10 maneiras interessantes de arrumar uma escrivaninha para a criança estudar

8 de abril de 2019
Arrumar uma escrivaninha adequadamente é essencial para motivar a criança a estudar.

O ser humano sempre está exposto a diferentes ambientes e espaços que, de uma forma ou de outra, favorecem o curso do trabalho. À medida que o tempo vai passando e a criança vai crescendo, os pais passam a achar necessário arrumar uma escrivaninha e organizar o espaço apropriado para permitir e facilitar o seu desenvolvimento físico, emocional e intelectual.

Quando a criança chega à idade pré-escolar, a maioria dos pais enfrenta um novo desafio: incentivar hábitos de estudo no filho ou filha. Sim, estudar é um hábito e, portanto, é um comportamento que também pode ser adquirido pelos mais jovens da casa.

Mas, para que isso aconteça, é muito importante planejar e organizar atividades do interesse da criança, sempre levando em consideração a sua idade e suas necessidades. E nunca nos esquecendo de que motivar a criança através das brincadeiras é um aspecto fundamental e importante.

Como deve ser a área de estudo

Para isso, é necessário preparar e organizar um espaço físico confortável, agradável e que tenha todos os móveis necessários: escrivaninha, cadeira, prateleira e itens que permitam fazer suas tarefas sem distrações.

Dessa forma, estaremos promovendo os hábitos de estudo e garantindo o desenvolvimento intelectual da criança. Certamente, não podemos ignorar o fato de que esse espaço deve ser organizado de maneira que seja atraente e interessante para a criança.

Como deve ser a área de estudo?

O espaço físico para esse fim geralmente se limita ao quarto da criança e é identificado pela colocação de uma pequena mesa ou escrivaninha com uma cadeira ao lado da cama.

Contudo, independentemente de esse espaço estar localizado no quarto ou em outra parte da casa, é necessário que a criança tenha fácil acesso aos recursos para fazer suas atividades escolares sem nenhuma distração durante o tempo estabelecido.

Esse espaço deve ter uma boa iluminação e vários materiais que vamos apresentar a seguir. A ideia é aprender a organizar o local de uma forma confortável e – por que não? – bonita.

A escrivaninha deve ter uma altura adequada para a criança

Aspectos gerais

Altura

Sem dúvida, a escrivaninha deve ter uma altura adequada para a criança. Em geral, recomenda-se que ela esteja na altura do peito para que a criança possa apoiar os braços confortavelmente. Além disso, a superfície da escrivaninha deve ser lisa e de uma cor suave, agradável aos olhos da criança.

Localização

A escrivaninha deve ser colocada de tal forma que a visão frontal da criança seja agradável e, ao mesmo tempo, permita que ela se concentre. A parte central da escrivaninha sempre deve permanecer livre, já que é a área mais usada para apoiar cadernos ou livros.

Medidas

A escrivaninha não precisa ser tão grande. As medidas variam dependendo do espaço e da idade da criança.

Iluminação

Deve haver uma boa iluminação e, se for conveniente ou necessário, é possível colocar uma luminária de mesa no lado oposto à lateralidade da criança (ou seja, se ela for canhota, a luminária deve estar localizada do lado direito e vice-versa).

 A escrivaninha deve ter uma boa iluminação

Materiais

1. Cadeira

A cadeira deve ser compatível com a altura da criança para que ela possa descansar os pés no chão e manter um ângulo de 90 graus em relação aos quadris.

2. Suporte

Na escrivaninha, é possível colocar um suporte ou livros de apoio que sirvam como uma base para o livro usado pela criança no momento da leitura, com o objetivo de cuidar da sua postura.

3. Computador

Caso a criança tenha um computador ou notebook, eles devem estar localizados em um espaço fixo onde possam ser utilizados apenas quando necessário para questões didáticas, de forma que ela não se distraia com videogames ou a internet.

4. Organizadores

Use organizadores e porta-lápis, por exemplo, que fiquem localizados ao redor da escrivaninha nas áreas de preferência, de acordo com a lateralidade da criança.

5. Brinquedos

Na escrivaninha ou mesa também é possível colocar, conforme for o caso, brinquedos didáticos. Além de serem agradáveis aos olhos da criança, eles também estimulam o processo de aprendizagem.