7 exercícios de relaxamento para crianças
Embora muitas vezes não reparemos nisso, a ansiedade e o estresse nas crianças estão cada vez mais frequentes. Realizar exercícios de relaxamento com elas é uma boa maneira de ajudá-las a se desconectar e conhecer a si mesmas.
Os exercícios de relaxamento para crianças são especialmente necessários nos dias de hoje. A vida agitada afeta tanto as crianças quanto os adultos que vivem submetidos a constantes estímulos e exigências.
Esse estilo de vida costuma provocar nas crianças falta de atenção e concentração, constantes distrações e tensões. Consequências disso são os problemas de desempenho escolar, a hiperatividade e os distúrbios de aprendizagem que afetam cada vez mais cedo as crianças.
Uma boa técnica para combater esses efeitos é elaborar uma rotina de exercícios de relaxamento para crianças. Além disso, esses exercícios vão contribuir para melhorar a introspecção e o autocontrole. Com a prática, a criança vai ser capaz de controlar sua ansiedade e ajustar suas próprias reações frente a diferentes situações.
Modelos de exercícios de relaxamento para crianças
1.- O relaxamento começa com a respiração
As pessoas respiram naturalmente, sem pensar no que fazem. Com esse exercício será possível focar a atenção da criança no ato de respirar. O mecanismo respiratório será o centro do pensamento.
Ensinar a criança a sentir o que acontece em cada parte do corpo que intervém na respiração é uma excelente prática. Ela vai sentir que o ar entra pelo nariz, que a barriga aumenta de tamanho e que, em seguida, o ar sai. É preciso orientar a criança para que a respiração seja natural, mas eficiente. Uma forma é contar a duração da inspiração, a permanência do ar no corpo e a expiração.
“Com os exercícios de respiração, a criança vai se sentir relaxada e vai experimentar uma gratificante sensação de paz”
2.- Yoga infantil
Entre os exercícios de relaxamento para crianças, o yoga ocupa um lugar de destaque. O yoga combina o exercício físico, as técnicas de respiração e a meditação. Por isso é um dos exercícios mais completos.
Se optar pelo yoga, é aconselhável consultar um especialista que vai sugerir os movimentos e as posturas mais adequadas de acordo com a idade da criança.
3.- Escutar música e cantar
A música é um instrumento tranquilizador para o ser humano. O canto acompanha a criança desde pequena e, portanto, certamente vai trazer lembranças tranquilizadoras.
É aconselhável escolher uma música que a criança goste e conheça bem. Ao se concentrar na música, a criança vai relaxar.
4.- Mandalas
As teorias atuais afirmam que o trabalho com mandalas tem um efeito desestressante e relaxante. Geralmente é uma atividade que estimula as crianças, pois é fácil que elas queira se dedicar a ela.
As mandalas são círculos com motivos variados que simplesmente servem para serem observadas ou pintadas. As formas estimulam o relaxamento do corpo e da mente.
5.- “Meu lugar da paz”
Esse exercício vai levar algum tempo para podermos perceber os resultados esperados. Trata-se de levar a criança a imaginar um lugar seguro, no qual ela se sinta à vontade. Quando estiver nesse lugar, ela deve pensar que nada a afeta, não existem medos nem motivos que provocam os medos. Ela pode imaginar uma casa no campo ou na montanha, um chalé na praia ou um parque com muitas árvores e plantas.
Ao escolher o lugar, a criança se conscientiza dos próprios gostos também. O exercício pode ser realizado com uma música de fundo.
6.- Relaxamento muscular progressivo
A criança deve ser orientada no sentido de compreender a diferença entre relaxar e contrair os músculos. A postura mais adequada é deitada, embora também é possível fazer estando sentada. O relaxamento vai começar pela cabeça e pelo rosto, depois segue para o pescoço, o tórax, os braços, as pernas e os pés. Durante o exercício, vamos falando para a criança o músculo ou o conjunto de músculos que ela deve tentar relaxar.
Antes do exercício é possível mostrar uma imagem que mostre para a criança os a localização dos músculos, de maneira que ela saiba localizar no próprio corpo.
7.- Massagem
As massagens proporcionam bem-estar e tranquilidade. Nas crianças, as tensões se acumulam geralmente nos ombros. Por isso é conveniente começar por essa área. A massagem proporciona segurança, afeto e confiança às crianças. Além de contribuir para a construção corporal.
O relaxamento traz inúmeros benefícios para as crianças. É importante que a prática de exercícios de relaxamento para crianças se torne um hábito na vida dos pequenos. Dessa maneira, eles vão se acostumar a praticar sozinhos e vão desfrutar do estado que conseguem obter com essa atividade.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Erkert, A., & Hoppe-Engbring, Y. (2001). Islas de relajación: 77 juegos llenos de fantasía para relajar a los niños y potenciar su creatividad. Oniro.
- Justo, C. F. (2018). Relajación creativa, creatividad motriz y autoconcepto en una muestra de niños de Educación Infantil. Electronic Journal of Research in Education Psychology, 6(14), 29-50. http://ojs.ual.es/ojs/index.php/EJREP/article/view/1260
- Nadeau, M. (2001). 24 juegos de relajación: para niños de 5 a 12 años. Sirio.
- Snel, E. (2013). Tranquilos y atentos como una rana: la meditación para los niños con sus padres. Editorial Kairós.