4 estratégias para ter sucesso como mãe solteira

20 Julho, 2018
Não importa a razão pela qual você é mamãe solteira, você enfrentará muitos desafios: gerir o seu tempo, administrar o seu dinheiro, passar algum tempo com os seus filhos, etc. Mas não precisa ter medo, aqui de damos 4 dicas de estratégias para ter sucesso como mãe solteira.

Ser mãe solteira envolve desafios que complicarão um pouco a sua vida, mas não é nada que você não possa superar.

Neste artigo diremos a você como ter sucesso e ser uma mãe exemplar para os seus filhos. Siga essas estratégias e você conseguirá ter uma família feliz, unida e forte.

1.Aprenda a se organizar

Como mãe solteira, você verá que muitas coisas levam o dobro do tempo e do esforço para serem concluídas. Se até recentemente você se apoiava no seu companheiro para controlar toda essa desordem, a partir de agora isso terá que mudar.

Mas não é algo tão ruim assim, porque irá te oferecer a oportunidade de crescer e ser autossuficiente. Os primeiros passos são:

  • Criar um orçamento.
  • Planejar as compras do supermercado.
  • Organizar um cardápio toda semana.
  • Cozinhar com antecedência e deixar a comida pronta.
  • Fixar um horário para as crianças dormirem.
  • Criar uma rotina para fazer as tarefas do lar e da escola.

Ao fazer planos específicos e fixar horários, seus filhos aprendem sobre a rotina e adotam a disciplina como parte da vida deles. Não tenha medo de dar algumas responsabilidades para eles. Certamente, seus filhos se sentirão motivados se perceberem que você lhes confia uma ou outra obrigação.

como mãe solteira

2.Tenha uma rede de apoio

Se antes você se via na necessidade de contar com a ajuda ocasional de seus pais e amigos, essa necessidade será maior agora como mamãe solteira.

Não tenha medo de pedir ajuda quando realmente você necessitar. As pessoas que podem ajudá-la são:

  • Seus pais e irmãos. Eles costumam ser o apoio primário em quase todos os casos. Ao ser sua família mais direta, você terá confiança suficiente para deixar seus filhos com eles sabendo que estarão bem e seguros.
  • Seus amigos. Algumas mamães solteiras não têm a possibilidade de contar com a sua família por questões pessoais ou de distância. Nesse caso, não se sinta só. Busque o apoio de seus amigos. Tanto amigos solteiros quanto casados podem ser para você de grande ajuda. Apenas lembre-se de ser o apoio deles também quando necessitarem.
  • A babá. Sempre é uma boa ideia contar com uma babá que possa se encarregar de seus filhos quando ninguém mais pode. É verdade que isso implica um gasto extra, mas se você escolher a pessoa adequada será um investimento que garante segurança. Não tenha medo de pedir referências entre seus amigos e perguntar tudo o que deseja saber.
  • A creche. Algumas creches dão a oportunidade de deixar os bebês umas horas a mais. No caso de na sua creche não permitir isso, procure saber se algum funcionário trabalha como babá ocasional. A vantagem é que seu bebê já conhecerá essa pessoa e seus conhecimentos já foram avaliados por outros especialistas.

3.Cuide da sua saúde

Entendemos que, como mãe solteira, você deseje se concentrar por completo nos seus filhos. Estou dizendo algum um segredo? Os seus filhos precisam de uma mãe forte e saudável que seja capaz de cuidar deles. Assim, não se esqueça de sua saúde, de sua alimentação e do exercício físico.

como mãe solteira

Realize os check-ups médicos que forem necessários. Lembre-se de que há épocas importantes:

  • Você deve se consultar com o clínico geral, pelo menos, duas vezes por ano para que ele avalie seu estado de saúde geral.
  • Você deve ir ao dentista a cada 6 meses.
  • A visita ao ginecologista e ao oftalmologista deve ser feita todo ano.

A alimentação e o exercício físico dão a você a oportunidade de ensinar bons hábitos aos seus filhos. Se eles virem que você come de forma saudável e que você é ativa, vão imitá-la e será menos difícil para você estimular bons hábitos neles.

4.Trabalhe suas emoções

Carregue um diário, escreva suas emoções, desenhe, pinte ou faça o que ajudar você a trabalhar suas emoções. Como mamãe solteira, você se encontrará em momentos de melancolia e isso é normal. Não tente evitar essas situações.

O melhor a se fazer é identificar o que você pode aprender e como sair disso e seguir em frente. Aproveite seu tempo para deixar essas emoções fluírem, e, então, siga em frente. Seus filhos aprenderão que administrar os maus momentos é possível e adotarão a atitude que veem você ter nesses momentos.

Quais são as estratégias que você segue para ter sucesso como mamãe solteira? Compartilhe com a gente também!