3 maneiras de ensinar uma criança a ser assertiva

· 21 de maio de 2017

A assertividade é um atributo que todas as crianças devem aprender para poder se desenvolver bem na idade adulta, mas é uma característica que deve ser aprendida com o exemplo e com um bom guia por parte dos pais.

Por isso é necessário que todos os pais saibam o que é a assertividade e porque é necessária para a vida de todas as pessoas. Ensinar as crianças a serem assertivas é ensinar que elas podem expressar os seus desejos e suas necessidades sem as impor sobre os outros.

Todos querem que os seus filhos aprendam a falar, se expressar, a pedir ajuda quando precisarem e a defender os outros e a si mesmos. É importante que as crianças aprendam a serem confiantes, mas ao mesmo tempo saibam ser capazes de impor limites para que possam expressar suas emoções sem ferir aos outros e conseguir seus objetivos.

Assertividade e autoestima

A assertividade está estreitamente ligada com a autoestima e com o medo da rejeição, ser visto como incapaz e a necessidade de se encaixar numa comunidade. Nem sempre podemos estar ali e ajudar os nossos filhos, por isso eles devem aprender a se defender e a se expressar na sociedade.

As crianças não devem ver seus pais como seus salvadores, mas devem aprender a confiar neles para serem capazes de resolver seus problemas com assertividade. A paternidade consiste em ajudar os filhos para que sejam capazes de administrar os assuntos da sua vida em sociedade, sendo assertivos ele serão capazes de falar e se defender… quanto antes os ensinemos a ser assim, melhor.

Ensinar o filho a ser assertivo

Ensinar as crianças a serem assertivas

As crianças têm diferentes temperamentos e algumas crianças são mais tímidas, outras mais sensíveis, outras mais extrovertidas… mas a boa notícia é que a assertividade é composta de habilidades que podem ser ensinadas, quer ensinar o seu filho a ser assertivo? Então não perca nenhum detalhe.

Seja o melhor exemplo

Se você quer que os seus filhos aprendam a serem assertivos, o primeiro que deve fazer é pensar em começar por você. Você terá que ser o melhor modelo possível para que o seu filho seja capaz de copiar o exemplo. Você não deve ser uma pessoa mansa, mas deverá ser capaz de defender seus pontos de vista sem se exaltar e sem ofender os outros, sempre respeitando o outro ou a si mesmo.

É necessário que as crianças saibam quais são as coisas que lhe fazem mal e que você sempre buscará a melhor forma de defender os seus direitos ou os direitos dos outros. Mas lembre-se que você não poderá esperar que o seu filho seja assertivo se você não é capaz de sê-lo.

Ensinar o filho a ser assertivo

Deixe que expresse suas opiniões

Você precisa deixar o seu filho expressar as suas opiniões sempre que precisar, e se não sabe como, é preciso que seja seu mentor para que ele possa criar um esquema mental do que precisa transmitir e dessa forma poder dizer o que precisa. Mas além de deixar que expresse as suas opiniões você deverá respeitá-las e levá-las em consideração para que ele saiba que a sua opinião também é valorizada e importante para os outros.

Crie um lar democrático

É preciso que em casa sejam mantidas discussões onde todos os membros da casa participem e suas opiniões sejam levadas em conta. As reuniões familiares deverão ser algo importante no lar e escutar os seus filhos é primordial. Mas escutá-los não significa que você deva estar de acordo com os seus pontos de vista, mas que deverá respeitar o que dizem.

Quando as crianças aprendem a dar sua opinião em casa, estarão mais propensas a falar e estar a vontade para falar por si mesmas em outro lugar. O melhor lugar para que o seu filho aprenda isso é em casa e depois poderá fazê-lo fora da proteção do lar.

Você deverá se assegurar que todos os seus filhos tenham a oportunidade de falar e de serem escutados. Se ele possui irmãos que sejam mais dominantes, dê tempo e incentive os tímidos para que também falem e expressem sua opinião.

Como você faz para que os seus filhos sejam capazes de expressar suas emoções, seus sentimentos e de aprender a serem mais assertivos no dia-a-dia?