8 dicas para se sair bem em provas de múltipla escolha

As provas de múltipla escolha frequentemente geram muitas dúvidas, pois o improviso nelas é penalizado. Por esse motivo, é preciso ter um bom entendimento sobre os principais conceitos e as ideias-chave para se sair bem.
8 dicas para se sair bem em provas de múltipla escolha

Última atualização: 01 Março, 2021

Existem diferentes tipos de prova: escritas, orais, de múltipla escolha, etc. e, dependendo do tipo, há diferentes formas de estudar. Nas linhas a seguir, vamos falar sobre como se sair bem em provas de múltipla escolha.

As provas de múltipla escolha têm 3 ou 4 opções de resposta para cada questão, sendo que apenas uma é a correta, e temos que escolher uma dessas 3 ou 4 afirmações. Esse tipo de prova costuma nos deixar nervosos por causa das dúvidas que suscita e porque, além disso, qualquer improviso do aluno é penalizado. Por esse motivo, devemos nos preparar bem.

Dicas para se sair bem em provas de múltipla escolha

É diferente estudar para uma prova em que será necessário desenvolver um texto escrito do que para outra com questões de múltipla escolha. Para esta última, devemos ter um conhecimento preciso e concreto para saber o que está sendo perguntado.

chaves para se sair bem em provas de múltipla escolha

Se você se preparar corretamente e levar em consideração as dicas que vamos discutir a seguir, será mais fácil se sair bem em provas de múltipla escolha.

Estudar ativamente

Para esse tipo de prova, é preciso identificar os conceitos-chave e entendê-los bem. Nesse caso, não é necessário memorizar massivamente. Nesse sentido, é necessário ler bem os tópicos e anotar tudo o que você considera importante, bem como prestar atenção em se o que já foi estudado foi bem compreendido.

Uma técnica eficaz para estudar dessa maneira são os flashcards. Trata-se de cartões em que a pergunta é colocada de um lado e a resposta do outro. O aluno pode manter esses cartões na mochila para dar uma olhada quando tiver um tempo livre para revisá-los.

Fazer simulados para se sair bem em provas de múltipla escolha

Assim como em tudo na vida, a prática leva à perfeição. Você pode praticar para esse tipo de prova usando provas de múltipla escolha de outros anos ou se fazendo certas perguntas enquanto estuda. Você pode fazer o simulado em uma situação semelhante ao dia da prova, respeitando o tempo previsto a fim de calcular o quanto demora em cada questão. Assim, no dia da prova, o tempo não será um problema.

Certificar-se de ler as instruções atentamente

Antes de começar a fazer a prova de múltipla escolha, você deve ler as instruções com muito cuidado, pois elas geralmente especificam:

  • O tempo disponível para fazer a prova.
  • Se há perguntas com mais de uma resposta correta.
  • Quantos pontos as perguntas valem e qual é a pontuação necessária para passar.
  • Se há penalidade por uma questão respondida incorretamente e se as questões em branco serão penalizadas ou não.

Essas informações são fundamentais para poder manter uma estratégia e não se arriscar em perguntas sobre as quais não há certeza, pois, se forem penalizadas, podemos acabar reprovados na prova.

Dar uma olhada geral na prova e ler cada questão cuidadosamente

Reserve os primeiros cinco minutos para fazer uma leitura rápida da prova. Essa primeira leitura vai ajudar a separar as questões difíceis das mais fáceis. Após essa primeira leitura, leia com atenção e cuidado cada pergunta e suas respostas. Dessa forma, você terá certeza de que entendeu o que está sendo perguntado para poder responder corretamente.

Outras dicas para se sair bem em provas de múltipla escolha

Sempre responder as perguntas cuja resposta você tem certeza

As primeiras perguntas a serem respondidas devem aquelas que foram identificadas como fáceis e para as quais há uma resposta clara. Aquelas em que houver dúvidas ou dificuldades devem ser deixadas para depois. Desta forma, você conseguirá organizar melhor o seu tempo para poder responder ao restante da prova dentro do tempo programado.

Então, enquanto faz isso, você pode ir identificando as mais complicadas, mas que, se parar para ler atentamente, vai responder corretamente.

Continuar com as questões mais difíceis, mas que você sabe a resposta

Uma vez que as perguntas mais fáceis tiverem sido respondidas, você deve passar para as mais difíceis, mas cujo assunto entende e sabe que responderá corretamente. Se encontrar alguma dificuldade em alguma delas, pule e passe para a próxima para não perder tempo.

Decidir se vai ou não responder às perguntas sobre as quais tem dúvidas

Quando você já tiver respondido todas as perguntas que souber a resposta, tanto as fáceis quanto as difíceis, passe para aquelas sobre as quais há dúvidas ou que você não sabe a resposta. Para respondê-las, é necessário ter uma estratégia clara, dependendo se as:

  • Respostas incorretas não serão penalizadas. Nessa circunstância, você pode responder todas, pois, se cometer um erro, não perderá nenhuma resposta correta.
  • Perguntas não respondidas e as respostas erradas serão penalizadas. Nessa situação, também devemos responder todas, pois, se forem deixadas sem resposta, seremos penalizados.
  • Respostas erradas serão penalizadas, mas não aquelas que ficarem sem resposta. Nesse caso, é necessário planejar quais responder sem correr o risco de que muitos erros prejudiquem as respostas corretas.
chaves para se sair bem em provas de múltipla escolha

Revisar as respostas

Antes de terminar a prova, é interessante revisar todas as perguntas e respostas. Às vezes, uma má leitura inicial pode levar ao erro. Portanto, ao ler novamente, podemos perceber o erro e agir a tempo de corrigi-lo.

Outros truques para se sair bem em provas de múltipla escolha

Os seguintes truques, juntamente com as dicas acima, serão úteis para fazer você se sair bem na prova:

  • Quando for responder as perguntas, primeiramente descarte as respostas incorretas. Assim, haverá menos opções para escolher.
  • Se estiver em dúvida entre várias respostas e houver uma opção que diga “todas as alternativas anteriores”, a probabilidade de que essa seja a resposta correta é muito alta.
  • Duvide de opções que incluam palavras absolutas ou negativas. Por exemplo: “sempre”, “nunca”, “frequentemente”, e assim por diante.
  • Não deixe para preencher o cartão de respostas no final, pois talvez falte tempo. Por isso, preencha o cartão conforme for respondendo as perguntas de múltipla escolha.

“Nunca considere o estudo como uma obrigação, mas como uma oportunidade de penetrar no belo e maravilhoso mundo do saber”.

Albert Einstein-

Em suma, essas dicas facilitam o sucesso ao fazer provas de múltipla escolha. É importante estudar de forma adequada para o tipo de prova que será feita, pois, se não estudarmos dessa maneira, haverá muita dificuldade para passar. Assim, ao colocar essas dicas em prática, o sucesso em uma prova de múltipla escolha será garantido. Porém, é necessário sempre se dedicar e se esforçar muito para que isso possa ser conseguido.

Pode interessar a você...
Ajude seu filho a ter bons hábitos na hora de estudar
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
Ajude seu filho a ter bons hábitos na hora de estudar

Entre as tarefas mais complexas que a maternidade impõe está a criação de hábitos e rotinas, especialmente aquelas relacionadas com os estudos



  • Bes-Rastrollo, M., Jiménez-Ruiz, F. J., & Martínez-González, M. Á. (2016). Cómo preparar un examen tipo test . Eunsa.
  • Reiné-Díaz, P., & Fernández-Ramos, M. D. (2016). El examen tipo test de elección múltiple como herramienta de evaluación en Educación Secundaria: un caso práctico. Revista electrónica Advances in Innovation and Research Secondary Education Journal, 6(2), 0.
  • Gómez de Terreros, I., Toro Cebada, R., del Río, J. M., Távora López, M., & Lanzarote Fernández, M. D. (2000). Aplicación de la prueba objetiva tipo test como técnica de autoevaluación continuada y refuerzo pedagógico. II Jornadas Andaluzas de Calidad en la Enseñanza Universitaria. Desarrollo de Planes de Calidad para la Universidad. Materiales para la Calidad.(2000), p 323-327.