“Brincadeira” com muitos benefícios: yoga infantil

· 11 de novembro de 2017

Sem dúvidas a yoga é algo que não pensaríamos ser recomendado para crianças. Pois é difícil acreditar que seja possível conseguir uma mudança radical na tão conhecida impaciência infantil. Entretanto, essa é uma prática que, devido aos seus benefícios, deve ser realizada com as crianças. A yoga infantil existe e, mesmo que não pareça, pode ser aproveitada em muitos sentidos.

As crianças valorizam tudo que pode ser entendido como uma brincadeira. Apesar da yoga não ser uma brincadeira de fato, é possível que, tratando-a como tal, ela se transforme em um elemento de entretenimento adequado para os pequenos. A finalidade dessa prática é contribuir ao bem-estar psicofísico das crianças, de maneira divertida e sem pressões.

Vale lembrar que talvez seja um pouco difícil conseguir motivar as crianças a praticar. Mas, uma vez que se consiga isso, com paciência e constância, podemos obter o equilíbrio desejado para iniciar essa prática. Dessa forma, é preciso o aconselhamento de um especialista, um instrutor confiável e o espaço adequado.

Aula de yoga infantil

O principal é conseguir despertar a motivação da criança. No que se refere à aula de yoga infantil, ela é projetada para favorecer um estado de tranquilidade e relaxamento. Para fazer com que a criança associe essa prática com uma brincadeira, é interessante a tratarmos como tal. Por isso, é preciso criar um espaço adequado para crianças.

O ambiente deve contribuir com o silêncio, a limpeza e a ventilação adequada. Mas os tapetes podem ser próprios para crianças, assim como as roupas. Para evitar possíveis distrações ou a desatenção característica das crianças, é preferível que a aula não tenha mais do que dez alunos e que a prática seja realizada no período da manhã.

yoga infantil

Mesmo que a yoga possa ser praticada em qualquer hora do dia, as horas da manhã são as mais adequadas, principalmente para as crianças. Sobretudo porque é preferível que os pequenos não tenham ingerido alimentos sólidos pelo menos duas horas antes da prática.

Quanto aos objetivos da aula, não é preciso revelar às crianças que cada postura externa tem relação com os órgãos internos ou evidenciar aspectos sobre o relaxamento e o equilíbrio que talvez elas não compreendam. É recomendável guiar a prática como se fosse uma brincadeira, usando palavras simples e claras.

Com o propósito de deixar as crianças motivadas, não se recomenda forçá-las ou fazê-las repetir posturas complicadas. Além disso, é essencial que elas nunca se sintam entediadas. A prática deve ser a mais divertida e variada possível, com ânimo, alegria e disposição.

Benefícios da yoga infantil ao seu filho

Entre os principais benefícios que a prática de yoga oferece está o fato de favorecer o relaxamento e harmonizar a respiração. Esses benefícios são muito convenientes aos adultos, que tentam obtê-los com determinação. Da mesma forma também beneficiam as crianças. Mas, para elas, esses benefícios especificamente não são tão importantes quanto para os adultos.

Assim, no caso das crianças, os benefícios são inúmeros e a eles se soma a recompensa aos pais de conseguir que seus filhos se concentrem e melhorem muitas das habilidades que já possuem.  Da mesma forma, uma das virtudes dessa prática está relacionada ao bem-estar mental que produz, em todos os sentidos.

yoga infantil

Além de exercitar a respiração, as crianças serão estimuladas com elementos de relaxamento e exercícios corporais que trazem grandes benefícios. A ajuda dessa “brincadeira” inclui também os seguintes benefícios:

  • Contribui para a redução do estresse
  • Favorece o desenvolvimento adequado dos músculos e da agilidade
  • Melhora a respiração no dia a dia
  • Proporciona uma massagem necessária aos órgãos internos
  • Oferece momentos de relaxamento e tranquilidade
  • Proporciona a canalização adequada da energia
  • Melhora a circulação
  • Promove elementos úteis à concentração, à memória e à criatividade
  • Aumenta a atitude positiva e a autoestima
  • Favorece a circulação sanguínea
  • Fornece flexibilidade às articulações
  • Estimula o desenvolvimento adequado dos sentidos
  • Ajuda na interação social, na tolerância e na compreensão
  • Contribui para a formação do caráter e o desenvolvimento da personalidade
  • Harmoniza corpo e mente
  • Favorece a postura corporal, especificamente da coluna vertebral
  • Fornece meios para desenvolver o alongamento e a agilidade