas não é 100% recomendável para o desenvolvimento dela. A menos que decidamos proporcionar educação formal em casa, a criança deve ir ao colégio com a finalidade de desenvolver suas habilidades sociais com outras crianças da mesma idade e outros adultos.

Alguns motivos

É recomendável nos certificarmos da verdadeira razão pela qual a criança tem dificuldade de se levantar da cama para ir ao colégio. Pois o que para nós pode parecer normal, pode ser um pano de fundo complexo. Se notarmos que a criança se recusa a ir ao colégio ao ponto de ficar doente ou de mostrar notável apatia, é recomendável aplicar algumas medidas.

acordar cedo

  • Se estiver doente ou em período de recuperação da doença, é bom nos certificarmos se a criança apresenta quadro febril e se seu mal-estar é real para deixá-la em casa.
  • No caso de que tenhamos decidido permitir faltar às aulas, não devemos nos esquecer de tratá-la como convalescente. Porque se por acaso a criança estiver fingindo, não irá ter benefícios. Nada de deixar assistir televisão ou fazer as coisas que ela costuma fazer no fim de semana.
  • Devemos deixar a criança sob observação, para ver se o horário dela para se deitar ou se levantar de alguma maneira mudou. Talvez, esteja ficando acordada até tarde e por isso seja difícil se levantar da cama cedo.
  • No período de férias, geralmente, as crianças se esquecem de sua rotina. Essa é uma das principais razões pelas quais não largam os lençóis. Se for esse o caso, é muito mais importante fazer todo o possível para que ela se levante.
  • Conhecer bem as causas da negação. Talvez seja pressão pela exigência acadêmica ou esteja sofrendo algum tipo de assédio. Mas, às vezes, é um problema de timidez, que faz com que a criança tenha dificuldade de se desenvolver na presença de muitas pessoas.

Recomendações gerais

Se a criança não nos conta a razão da falta de vontade dela para se levantar da cama e, em compensação inventa uma doença para não se levantar, a solução pode estar em casa. Se observarmos sua reação e seu comportamento quando a deixamos sozinha, talvez ela mesma nos revele mais ou menos os motivos. Se  tem irmãozinhos, primos ou amigos, eles poderão nos ajudar a compreender as causas.

Uma boa comunicação com as crianças e o estabelecimento da confiança na família são as principais ferramentas para conhecer melhor o nosso filho. Assim, poderemos ajudá-lo quando necessitar. É difícil para as crianças mentir e guardar segredos porque sempre acreditarão que estão fazendo alguma coisa errada. Podemos aproveitar isso para convencê-las de que devem dizer o que está acontecendo com elas.