7 filmes para trabalhar a inteligência emocional nas crianças
Ter consciência das emoções e manifestá-las considerando o outro é um dom que se alcança com a maturidade. No entanto, é possível trabalhar a inteligência emocional nas crianças para ajudá-las no processo de comunicação.
A inteligência emocional é a capacidade de controlar, gerir e transmitir as emoções em um contexto social. Aplicado de uma forma correta, beneficia as relações sociais e diminui as tensões geradas pelo interesse particular.
Ao longo da história do cinema, foram produzidos muitos filmes que trabalham a inteligência emocional nas crianças.
Existem diversas metodologias para trabalhar esse aspecto nas crianças. Uma forma efetiva e divertida é através de filmes, cuja mensagem se foca em como lidar com as emoções. A seguir, oferecemos uma lista de qualidade, não apenas em produção, mas também na profundidade das mensagens.
7 filmes para trabalhar a inteligência emocional nas crianças
Divertida Mente
Esse filme lidera o ranking dos filmes para trabalhar a inteligência emocional nas crianças. Essa animação faz uma representação das diferentes emoções que uma menina de 9 anos de idade sente.
Alegria, tristeza, nojinho, medo e raiva acompanham a pequena Riley na nova vida que ela vai viver com os pais. Ao longo do filme, podemos ver como cada emoção aborda, a partir da sua natureza, uma mesma situação. E, consequentemente, como Riley se comporta para se adaptar à mudança.
Up – Altas Aventuras
Essa é a aventura de um idoso e um garoto que se ajudam para ir atrás de um sonho. O filme não aborda apenas o tema das emoções, mas também da atitude. Cada personagem representa uma forma de ver a vida. Ou seja, pessimismo como oposto de otimismo.
Essa animação mostra experiências difíceis para o indivíduo e a maneira de superá-las. Como no caso do luto, da desilusão e da solidão. Perante a essas dificuldades são propostas habilidades emocionais como a resiliência, a perseverança e a humildade.
Dumbo
Esse clássico da Disney conta a história de um pequeno elefante dentro de um circo. Dumbo não se encaixa em nenhum tipo de apresentação e precisa lidar com as piadas dos seus colegas. Além disso, ele foi separado da mãe, quem tentava protegê-lo a todo momento.
A humildade é o fio condutor dessa história, que faz o espectador experimentar diferentes emoções. É um bom filme para crianças e adultos porque tem mensagens para ambos.
WALL-E
Essa história tem a particularidade de mostrar as emoções de um robô. WALL-E é um compactador de lixo que ficou sozinho no planeta Terra. Com a chegada de EVA, um robô “sem coração”, WALL-E se conecta com a alegria, a esperança e a ilusão.
Esse filme fala sobre o poder do amor e sua transformação. Além disso, aborda conceitos sociais como a liberdade e a independência, assim como a importância da aceitação do outro como ele é.
Frozen
É um filme que aborda diretamente o poder das emoções e seus efeitos. O filme conta a história de duas irmãs da realeza que se distanciam por causa de um mal-entendido.
Elsa, a irmã mais velha, deve aprender a lidar com suas emoções para controlar seu poder. Com suas emoções fora de controle, ela provoca o congelamento de todo o povoado.
A história é uma moral sobre a humildade e a importância de respeitar o outro. Novamente, o poder do amor e a resiliência se mostram o segredo para o sucesso.
A viagem de Chihiro
Nessa história, prevalece o valor da família. Como em muitos filmes para trabalhar a inteligência emocional nas crianças, o personagem principal não controla suas emoções. E isso o leva a viver experiências desagradáveis e inesperadas.
Chihiro não escapa dessa situação. Devido ao seu temperamento, ela se vê obrigada a viver uma aventura entre espíritos e fantasmas. Chihiro não é mais a filha da mamãe e do papai, mas uma pessoa responsável por si mesma. Essa experiência a leva a estados de solidão, angústia e tristeza.
E.T.
Esse clássico do cinema estadunidense trata de um extraterrestre que se torna amigo de um garoto na Terra. O extraterrestre só quer voltar para casa e o garoto o ajudará no seu objetivo. Outro exemplo de como trabalhar a inteligência emocional dos pequenos.
E.T. é a representação pura das emoções como a bondade e a solidariedade. Além disso, o filme aborda os efeitos do divórcio em uma família e como essa situação afeta as emoções das crianças.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Fernández-Berrocal, P., & Extremera Pacheco, N. (2009). La inteligencia emocional y el estudio de la felicidad. Revista interuniversitaria de formación del profesorado, 23(3). https://www.redalyc.org/html/274/27419066006/
- Goleman, D. (2018). Inteligencia emocional. Editorial kairos.
- Rangel, A. E. N. (2014). Inteligencia emocional. Salud vida, 1.
- Trujillo Flores, M. M., & Rivas Tovar, L. A. (2005). Orígenes, evolución y modelos de inteligencia emocional. Innovar, 15(25), 9-24. http://www.scielo.org.co/scielo.php?pid=S0121-50512005000100001&script=sci_abstract&tlng=fr
- Peter Del Vecho, John Lasseter y Chris Buck, Jennifer Lee. (2013). Frozen. Estados Unidos: Walt Disney Productions y Walt Disney Animation Studios.
- Jonas Rivera y Pete Docter, Ronnie del Carmen. (2015). Inside Out. Estados Unidos: Pixar Animation Studios, Walt Disney Pictures.
- Jonas Rivera, John Lasseter, Andrew Stanton y Pete Docter, Bob Peterson. (2009). Up. Walt Disney Pictures, Pixar Animation Studios.
- Walt Disney y Ben Sharpsteen. (1941). Dumbo. Estados Unidos: Walt Disney Productions.
- David McCarthy y Andrew Stanton. (2008). Wall-E. Estados Unidos: Pixar, Walt Disney Pictures.
- Toshio Suzuki y Hayao Miyazaki. (2001). El viaje de Chihiro. Japón: Studio Ghibli.
- Katy Emde y Steven Spielberg. (1982). E.T.: el extraterretre. Estados Unidos: Universal Pictures, Amblin Entertainment.