Ansiedade de avaliação: como isso afeta as crianças
Seu filho praticou uma dança ou uma habilidade durante toda a semana e você viu como ele a executa bem. No entanto, no fim de semana, quando vai mostrar aos avós e tios, fica travado, erra e dá a impressão de não ter ensaiado. Você já observou por uma situação assim? Este é o resultado da ansiedade de avaliação, um fenômeno que afeta a todos nós, mas pode prejudicar em maior medida as crianças.
Esse mau desempenho que ocorre quando agimos sob o olhar atento dos outros é fruto da ansiedade e pode ter repercussões importantes na vida das crianças. Por exemplo, pode prejudicar sua capacidade de socializar ou afetar seu desempenho acadêmico. Portanto, como mãe, é essencial que você o conheça e ajude seu filho a prevenir seus efeitos. Aqui vamos contar como fazer isso.
O que é a ansiedade de avaliação?
A ansiedade de avaliação é um estado de medo, inquietação ou nervosismo que surge da possibilidade de ser julgado pelos outros.
Tememos que os outros nos avaliem quando temos de fazer um exame ou fazer uma apresentação em público. Mas esse medo também pode surgir quando falamos com outras pessoas ou fazemos qualquer atividade em que sentimos que devemos provar a nós mesmos. Paradoxalmente, essa mesma ansiedade nos bloqueia e faz com que nosso desempenho seja muito inferior ao esperado.
Embora alguns indivíduos sejam mais propensos do que outros a sofrer de ansiedade de avaliação, na realidade todos nós experimentamos esse tipo de sensação em vários momentos da vida. A diferença é que os adultos têm uma capacidade maior de entender e gerenciar o que acontece, enquanto as crianças podem se sentir verdadeiramente bloqueadas e culpadas. Especialmente em certos contextos que falaremos a seguir.
Fatores que influenciam a ansiedade de avaliação
A ansiedade da avaliação nem sempre ocorre com a mesma facilidade ou intensidade, mas existem vários fatores que fazem a diferença. A seguir, informamos quais.
Temperamento e características pessoais
O temperamento ansioso, preocupado ou inibido torna a pessoa mais vulnerável às críticas e ao fracasso. Portanto, é mais fácil para ela sentir medo da avaliação. Essas crianças são particularmente sensíveis à rejeição e podem apresentar reações mais intensas à possibilidade de serem julgadas pelos outros.
Dificuldade da tarefa
Pesquisas interessantes foram realizadas a esse respeito e concluiu-se que a ansiedade de avaliação depende em grande parte do tipo de tarefa que está sendo realizada. Para atividades simples e mecânicas, esse componente da ansiedade pode não afetar ou até mesmo ser estimulante. A questão é que um certo grau de alerta ajuda a prestar atenção e se envolver mais e, portanto, cometer menos erros.
Pelo contrário, em tarefas que implicam uma maior exigência cognitiva e que são mais complexas, a ansiedade é contraproducente. Nesses casos, o desempenho será pior e o medo será mais limitante.
Perícia e experiência
A habilidade da criança também desempenha um papel importante. Se o menor se deparar com uma tarefa que já domina e completou com sucesso em várias ocasiões, o medo da avaliação será menor. Por outro lado, se enfrentar um novo desafio ou para o qual não se sente particularmente habilidosa, sofrerá mais.
Avaliação e avaliadores
Por fim, algumas características da situação de avaliação também têm grande impacto. Por exemplo, um controle parcial não gera a mesma ansiedade que um exame final. E agir desajeitadamente diante de uma pessoa amiga e confiável não desperta o mesmo medo de um juiz externo e desconhecido, com aspecto ameaçador. Neste último caso, a ansiedade de avaliação é desencadeada.
Como ajudar seus filhos a gerenciar a ansiedade de avaliação?
Se você detectou que os seus filhos sofrem frequentemente de ansiedade de avaliação e que isso os limita no dia a dia, estas são algumas orientações que você pode seguir para ajudá-los:
- Explique o que é a ansiedade de avaliação e por que acontece. Isso os ajudará a entender o que sentem e saber que é algo completamente natural e válido. Além disso, reduz o medo e a culpa.
- Dê a eles ferramentas para gerenciar a ansiedade. Técnicas simples de respiração ou relaxamento podem ser muito úteis. Ao aplicá-las, eles poderão reduzir a ativação e assumir o controle de suas ações novamente.
- Trabalhe sua autoestima e validação interna. Uma criança que tem autoconfiança é menos vulnerável a julgamentos e críticas externas. Graças a isso, em situações de avaliação, sentirá menos medo e poderá ter um desempenho melhor.
- Enfatize a importância da prática e da perseverança. Entrar em uma apresentação oral com uma boa preparação será muito menos assustador. Da mesma forma, quanto mais socializar, mais suas habilidades sociais melhorarão e mais autoconfiança a criança ganhará.
- Responda com bondade e compaixão à execução de seu filho. Se você o ajudar com a lição de casa ou repassar a lição com ele, não grite com ele, não o castigue e não o humilhe. Isso só aumentará sua ansiedade e reduzirá seu desempenho.
Ansiedade de avaliação pode exigir ajuda profissional
Sentir medo de ser julgado ou avaliado é algo comum e que aprendemos a administrar com o tempo. No entanto, se uma criança apresentar esse medo de forma limitante, é importante procurar ajuda profissional. Sem aconselhamento e tratamento, isso pode levar à ansiedade social, fobia escolar ou fracasso acadêmico e causar grandes danos. Um psicólogo infantil pode ajudá-la a entender e gerenciar suas emoções se as orientações acima não forem suficientes.
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