Acne pós-parto: causas e tratamento
A acne pós-parto é uma das manifestações mais comuns. Embora não seja uma condição grave e mesmo que não apresente complicações, é necessário saber por que ela é desencadeada e como lidar com a situação. A seguir, contamos quais são as principais características que você precisa saber sobre esse problema.
Causas da acne pós-parto
A acne não é um problema só de adolescentes, mas também de gestantes e puérperas. De fato, é normal que surjam algumas lesões ativas na face após o nascimento do bebê.
Os surtos de acne estão associados a alterações nos níveis hormonais (progesterona e estrogênio). Quando os níveis hormonais aumentam, a produção de sebo pelas glândulas sebáceas aumenta e os poros ficam obstruídos. Por sua vez, as áreas de localização mais frequentes são as do rosto, das bochechas, do queixo e da testa.
Hormônio progesterona
A progesterona é um hormônio sexual feminino produzido pelos ovários para manter uma gravidez saudável. No entanto, após o parto, seus níveis voltam aos valores normais. Contudo, esse prazo não é igual para todas as mulheres, por isso algumas podem apresentar acne.
Hormônio do estresse
Não apenas as alterações hormonais são a causa da acne pós-parto. De fato, a nova rotina de vida e a adaptação ao novo bebê podem aumentar os níveis de estresse e ser outra causa da acne.
O estresse não é o que causa diretamente as lesões, mas uma grande quantidade de cortisol é liberada nessa condição. Por sua vez, isso estimula a produção de sebo pelas glândulas sebáceas.
Opções terapêuticas para a acne pós-parto
Em geral, a acne que ocorre durante a gravidez tende a se resolver espontaneamente após o parto. No entanto, algumas mulheres podem continuar a ter lesões ativas após o nascimento do bebê.
Hidratação e alimentação
A acne pós-parto pode ser desencadeada pela desidratação. Ou seja, quando a pele está seca, ela estimula a maior produção de sebo.
Recomenda-se aumentar a ingestão de líquidos durante o dia e manter o corpo hidratado. É ainda aconselhável realizar a higiene e a hidratação da pele necessária para que a pele fique saudável. Além disso, uma alimentação completa e variada também é importante e tem papel fundamental na manutenção de uma pele saudável e funcional.
Tratamentos tópicos
Os tratamentos tópicos são úteis para quando a acne não melhora durante o período pós-parto ou de lactação. Embora não sejam seguros para uso durante a gravidez, no período posterior são indicados retinoides tópicos que atuam como anti-inflamatórios e antimicrobianos que limpam os poros da superfície da pele.
Até o ácido salicílico também pode ser usado, pois esfolia a camada mais superficial da pele e remove as células mortas para desobstruir os poros. Além disso, o peróxido de benzoíla é um antibiótico eficaz no combate aos quadros inflamatórios da acne.
Rotinas de higiene e cuidados
Modificações em algumas rotinas de cuidados e higiene podem fazer uma diferença significativa na qualidade da pele. Nesse sentido, optar por cosméticos não oleosos e adicioná-los aos produtos de skincare é uma boa opção.
A esfoliação é fundamental para remover as células mortas. Além disso, os peelings podem ser úteis, desde que levados em consideração os ácidos utilizados no procedimento. Lembre-se de que os derivados da vitamina A, como o ácido retinoico, não são recomendados, enquanto o ácido glicólico em baixas concentrações e o ácido azelaico são excelentes opções.
Máscaras
Existem vários tipos de máscaras faciais destinadas às diferentes necessidades da pele, como redução de poros, ressecamento, oleosidade ou nutrição.
As máscaras faciais de argila são úteis para desintoxicar, iluminar, suavizar e esfoliar a superfície da pele. Além disso, removem todas as impurezas e dão ao rosto um brilho saudável e delicado. Ademais, o excesso de sebo e poeira ou sujeira são reduzidos.
Acne pós-parto como condição transitória
Em geral, a acne pós-parto costuma ser leve e desaparece logo após o nascimento do bebê. A grande maioria das mulheres apresenta lesões após a gravidez, independentemente de amamentarem ou não.
Por outro lado, não é recomendável implementar remédios caseiros para tratar lesões básicas de acne. Embora seja uma condição que se resolve com o tempo, você pode procurar um dermatologista se precisar.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Kong YL, Tey HL. Treatment of acne vulgaris during pregnancy and lactation. Drugs. 2013 Jun;73(8):779-87. doi: 10.1007/s40265-013-0060-0. PMID: 23657872.
- Vora, RV, Gupta, R., Mehta, MJ, Chaudhari, AH, Pilani, AP y Patel, N. (2014). Embarazo y piel. Revista de medicina familiar y atención primaria , 3 (4), 318–324. https://doi.org/10.4103/2249-4863.148099
- Bozzo P, Chua-Gocheco A, Einarson A. Seguridad de los productos para el cuidado de la piel durante el embarazo. Puede Fam Physician. Junio de 2011; 57 (6): 665-7. PMID: 21673209; PMCID: PMC3114665.