7 maneiras de motivar as crianças a estudar

22 de junho de 2019
Se você está procurando por maneiras de motivar as crianças a estudar, neste artigo encontrará dicas para ajudá-las a se preparar para os exames.

Sem dúvida existem diferentes maneiras de motivar as crianças a estudar. Uma das melhores é tirar proveito da sua capacidade inata de querer descobrir e aprender. Desde muito jovens, elas imitam as ações da mãe e do pai, já que o seu cérebro está preparado para absorver facilmente o conhecimento.

Dessa forma, você pode aproveitar essa habilidade inata e direcioná-la para a motivação em relação aos estudos. Por essa razão, os professores indicam idades e fases durante a educação primária nas quais as crianças absorvem os conhecimentos ensinados com prazer, como se fossem esponjas.

Uma das armas mais importantes para alcançar o sucesso profissional é a motivação. Por isso, é muito importante que você incentive os seus filhos a terem um desempenho melhor na escola desde cedo. Neste artigo, você vai encontrar 7 maneiras de motivar as crianças a estudar.

Como motivar as crianças a estudar?

É essencial que as crianças estejam motivadas para que deem o melhor de si na escola e também sintam prazer durante o processo de aprendizagem.

Para isso, você deve criar um ambiente para educá-las quanto ao esforço e dedicação. Principalmente porque uma criança motivada vai se esforçar mais, aprenderá com uma atitude positiva e também terá a capacidade de resolver problemas de diversas maneiras. Existem 3 diretrizes para motivar as crianças a estudar:

Reforço positivo

Uma das atitudes que mais vai motivar o seu filho a estudar é o reforço positivo. A sua aprovação é um dos maiores prêmios que a criança pode receber pelas próprias conquistas.

Assim, expresse a sua alegria pelas boas notas, por alcançar algo que é difícil para ela, por superar obstáculos na aprendizagem, etc. Enfim, faça com que o seu filho queira repetir essas tarefas e realizações para receber elogios, já que as crianças adoram agradar os pais. Destacar o esforço protege o seu filho de possíveis fracassos no futuro.

Mostre interesse por aquilo que o seu filho estiver estudando

Converse com ele para saber o que ele está aprendendo, mostre interesse e faça perguntas. Para ajudar, você pode relacionar o assunto com algo que vocês estiverem vivendo.

Por exemplo, você pode pedir que ele revise o valor das compras ou ainda alguma outra tarefa na qual a criança mostre algo do que aprendeu, porém sempre levando o seu nível escolar em consideração.

Mostre interesse por aquilo que o seu filho estiver estudando

Incentive o seu filho diante das notas baixas

Se o seu filho receber uma nota insuficiente ou mais baixa do que o esperado, você pode conversar com ele para incentivá-lo a seguir em frente. Verifique o que pode ter causado esse resultado.

Uma vez detectado o problema, não o repreenda nem o censure, mas sim busque maneiras de encontrar soluções que o ajudem a entender o assunto ou para que ele dedique mais tempo a estudar algo com o qual tenha dificuldade.

Também é muito importante que você faça referência a outros obstáculos já superados. Seria muito bom conseguir acordos conjuntos, já que você deve transmitir à criança a confiança de que você tem certeza de que ela pode melhorar, bem como todo o seu apoio para conseguir fazer isso.

7 maneiras de motivar as crianças a estudar

A seguir, vamos apresentar algumas dicas simples e úteis para promover a motivação no seu filho:

1. Estabeleça as expectativas adequadas

Tenha em mente que o seu filho é consciente de como você o percebe e, muitas vezes, ajusta as suas expectativas de acordo com o que você pensa.

Por essa razão, se você quiser que o seu filho tenha sucesso, é bem possível que a motivação dele seja muito maior. Se suas expectativas forem baixas, no entanto, é muito provável que ele não atinja os resultados esperados.

Para estabelecer as expectativas adequadas e que estejam de acordo com o seu filho, é conveniente conversar com ele sobre os campos de estudo de que ele mais gosta e nos quais ele se sobressai para estabelecer expectativas mais altas.

Reavalie, quando necessário, os interesses e as aptidões, uma vez que vão mudando à medida que a criança vai crescendo. Dessa forma, é possível ajustar as expectativas de acordo com cada momento.

2. Estabeleça metas que ajudem o seu filho

É muito importante que você ensine o seu filho a definir os próprios objetivos que vão ajudá-lo a se motivar e atingir as metas.

Escreva os objetivos em um papel e coloque-o em um local visível da casa para que, dessa forma, o seu filho possa tê-los em mente todos os dias. Porém, lembre-se de que as metas devem ser específicas e mensuráveis.

3. Mostre a ele que a escola é importante

Se você encontrar uma maneira de mostrar ao seu filho o seu próprio interesse e entusiasmo pela educação, ele também vai adotar a mesma atitude. Assim, para incentivar esse interesse.

Por exemplo, você pode estabelecer uma relação com o professor do seu filho ou então apoiar programas escolares, criando, assim, um ambiente adequado para fazer as lições e para saber sobre as provas a serem feitas, as tarefas de casa, os trabalhos e o que o seu filho está estudando em cada matéria.

4. Desenvolva uma atitude positiva em relação à escola

Se o seu filho observar o seu interesse pelas tarefas escolares, ele também vai percebê-las da mesma maneira. Tenha em mente que cada criança tem o seu próprio jeito de estudar e aprender. Assim, apoie o estilo de aprendizagem de seu filho, ajude-o a descobri-lo e encoraje-o a usá-lo da melhor maneira possível.

Existem três tipos de alunos: o aluno auditivo, aquele que aprende através da escuta; o aluno visual, aquele que detém a informação lendo ou analisando um gráfico; e o aluno sinestésico, que aprende através de exercícios práticos.

5. Use uma linguagem que o motive

É muito importante que você encoraje o seu filho, pois assim poderá motivá-lo muito mais do que ao elogiá-lo. Motivação implica que a criança se autoavalie de uma maneira positiva, de tal forma que, com o seu incentivo, você estará reconhecendo o esforço dela. A ideia é incentivá-la a fazer melhor da próxima vez.

Desenvolva uma atitude positiva em relação à escola

6. Motive a aprendizagem em casa e na comunidade

Você deve conseguir fazer com que o seu filho perceba a aprendizagem como um ato divertido. As crianças motivadas veem oportunidades de aprendizado em qualquer lugar. Assim, elas entendem que existem algumas atividades divertidas que trazem conhecimento ao mesmo tempo.

Nesse sentido, visite museus sobre os assuntos que o seu filho estiver estudando ou então leia um clássico da literatura infantil junto com ele e depois vejam a versão do filme, por exemplo.

7. Fortaleça a autoestima do seu filho

Certamente, se você promover a resiliência no seu filho, verá que ele ficará mais motivado, já que isso permite que ele esteja preparado diante das adversidades.

Além disso, ele conseguirá enfrentá-las e será capaz de resolver qualquer tipo de problema, uma vez que vai aproveitar os seus pontos fortes e, caso cometa algum erro, vai utilizá-lo como uma oportunidade para aprender.

Motivar as crianças a estudar vai contribuir para que elas tenham um melhor desempenho acadêmico. Portanto, o seu apoio e a sua atitude serão de grande relevância para o futuro delas. Assim, esperamos que você coloque em prática as 7 maneiras apresentadas neste artigo.