Vantagens e desvantagens do uniforme escolar

7 de março de 2019
Antes de tomar uma decisão quanto à escola dos nossos filhos, deveríamos analisar as vantagens e desvantagens do uniforme escolar. Existem duas posições antagônicas quanto ao seu uso: de que lado você está?

Este debate entre pais e professores surgiu há algum tempo: é bom ou não que as crianças usem roupas específicas para a escola? Se você ainda não tem uma opinião sobre o assunto, no artigo a seguir, vamos te contar quais são as vantagens e as desvantagens do uniforme escolar.

Vantagens do uniforme escolar

Começamos com o ‘lado positivo’ dessa vestimenta exigida por muitas escolas. Os uniformes são sinônimo de tradição e pertencimento, mas também de status e prestígio. Algumas das vantagens de usar um uniforme escolar são:

1. Igualdade

Essa é uma das palavras mais utilizadas para defender a ideia dos uniformes escolares. É graças a eles que todos os alunos da escola se vestem da mesma maneira.

Não há brigas, piadas nem discriminação com alguém que use uma jaqueta da ‘estação passada’ ou que tenha escolhido uma roupa fora de moda.

2. Sentir-se parte integrante

Uma das razões pelas quais as escolas exigem uniformes é, precisamente, o sentimento de pertencimento. E isso não é algo novo, na verdade, já data de alguns séculos.

Pertencer a uma ‘casa’ ou a uma instituição através de suas roupas, brasões e cores é sinônimo de orgulho, prestígio e de ser parte integrante de algo superior.

3. Praticidade

Para os pais, os filhos usarem uniforme é algo muito prático, pois assim não precisam se preocupar em comprar outro tipo de roupa para ir à escola. Além disso, em muitos casos, os irmãos mais novos ‘herdam’ as roupas dos mais velhos e isso economiza muito dinheiro.

Outro benefício de usar uniforme traz é que as roupas vão ser as mesmas ao longo do ano. Assim, você não vai precisar fazer compras de tempos em tempos para ter roupas novas.

Vantagens do uniforme escolar

5. Disciplina

É verdade que as crianças podem se distrair com qualquer coisa na sala de aula, mas pelo menos a questão da roupa não vai ser um motivo. Ao não se ‘compararem’ umas com as outras quanto ao que cada uma está usando, elas podem prestar mais atenção à aula.

A disciplina é uma das principais vantagens, pois acredita-se que quando uma criança está usando uniforme, ela se comporta melhor, ou pelo menos ‘pensa mais’ antes de fazer alguma travessura.

Esse tipo de vestimenta tem uma conotação baseada no cumprimento das regras, assim como pode acontecer com o uniforme de um policial ou até mesmo de um atleta.

O uniforme exigido por muitas escolas é sinônimo de tradição e pertencimento, mas também de status e prestígio.

Desvantagens do uniforme escolar

Certamente, também é necessário analisar os ‘contras’ antes de tomar uma decisão. Entre os que desaprovam o uniforme escolar, fala-se o seguinte:

1. Custos

É mais caro comprar um uniforme (que em muitos casos precisa ser trocado no meio do ciclo escolar) do que vestir a criança com as mesmas roupas que ela usaria em casa ou para um passeio. Para muitas famílias, esse aspecto é realmente limitante.

2. Falta de liberdade

Muitos dos pais que decidem não colocar os filhos em uma escola que exija uniforme indicam que fazem isso porque o uniforme tira a sua autonomia.

O fato de ‘homogeneizar’ toda a população escolar não lhes dá a oportunidade de pensar por si mesmos, de tomar decisões sobre as suas roupas ou de apreciar ser diferente dos demais.

3. Sexismo

Também podemos indicar que, para alguns adultos, os uniformes escolares são machistas e antiquados. As meninas de saia e os meninos de calça seria uma forma de não evoluir como sociedade e, consequentemente, de permanecer no passado.

Por sua vez, isso pode ser injusto com as meninas durante o inverno. Principalmente porque nem todas as escolas aceitam mudanças no uniforme de acordo com a época do ano. O mesmo vale para os meninos no verão.

4. Perigos

Finalmente, não podemos ignorar o fato de que, em alguns casos, os uniformes escolares podem ser perigosos. Se o uniforme incluir uma gravata, por exemplo, ela pode vir a causar ferimentos à criança durante as brincadeiras no recreio ou em qualquer outro momento.

Desvantagens do uniforme escolar 

Agora que você já conhece as vantagens e desvantagens do uniforme escolar, pode decidir se isso é o que você quer para os seus filhos.

É preciso ter em mente que essa roupa não vai fazer com que seus filhos sejam mais ou menos obedientes, nem mais ou menos estudiosos, nem mais ou menos tolerantes com seus pares.

Para além das roupas usadas na escola, em casa, no clube ou na igreja, a verdade é que os valores devem ser ensinados primeiramente em casa, depois na escola.

Assim, pense com muito cuidado antes de escolher para qual tipo de instituição você vai levar os seus filhos. Priorize, acima de tudo, os valores e o currículo escolar.