Brincadeiras para aprender a ver as horas no relógio

· 30 de março de 2018
Aprender a ver as horas no relógio pode ser uma tarefa difícil para os nossos filhos. Será muito mais simples se ensinarmos com brincadeiras divertidas.

Aprender a ver as horas no relógio não é fácil para uma criança. É necessário entender conceitos matemáticos, como o acréscimo de cinco em cinco, os quartos de hora e as meias horas.

A melhor forma, para uma criança, assimilar o movimento do relógio é de maneira lúdica. Se utilizarmos brincadeiras como ferramentas, será mais fácil para elas aprenderem a ver a hora em um relógio de ponteiros.

É importante que a criança saiba contar pelo menos até sessenta e somar de cinco em cinco. Devemos ter cuidado para não propor atividades que estejam além das capacidades das crianças. Não podemos, portanto, ignorar a complexidade dessa tarefa.

Devemos nos lembrar também como foi estranho entender que o um, além de um, também significava cinco, ou que o quatro poderia significar vinte. Por isso, tornar essa aprendizagem divertida com certeza vai trazer melhores resultados.

Brincadeiras para aprender a ver as horas no relógio

Com materiais que temos em casa ou na escola, podemos fazer alguns relógios para brincar. A criança poderá manipular os ponteiros e entender o conceito de tempo através das brincadeiras.

O dia no relógio

Para as crianças, entender o conceito de tempo e sua relação com as atividades diárias é o primeiro passo. Para isso, você pode desenhar um círculo, que seria o relógio, e, em vez de colocar os números nos seus respectivos lugares, você pode desenhar atividades correspondentes a cada horário.

Acordar, tomar banho, ir à escola ou fazer as tarefas escolares podem substituir o lugar dos números. A criança pode movimentar os ponteiros e colocar no horário correspondente a cada atividade.

Aprender a ver as horas no relógio

Horas e minutos

Fazendo dois círculos de tamanhos diferentes podemos ensinar a criança a agrupar os minutos de cinco em cinco e ler as horas. Para isso, podemos utilizar dois pratos plásticos ou recortar dois círculos em uma cartolina ou qualquer outro material que tivermos em casa.

No círculo grande, escrevemos os números de um a sessenta. Devemos desenhar os números múltiplos de cinco maiores que os outros. No círculo pequeno, desenhamos as horas, tomando cuidado para que os números correspondentes dos dois círculos coincidam (o um com o cinco, o dois com o dez e assim por diante) ao posicionar o círculo menor dentro do maior.

Fazemos os ponteiros e os colocamos no centro, presos em um suporte, para que possam girar. Ao visualizar o círculo grande, a criança poderá relacionar os conceitos de horas e minutos. Para treinar, podemos escolher um horário e pedir para que a criança coloque os ponteiros na posição certa. Com o tempo, podemos tirar o círculo grande para testar a aprendizagem.

Bingo de horas

Para essa brincadeira, vamos fazer cartelas que imitem as do bingo. Mas em vez de números, cada quadrado terá um horário em formato digital, por exemplo 2:15.

Em vez de um globo com números, devemos fazer um relógio de cartolina com ponteiros que girem e colocar em diferentes horários. A criança terá que reconhecer os horários e marcar na sua cartela se tiver a hora correspondente. Como no bingo, quem completar uma linha vertical ou horizontal primeiro vence.

Aprender a ver as horas no relógio

Jogos digitais

Sem dúvidas vivemos numa época em que as crianças gostam de aprender utilizando aparelhos eletrônicos. Celulares, tablets e notebooks são tão naturais para elas quanto a lousa e o giz para os nossos pais.

Há vários jogos virtuais que podemos usar para começar a ensinar as crianças a ver as horas no relógio.

Vá avançando com as explicações sobre o funcionamento dos ponteiros em relação às horas e aos minutos. Depois, as crianças terão a chance de testar seus conhecimentos com várias brincadeiras e atividades divertidas! Assim, poderão aprender a ver as horas no relógio brincando.