Um momento difícil para o casal: a chegada do recém-nascido

14 de julho de 2017

Ninguém disse que seria fácil. Mas também não disseram como poderia ser difícil o momento de lidar com a chegada do recém-nascido. É um momento mágico para o casal, mas se você é pai ou mãe de primeira viagem, ninguém lhe avisou tudo o que implica o cuidado de um recém-nascido, um ser tão frágil e com tantas necessidades. O cansaço e o fato de não dormir direito podem transformar esse maravilhoso momento em um período difícil para o casal. 

A falta de sono e o cansaço

Os pais são privados de um sono adequado, uma privação que certamente nunca haviam experimentado antes. Nem a mãe nem o pai conseguem recarregar as energias, seja de noite ou de dia.  O cansaço faz com que a saúde emocional seja deixada de lado, pois precisam se atentar a uma nova responsabilidade: a maior que já conheceram na vida, o cuidado de um bebê. E sem manual de instruções. 

Além disso, a mãe terá passado por um dos momentos mais difíceis da sua vida: um parto normal ou uma cesárea. Vai estar cansada, exausta, e com um turbilhão de emoções dentro do corpo que, às vezes, vai fazer com que ela se questione sobre tudo. O pai, frente à essa situação, tenta encontrar uma maneira de ajudar e acompanhar. São muitas mudanças para enfrentar: as rotinas mudam e o cansaço aumenta. E os pais recebem em troca apenas uma resposta cheia de gritos e choros, o bebê precisa de atenção constantemente.

cansaço

O recém-nascido chega na vida dos pais

Quando se está grávida, sabe-se que os sintomas podem ser difíceis de enfrentar, o corpo muda e as emoções também. As contrações e o parto são as coisas mais dolorosas que uma mulher precisa enfrentar. Sobre essa parte as pessoas falam. Mas se esquecem de dizer que os bebês dão muito trabalho e que se recompor do parto ou da cesárea também exige algum tempo, também é doloroso.

O que ninguém avisa é como a chegada de um recém-nascido pode afetar a vida de um casamento. Inclusive, os casais mais idílicos vão precisar passar por difíceis obstáculos para conseguir desfrutar da harmonia familiar. É possível que mesmo os casamentos com uma união emocional forte e estável possam se ressentir com tudo o que implica o cuidado de um recém-nascido.

Cuidar do vínculo emocional

Pode surgir a distância emocional entre os pais. Sem perceber, ambos começam a exercer o papel de pais e a se esquecer que também são um casal. É possível que pela primeira vez em uma relação à dois apareça a distância emocional. Isso sem dúvidas pode ser duro e inclusive pode fazer com que ambas as partes do casal se sintam confusas e pensem que não é isso o que realmente desejam.

Mas isso não é real. O cansaço e a falta de sono podem fazer com que você se sinta confundida com suas emoções. Você pode achar que essa fase não é tão bonita quanto pensava ou, inclusive, que seu companheiro não está à altura dessa tarefa. Nesse momento é o cansaço que está falando porque não é fácil cuidar de um recém-nascido. Mas agora é o momento em que vocês mais precisam um do outro.

Aprender a nos comunicar de forma eficiente é fundamental para cuidar dos vínculos emocionais que estabelecemos. Falar com empatia e assertividade em todos os momentos, mesmo quando o cansaço já faz parte do dia a dia. Aprender a pedir ajuda quando precisar, ser honesto(a) com os sentimentos, e procurar momentos adequados para conversar sobre o que realmente preocupa a ambos sem permitir que os sentimentos ruins vençam.

cansaço

É possível conseguir

Sim, se você dois se lembrarem todos os dias de que, além de pais, também são um casal, então vão conseguir superar essa crise e os momentos difíceis. Cuidar de um recém-nascido não é nada fácil. Talvez você tenha que lidar com situações familiares que vão provocar ainda mais ansiedade, mas com força de vontade e muito amor incondicional é possível conseguir.

À medida que os meses passam vocês vão perceber que as brigas e as discussões começam a diminuir. Os sentimentos de distanciamento vão ficar no passado. Irão perceber que passaram por uma fase difícil do casamento, mas que, ao mesmo tempo, ajudou a unir o casal mais ainda, e a fazer com que o vínculo emocional de ambos se tornasse mais forte.