Lilo e Stitch, o valor da família

Se você quer que seus filhos aprendam uma lição de vida enquanto se divertem, a história da amizade entre Lilo e Stitch deve estar entre suas opções.

O cinema é uma grande  forma de entreter as crianças. Mantêm os pequenos distraídos, permite que as crianças adquiram novos conhecimentos e serve de ponte comunicativa entre crianças e adultos. A maioria dos filmes de Disney são baseados em antigas lendas. Porém, a cada dia que passa, é mais comum encontrar histórias originais. Uma delas é a de Lilo e Stitch.

Esse longa-metragem causou sensação quando foi lançado. Filmado no Havaí, com música de fundo de Elvis Presley  e com personagens cativantes, conseguiu ser candidato ao Oscar na categoria de melhor filme animado em 2002.

Foi tal o seu sucesso que não demorou a ser lançado também como uma série infantil.

Os valores fundamentais que são mostrados nesse filme são a importância da família, a autoestima e o valor. Se você quer que seus filhos aprendam uma lição de vida enquanto se divertem, a história de amizade entre Lilo e Stitch deve estar entre as suas seleções.

Lilo e Stitch: quando a família é o mais importante

Lilo é uma menina havaiana que adora as músicas de Elvis. Seus pais faleceram em um acidente de carro e cela onta somente com a presença de sua irmã Nany, que trabalha várias horas por dia para poder sustentar a casa.

Lilo, por sua vez, tem uma personalidade rebelde e sempre acaba metida em confusões, muitas vezes prejudicando sua irmã mais velha.

Apesar de sua simpatia e alegria, a pequena Lilo não tem muitos amigos. Ela se sente muito sozinha e um dia pede a Deus que lhe mande um anjo para que possa brincar com ele. Casualmente, nesse mesmo momento aterriza na Terra uma nave extraterrestre, na qual viajava Stitch, um experimento alienígena com o número 636.

La amistad en determinados casos puede suplir a la familia.

Lilo o confunde com um cachorrinho e o adota, o que a levará a viver inúmeras aventuras. Por sua vez, o criador de Stitch,  que se chama Jumbla e o agente Peakley vindos do espaço, chegam à ilha com a intenção de capturar esse ser e devolvê-lo ao espaço.

Para isso, terão que se disfarçar de seres humanos, mais especificamente na forma de um gracioso casal.

Stitch é muito agressivo e quebra tudo o que toca. Conviver com Lilo a princípio será complicado, porém pouco a pouco ela o fará descobrir que ter uma família pode ser melhor que destruir o mundo.

“Ohana significa ‘família’. E sua família nunca te abandona, nem te esquece”

Pontos fortes de Lilo e Stitch

Se existe uma história que realmente merece ser contada, é essa. Não existem princesas, nem dragões, nem épocas remotas, nem muito menos fadas madrinhas que saibam o que fazer diante da adversidade. Nany e Lilo são duas meninas normais que a vida real golpeou fortemente.

Nany tem medo que lhe tirem a custódia de Lilo e trabalha muitas horas por dia para poder mostrar uma boa aparência para os assistentes sociais. Lilo por sua vez se sente muito sozinha, já que as outras meninas da escola riem dela. Ambas discutem, gritam e dizem coisas ruins uma para outra, porém depois fazem as pazes.

Elas sabem que são uma família e que a família, apesar de tudo, sempre se apoia mutuamente. Da mesma forma, Stitch acaba alterando seu comportamento para poderem se entender melhor.

A amabilidade, o agradecimento e a valentia são qualidades fortemente representadas neste filme.

Lilo y Stitch es una historia conmovedora sobre la importancia de la familia.

Todos nós merecemos uma segunda oportunidade

Esse longa metragem também nos deixa uma mensagem muito valiosa: todos nós podemos mudar. As pessoas são como são devido às circunstâncias que viveram. O caráter se modifica com o passar do tempo, com as experiências e conforme vamos amadurecendo. Por esse motivo não devemos julgar à primeira vista.

Pode ser que alguém muito desagradável que você tenha conhecido há muitos anos já não seja mais assim. Talvez uma amiga tão simpática da escola, agora tenha um temperamento mais amargo. Seja como for, devemos calçar os sapatos dos outros, antes de opinar sobre eles.

Aqueles que realmente queiram que sua vida mude, devem começar por sua própria maneira de ser e ver o mundo. Nossas escolhas dependem de nós mesmos e da nossa sabedoria para escolher o que é melhor.

Não devemos ter medo do respeito. Sempre haverá pessoas a nossa volta que estão dispostas a nos dar uma segunda oportunidade e a nos estender a mão.

Recomendados para você