Benefícios de fazer caminhadas em família

· 28 de março de 2019
Caminhar é uma atividade ideal para compartilhar com os membros da família, uma vez que se adapta às condições físicas de todos. Quais são as vantagens dessa atividade?

Nos últimos anos, tem se discutido com frequência os benefícios de fazer caminhadas em família. Sem dúvida, a vida agitada dos pais e das crianças muitas vezes torna impossível arranjar um tempo para ficar com a família ou deixar o sedentarismo de lado.


Se você deseja se conectar com a natureza, construir belas lembranças e fazer com que todos os membros da família se exercitem, não deixe de ler este artigo sobre caminhadas.

Em que consistem as caminhadas em família?

As caminhadas ou trilhas, também conhecido por trekking ou pedestrianismo, são um tipo de atividade física que tem o objetivo de aproximar as pessoas da natureza através de trilhas geralmente em reserva naturais, bosques e áreas verdes.

Esta atividade é completamente segura. Ao contrário do excursionismo, no qual a trilha a ser percorrida apresenta mais dificuldades por ser em um ambiente mais rústico, as caminhadas são bem mais fáceis.

Muitas vezes o percurso é preparado para famílias, incluindo indicação do caminho com pedras, placas, segurança no local e até mesmo guaritas.

Conselhos práticos para realizar esta atividade

Uma das maiores vantagens da caminhada é que essa atividade não é considerada um esporte competitivo. Portanto, o nível de esforço ficará a critério dos membros da família. Isso significa que eles podem decidir a duração da atividade e o tipo de caminhada que desejam fazer.

Em qualquer caso, é preciso levar em conta algumas considerações. Assim, garantimos que a atividade seja completamente agradável e se aproveite os benefícios ao máximo.

Usar o calçado adequado

A primeira dica está relacionada à escolha do calçado. Afinal, os pés são a parte do corpo que mais vão sofrer impacto ao fazer as caminhadas em família. Em princípio, é preciso se certificar de que ninguém tenha problemas nos pés, como calos, bolhas ou unhas encravadas.

As trilhas em família trazem muitos benefícios.

Então, escolha um tênis confortável e, se possível, um modelo especial para caminhar. Outra opção são as botas de caminhada que permitam a respiração do pé e, ao mesmo tempo, ofereçam segurança e estabilidade.

Hidratação

Todos devem ter a sua própria garrafinha com água fresca. Cada membro da família pode optar por usar uma pequena mochila com uma garrafa de água, uma pequena toalha para limpar o suor, lanches saudáveis ou frutas. No caso de um dia quente, é uma boa ideia ter outra toalha e um par de meias extras.

Proteção da pele

É importante usar protetor solar, no mínimo, com fator 30 para o rosto e corpo. Também não se esqueça de que é preciso repassar a cada hora. Além disso, recomenda-se usar bonés ou chapéus.

As caminhadas em família têm como objetivo aproximar as pessoas da natureza através de percursos em parques nacionais, trilhas e áreas verdes.

Benefícios das caminhadas em família

Os benefícios das caminhadas em família são vários. Em seguida, vamos listá-los para falar sobre cada um deles.

Benefícios para a saúde

Essa atividade é muito benéfica para a saúde. Isso porque, além de poder ser praticada independentemente da idade e condição física, ajuda a combater imediatamente o sedentarismo, melhorando o sistema circulatório.

Assim, as caminhadas fortalecem o coração, mantêm a pressão arterial em ótimo estado e tonificam os músculos da parte inferior do corpo como o quadríceps, o femoral e o glúteo.

Além do mais, fazer caminhadas ajuda a queimar calorias e, consequentemente, contribui para reduzir os níveis de obesidade. Graças à agradável sensação de estar ao ar livre, estimula os pequenos a querer fazer exercícios.

As crianças vão se divertir fazendo trilhas em família.

Benefícios emocionais

Fazer caminhadas proporciona um relaxamento da mente de maneira imediata. Portanto, melhora o humor e diminui os níveis de estresse. Com efeito, caminhar ajuda a reduzir os níveis de cortisol, o hormônio associado ao estresse, e aumenta a serotonina, hormônio ligado ao prazer e ao bem-estar.

Além disso, praticar essa atividade em família ajuda a fortalecer e consolidar os laços afetivos. E, por fim, como se não bastasse, esses momentos se transformarão em lindas lembranças que durarão para sempre.

Como recomendação final, lembre-se de que para esta atividade é recomendável escolher áreas recomendadas por guardas florestais ou outras pessoas que já fizeram o mesmo caminho. Da mesma forma, lembre-se de verificar as épocas do ano que são mais apropriadas para fazer as caminhadas em família.