5 brincadeiras para estimular a escuta ativa nas crianças
Seus filhos te escutam ou só te ouvem? Na verdade há sim uma diferença. Com certeza te ouvem, o problema é que não prestam atenção e não se importam com aquilo que você diz. Felizmente, são crianças e adoram brincar. Por isso, te apresentamos 5 brincadeiras para estimular a escuta ativa nas crianças de forma agradável e divertida.
Como funcionam as brincadeiras para estimular a escuta ativa?
Essas brincadeiras se baseiam em diferentes orientações que as crianças deverão seguir. Se elas não prestarem atenção, não poderão desenvolver bem as brincadeiras. Podem servir para crianças que têm dificuldade para se concentrar, mas também pode ser útil para aquelas que apresentam dificuldades com a linguagem.
Às vezes, dar uma ordem não é o suficiente: é preciso dar exemplos de como se brinca. Se for preciso demonstrar várias vezes para que captem a ideia, não tem problema.
Reforce uma atitude positiva através da motivação e do apoio. É recomendável que você ou algum outro adulto participe da brincadeira, para assim poder manter o fio condutor da ação. Se em algum momento as crianças se distraírem e pararem de brincar, você pode intervir para que não percam o interesse.
Se após várias tentativas você perceber que alguma das crianças não consegue entender a brincadeira, tente novamente em outro momento ou comece outra atividade. É possível que essa criança em particular precise de mais atenção ou de outro tipo de técnica.
5 brincadeiras para estimular a escuta ativa
Brincadeira: “O mestre mandou”
Deve-se dizer às crianças que elas precisam executar uma ação após escutar a frase “O mestre mandou”. Assim, você lhes dirá, por exemplo: “O mestre mandou tocar nosso nariz”; “O mestre mandou levantar o pé direito”, ou outras frases desse tipo.
- Você pode tornar a brincadeira um pouco mais complexa, pedindo para que brinquem com os olhos fechados.
- Também se pode experimentar dizer o que devem fazer sem antes dizer a frase “O mestre mandou”. Se estiverem realmente escutando, eles não devem realizar a ação.
As crianças recebem se beneficiam muito com as brincadeiras e estimulam a escuta ativa.
Brincadeira: “Salada de frutas”
Prepare cartões com imagens de frutas. Peça para que as crianças fiquem em um círculo e distribua uma fruta para cada uma. Aponte duas frutas por vez, por exemplo, laranja e maçã.
As crianças que estiverem com essas frutas deverão trocar de lugar. Antes de começar, explique que quando você disser a frase “Salada de frutas”, todos devem trocar de lugar.
- Aumente a dificuldade retirando os cartões quando elas já tiverem memorizado.
- Varie a brincadeira trocando os cartões das crianças depois de várias rodadas, assim elas terão que ficar mais atentas.
Brincadeira: “Escutem atentos”
Esta atividade é muito simples, porém mantém vivo o interesse das crianças. Leia um conto ou uma historia e peça para que façam certa ação sempre que você disser uma palavra específica.
- Por exemplo, sempre que você disser o nome “Maria”, elas devem levantar a perna direita.
- Deixe a brincadeira mais complexa especificando mais palavras e mais ações cada vez que você repetir tais palavras.
“Se em algum momento as crianças se distraírem e pararem de brincar, você pode intervir para que não percam o interesse.”
Brincadeira: “O chapéu da fala”
Separe estes materiais: cartões com temas para dialogar, um chapéu e uma ampulheta (esta é opcional, você também pode usar o cronômetro do seu relógio). Peça para que as crianças formem um semicírculo e fique de frente para elas. A brincadeira consiste em dar o chapéu para uma criança e pedir que ela escolha um dos cartões.
A criança deverá falar sobre o tema escolhido durante um minuto e, em seguida, passar o chapéu para outra criança, para que ela escolha outro cartão e repita o processo. Enquanto esperam a sua vez, o restante das crianças deve permanecer em silêncio.
“As brincadeiras para estimular a escuta ativa são perfeitas para serem realizadas ao ar livre.”
Brincadeira: “Fui à feira e comprei”
Esta é uma atividade muito divertida e dinâmica. Consiste em começar com a frase “Fui à feira e comprei…” seguida de outra palavra, por exemplo: “Fui à feira e comprei maçã”.
Em seguida, a criança à sua direita deverá continuar a frase adicionando mais uma palavra e repetindo a frase completa. Ficaria assim: “Fui à feira e comprei maçã e banana”.
- Depois seria a vez da próxima criança, que deverá repetir o que foi dito anteriormente e juntar uma nova palavra, e assim sucessivamente.
- A brincadeira acaba quando a frase ficar muito comprida e for muito difícil conseguir repetir a frase inteira.
- Se alguma criança travar e não souber o que dizer para continuar a frase, você pode ajudá-la fazendo uma pergunta ou dando uma pista. Por exemplo: “Depois do vermelho vem o amarelo”.
Dinâmica das brincadeiras
Não importa quais brincadeiras para estimular a escuta ativa você vai escolher. O objetivo é manter vivo o interesse das crianças. Se você perceber que em algum momento a animação do grupo estiver diminuindo, mude de brincadeira ou inverta os papéis.
Depois de um tempo, as crianças se envolverão mais nas brincadeiras e o progresso será mais evidente. Perceba qual atividade mais lhes motiva e tente fazer variações para manter as crianças interessadas.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Rinaldi, C. (2006). La pedagogía de la escucha: La perspectiva de la escucha desde Reggio Emilia. Una mirada reflexiva hacia la cultura de la infancia. Bogotá. http://www.bama.org.ar/sites/default/files/_archivos/merkaz/Jomer_on_line/rh_pedagogia_escucha.pdf
- Beuchat, C. (1989). Escuchar: el punto de partida. Lectura y vida. Revista latinoamericana de lectura, 3, 20-25. http://www.lecturayvida.fahce.unlp.edu.ar/numeros/a10n3/10_03_Beuchat.pdf
- Julien, G. (2007). La comunicación niños-adultos: Cómo ayudarles a expresar y cómo aprender a escuchar (Vol. 60). Narcea Ediciones.