6 dicas para organizar os quartos compartilhados entre 3 irmãos

4 de junho de 2019
Os quartos compartilhados entre vários irmãos geralmente estão sempre bagunçados. Porém, com bons móveis, áreas demarcadas e a aplicação de algumas dicas interessantes, isso pode ser mudado rapidamente.

Para organizar os quartos compartilhados entre 3 irmãos, é preciso muita engenhosidade, paciência e toneladas de boas ideias para atender às necessidades do trio. A seguir, daremos algumas sugestões para essa missão desafiadora.

Já sabemos que as crianças adoram bagunçar seus quartos, seus brinquedos, livros, roupas e o que quer que encontrem no seu caminho. As brincadeiras e aventuras estão na ordem do dia, tanto no quarto quanto em diferentes partes da casa.

Portanto, às vezes pode ser difícil manter um quarto civilizado. Mas não entre em pânico: pode ser que algumas das dicas que vamos apresentar aqui sejam úteis diante de tal tarefa.

Como organizar os quartos compartilhados entre 3 irmãos diferentes?

Em primeiro lugar, é preciso pensar claramente. Para isso, a tranquilidade é necessária, portanto, os pais devem deixar as suas preocupações de lado ao assumir essa tarefa.

Fazer anotações das preferências das crianças com o objetivo de adaptá-las em uma única composição é muito útil. Também é aconselhável pedir a opinião das crianças com frequência, pois são elas que vão aproveitar o espaço. Além disso, elas se sentirão envolvidas quando perceberem que suas ideias estão sendo aceitas.

Da mesma forma, é necessário estudar quais são as partes críticas do quarto. Isto é, onde está a bagunça. Certamente, devem ser os lugares onde as crianças passam a maior parte do tempo, razão pela qual deveríamos nos focar neles.

Não é fácil organizar um quarto compartilhado. Construir para cada ocupante um lugar agradável, que proporcione intimidade e conforto, tem o seu nível de dificuldade, mas com muito entusiasmo e empolgação é possível obter excelentes resultados.

O importante é que todos tenham o seu próprio espaço de privacidade e lazer, onde possam ter seus pertences organizados e se sentirem confortáveis.

Dicas para organizar os quartos compartilhados entre 3 irmãos

Se você quiser ter um espaço ideal para os seus três filhos, não perca as seguintes recomendações para organizar os quartos compartilhados entre 3 irmãos. Sem dúvida, elas vão te ajudar a organizar as suas ideias.

1. Móveis

Deve-se escolher móveis adequados, espaçosos, coloridos, com baixo risco de acidentes ou cortes e que, de preferência, sejam do agrado das crianças. Ao escolher esses móveis, recomenda-se que isso seja feito junto com as crianças. Dessa forma, elas vão saber o lugar de cada coisa quando forem utilizá-las.

Por outro lado, os baús são muito práticos e ideais para armazenar as coisas. Para otimizar a sua utilidade, o ideal é colocá-los em um canto. Com esses elementos, as crianças não só vão localizar os seus pertences rapidamente, mas também vão aprender a respeitar e compartilhar as suas coisas.

Áreas para cada atividade

2. Áreas para cada atividade

O ideal é criar áreas para brincar e estudar. Com uma grande mesa do tipo escrivaninha, as crianças podem fazer a lição de casa sem qualquer dificuldade.

Os brinquedos devem ficar do outro lado, para evitar distrações ao fazer as tarefas escolares.

As prateleiras ou estantes penduradas nas paredes são excelentes para colocar livros, historinhas, cadernos e outros utensílios escolares. Elas economizam espaço e ficam ótimas.

Além disso, uma lousa seria uma peça fundamental para esse espaço, pois serviria como uma divisória entre as áreas e facilitaria as atividades educativas.

Também é conveniente indicar um horário para usar o espaço de estudo, especialmente quando as crianças estão em diferentes níveis educacionais.

3. As camas

Os beliches são uma das opções mais recorrentes para aproveitar o espaço. Esse tipo de cama vem em diferentes apresentações que podem ser ajustadas ao quarto sem problemas. Os treliches, por exemplo, seriam ideais, pois têm uma cama para cada uma das crianças.

“O ideal é criar áreas para brincar e estudar. Os brinquedos devem ficar do outro lado para evitar distrações.”

4. Aparelhos eletrônicos

A área de aparelhos eletrônicos, tais como a televisão, o videogame e o aparelho de som, deve ter poucos móveis. As crianças geralmente se empolgam com a tecnologia, tendem a ficar um pouco fora de controle e, com o tumulto, bagunçam o quarto em questão de segundos.

Por isso, quanto mais longe esses aparelhos estiverem de brinquedos e livros, melhor. Eles podem ser colocados perto das camas, desde que as crianças tenham espaço para se movimentar.

A televisão e o videogame devem ser colocados em um móvel especialmente projetado para isso, com os compartimentos necessários para guardar os diferentes acessórios que eles trazem.

Enquanto isso, o móvel para o aparelho de som deve ser compacto e colocado em um canto. Assim, as crianças poderão dançar tranquilamente sem o risco de derrubá-lo no chão com algum movimento.

No caso do computador, ele pode ser colocado perto da área de estudo. É importante dedicar uma mesa apropriada só para ele.

5. Estilo das paredes

Para a decoração das paredes, é possível usar decalques ou cartazes que sejam do agrado dos três filhos. A cor poderia ser consultada com as crianças, embora o mais conveniente seja pintar com um tom pastel para trazer claridade para o quarto.

É importante que o espaço receba uma boa iluminação e ventilação natural. Os quartos com vários ocupantes geralmente são quentes.

Estilo das paredes

6. Adequação do piso

Colocar tapetes em todos os espaços tem as suas vantagens. As crianças podem brincar sobre eles e também ler, assistir TV ou simplesmente conversar. Além disso, os tapetes também impedem que elas escorreguem.

A melhor opção é escolher um tapete grande de uma única cor ou um com motivos infantis. Certamente, ele deve ser mantido limpo e aspirado para evitar alergias e outras doenças.

Em conclusão, criatividade, paciência e contribuição da família são os ingredientes perfeitos para organizar os quartos compartilhados entre 3 irmãos. Esse é um espaço onde cumplicidade e felicidade vão convergir. Por isso, deve ter um pouco da essência de cada um dos seus ocupantes.