Tabela de tarefas para as crianças de acordo com a idade

· 19 de janeiro de 2019
Você quer incentivar a independência, a autoestima e a responsabilidade nos seus filhos? Uma maneira excelente de fazer isso é utilizar as tabelas de tarefas de acordo com a idade.

Embora muitos pais se disponham a fazer tudo pelos filhos, a verdade é que envolvê-los nas tarefas domésticas é benéfico para eles. Certamente, a idade deles vai determinar o tipo de responsabilidade que podem assumir. Para isso, é útil ter uma tabela de tarefas para as crianças.

Embora muitas pessoas vejam isso como um hábito desnecessário que sobrecarrega as crianças com responsabilidades desde muito cedo, um grande número de famílias incentiva as crianças a colaborar em casa. Seus argumentos se baseiam nas seguintes vantagens que esse hábito gera:

  • As crianças aprendem, assim, a fazer as diferentes tarefas domésticas.
  • Adquirem um senso de responsabilidade e autonomia, que vão ser úteis no futuro.
  • Aprendem a valorizar as coisas quando recebem recompensas por seu esforço e colaboração.
  • Promove a autoestima e a confiança.

Por essas e muitas outras razões, é conveniente e apropriado estabelecer uma rotina na qual as crianças participem da organização e limpeza da casa. Por isso, vamos dar algumas dicas para fazer esse planejamento.

Tabela de tarefas para as crianças

Dependendo da idade do seu filho, é possível atribuir diferentes tarefas no ambiente doméstico. Ou seja, algumas atividades que você pode incluir em uma tabela de tarefas para as crianças.

Crianças entre 2 e 3 anos

Nessa idade, as atividades que podem ser ensinadas são simples e têm a ver, acima de tudo, com a organização. Algumas delas são: organizar os brinquedos, jogar objetos no lixo, deixar as roupas arrumadas e não jogá-las no chão, regar as plantas e alimentar os animais de estimação.

Crianças entre 3 e 5 anos

Além das atividades relacionadas à organização mencionadas acima, aqui podemos acrescentar mais algumas que têm como objetivo aumentar a independência da criança.

 Menina arrumando os pratos

Por exemplo, nessa idade, elas já podem começar a se vestir sozinhas. De fato, é muito provável que elas queiram fazer isso como um desafio pessoal.

Além disso, podemos ensiná-las a tomar banho sozinhas pouco a pouco ou até mesmo a lavar louça. Obviamente, isso deve ser feito sob a sua supervisão e, de preferência, deixando de lado objetos cortantes e de vidro.

Crianças entre 6 e 7 anos

Nessa fase, as crianças já estão mais conscientes dos riscos de alguns elementos, tais como facas ou pratos de vidro. Se você achar que seu filho consegue, você pode pedir a ele que se encarregue de colocar a mesa com o devido cuidado.

Além disso, a criança já poderá arrumar a cama – você deve ensinar como –, preparar a mochila da escola e organizar o quarto. Também não é demais que ela seja responsável pela limpeza de seus móveis ou videogames, pelo menos passando um pano para remover a poeira.

“Ao fazer tarefas domésticas, as crianças adquirem um senso de responsabilidade e autonomia que vai ser útil no futuro”

Crianças entre 8 e 10 anos

A essa altura, as crianças já conseguem tomar banho sozinhas. Além disso, elas podem ser responsáveis por cuidar do animal de estimação ou da limpeza do chão.

Se tiverem interesse, também pode ser o momento de ensinar questões básicas de culinária. Entretanto, você certamente deve estar sempre presente quando cozinharem. Deixe que preparem o lanche ou o café da manhã, desde que isso não envolva a utilização do fogão, nem de elementos perigosos.

Crianças de 10 e 11 anos

Nesse momento, seu filho estará mais maduro e vai poder entender como fazer as atividades domésticas um pouco mais complexas. Por exemplo, ele já vai conseguir lidar com itens de limpeza. Então, essa é uma boa hora para pedir que cuide do próprio quarto.

Você também pode pedir que leve o animal de estimação para passear ou, então, que cuide do irmão mais novo caso tenha um.

Acima de 12 anos

A fase final da infância. O quase adolescente está pronto para assumir quase todas as tarefas no ambiente doméstico. Ele pode estender as roupas, cozinhar pratos simples e fazer as compras por conta própria.

É um estágio ideal para criar um senso de independência que, em qualquer caso, deverá aparecer na adolescência. O que aprender aqui vai ser constantemente útil para os próximos anos da sua vida. Ainda mais se sair de casa para ir à universidade.

Crianças prontas para limpar

Dicas finais para colocar a tabela de tarefas para as crianças em prática

Antes de utilizar as tabelas de tarefas para as crianças, considere as seguintes sugestões:

  • Não dê ordens: a ideia é que as crianças internalizem os hábitos, não que seja uma briga diária para obrigá-las.
  • Ajude quando necessário.
  • Ofereça recompensas e reconheça o esforço.
  • Não critique o resultado do seu trabalho: as crianças podem ficar frustradas e acabar desistindo das atividades.
  • Seja paciente e ensine a maneira correta de fazer cada tarefa.

Em suma, fazer uma tabela de tarefas para as crianças será muito bom tanto para elas quanto para os pais.

Além disso, também vai reforçar o seu papel de guia e orientadora em suas vidas. Vai ser mais um passo que a mãe vai lhes ensinar a dar.