Aprendizado efetivo em crianças: como conseguir?
Quando falamos de aprendizado efetivo, estamos nos referindo àquilo que permite que a criança construa seu próprio aprendizado através do significado de tudo o que a rodeia.
Dessa forma, os pequenos não se esquecerão do que aprendem e serão sujeitos ativos e responsáveis de seus processos de conhecimento ao longo da vida. Como você vê, isso é mais importante do que parece à primeira vista.
Como a aprendizagem efetiva é produzida?
Quando somos expostos a novas informações, nosso cérebro geralmente se relaciona com o conhecimento prévio que temos; que pode ser útil para uma melhor compreensão desse novo conceito.
Esses processos formam um aprendizado efetivo, pois nos levam a criar um conteúdo através da experimentação, ao mesmo tempo que o relacionamos com experiências anteriores, ativando o sentido e a lógica.
O que acontece a seguir nessa inter-relação entre o novo e o velho é que eles alimentam, enriquecem e até mesmo mudam.
Graças a esse processo, somos capazes de tirar nossas próprias conclusões, e um aprendizado efetivo, então, é alcançado.
A compreensão dos conceitos é total e faz com que isso permaneça na memória dos pequenos e, também, que sejam as bases para novas aprendizagens cada vez mais elaboradas. Esses aprendizados servirão como estrutura e contexto para enfrentar uma infinidade de situações diferentes.
Como conseguir um aprendizado efetivo em crianças
Respeite cada fase
Cada criança tem um processo de amadurecimento diferente e é muito importante respeitá-lo. Os parâmetros geralmente são estabelecidos para que possamos saber a idade aproximada em que aprendem a fazer uma coisa ou outra.
No entanto, é somente isso, um parâmetro obtido através de uma média. Caso seu filho não se encaixe nessa média, isso não precisa ser um problema. A pressão não faz nada além de impedir o desenvolvimento natural.
Deixe-as errar
Não corrija as crianças constantemente ou queira evitar que cometam erros para que não se sintam frustradas.
Não há nada mais efetivo do que materiais autocorrigíveis, como os de Montessori; no qual é a criança que percebe que cometeu um erro em algum momento do processo, quando não obteve o resultado adequado. Isso a faz raciocinar e aprender com seus erros.
Faça-as pensar
Uma das partes fundamentais do aprendizado efetivo é ajudá-las a raciocinar por meio de perguntas.
Convide-as a questionar a vida em geral, a procurar uma explicação para tudo o que as rodeia. Assim, a curiosidade delas nunca vai desaparecer. Você pode fazer isso fazendo perguntas; plantando pequenas sementes em suas mentes.
Atente-se às suas motivações
Indivíduos aprendem através de qualquer situação e seus filhos ainda mais. Não julgue seus gostos; tudo é útil para incentivar uma aprendizagem eficaz.
Super-heróis, futebol, videogames, histórias, bonecas, etc. Serão apenas ferramentas para atrair sua atenção e despertar seu interesse.
Se você é apaixonado por dinossauros, o conhecimento da Terra, do universo e dos animais pode ser bastante excitante.
Você pode até mesmo incentivar a leitura dos pequenos com seu álbum de adesivos de futebol; convidando-os a ler os nomes de seus jogadores favoritos. Encontre o que os faz vibrar e puxe o fio!
Comemore suas conquistas
Nada mais motivador do que estar ciente de que se está alcançando o que se propôs a fazer. Às vezes os pequenos nem percebem o quanto aprenderam. Algumas crianças, no entanto, precisam validar seu conhecimento através de você.
Não se trata de aplaudir constantemente todos os passos que eles dão, porque isso pode ser contraproducente. se agirmos assim, os deixamos dependentes da constante aprovação dos outros.
É uma evidência: “Vi que você fez muitas contas sem cometer erros. Meus parabéns!”. Frases como essa são muito positivas para as crianças.
A vida é um jogo
Para os pequenos, a base de tudo é a brincadeira; é por isso que aprender tem que ser divertido. Proponha jogos de memória, atividades divertidas que os motivem e convide-os a querer aprender algo novo.
Eles são capazes de aprender mais rápido do que imaginamos; especialmente se respeitarmos seus ritmos, se estimularmos sua criatividade e se perceberem que estão constantemente aprendendo.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Chacón, P. (2008). El Juego Didáctico como estrategia de enseñanza y aprendizaje ¿Cómo crearlo en el aula? Nueva Aula Abierta. https://documentop.com/el-juego-didactico-como-estrategia-de-enseanza-y-aprendizaje-_59fbb8cd1723dd47819deb98.html
- González, A., Aguaded, E., & Universidad, R. (2015). Aprendizaje cooperativo como aprendizaje efectivo. REIDOCREA.
- Vygotski, L. S. (1984). Aprendizaje y desarrollo intelectual en la edad escolar. Infancia y Aprendizaje. https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/02103702.1984.10822045