Os 6 melhores alimentos para o cérebro das crianças

12 de maio de 2018
A dieta alimentar, principalmente na fase de desenvolvimento constante como na infância, deve ser elaborada contemplando todos os aspectos do crescimento. Deve-se ter como objetivo não apenas as vantagens para o físico, mas também para as funções cognitivas.

A comida não fornece nutrientes apenas para o crescimento físico. Você sabia que certos alimentos têm a capacidade de potencializar o desenvolvimento cerebral do seu filho? Nesse artigo, vamos explicar tudo sobre os melhores alimentos para o cérebro das crianças.

Todos nós sabemos que o leite e outros laticínios são ótimos para os ossos. Da mesma maneira, também já sabemos dos benefícios das frutas e dos legumes para o crescimento e bem-estar.

Entretanto, você tem alguma ideia de quais são os alimentos que favorecem o desenvolvimento e a atividade mental? Se você é do tipo que não sabe nada sobre esse assunto, não se preocupe. Você pertence a uma grande maioria.

Isso não quer dizer que existam super receitas que vão transformar seus filhos no Einstein do futuro. Mas, sim, a alimentação traz benefícios consideráveis para o amadurecimento cerebral. A seguir, vamos enumerar os melhores alimentos para o cérebro das crianças.

Os 6 melhores alimentos para o cérebro das crianças

A memória, a concentração e a aprendizagem podem ser beneficiados pelos nutrientes que certos alimentos proporcionam. Esses nutrientes não influenciam apenas na infância. São importantes desde antes do nascimento. Uma correta alimentação da grávida pode potencializar o desenvolvimento cognitivo do bebê no útero.

Veja a seguir quais são os alimentos mais benéficos para as funções cerebrais das crianças:

1.- Peixes azuis

Esses peixes recebem esse nome devido à tonalidade azulada que adquirem devido às baixas temperaturas das águas em que vivem. Nessa categoria, encontramos as seguintes espécies: sardinha, salmonete, atum, salmão, truta, peixe-espada, pregado, cavalinha, anchova, enguia, arenque, carpa, carapau, cação, chicharro ou lampreia.

Esses peixes possuem significativas quantidades de ômega 3, uma gordura natural que compõe as membranas celulares do cérebro. Na verdade, quase 60% do peso total do sistema nervoso é composto por lipídios. Portanto, os peixes azuis são um excelente alimento para os pequenos.

melhores alimentos para o cérebro das crianças

2.- Massas

Como sabemos, os carboidratos fornecem energia ao organismo. Essa energia não se destina somente ao gasto físico, mas também ao gasto da atividade cerebral, que consome 20% dos recursos energéticos diários.

Os carboidratos de absorção lenta, como as massas, vão permitir sempre ter disponível uma reserva de glicose para funcionar como o combustível cerebral. Seu consumo é recomendado durante o dia. No caso dos cereais, consumir no café da manhã permite que o cérebro se restabeleça após o jejum noturno.

3.- Gema do ovo

Sua principal contribuição é a colina, uma vitamina do grupo B. A importância desse nutriente reside no fato de constituir a mielina, substância que reveste as ligações entre os neurônios, chamadas neurotransmissores.

A colina também pode ser encontrada nos vegetais de folha verde. É de extrema importância consumir essa vitamina nos primeiros anos de vida, que é quando essas conexões cerebrais são criadas. Evidentemente, é necessário combinar esses alimentos na dieta para não abusar apenas do consumo de ovos.

4.- Leguminosas e carnes vermelhas

Por que incluímos esses dois tipos de alimento no mesmo grupo? Porque eles têm em comum dois nutrientes fundamentais.

De um lado, ambos fornecem proteínas. Como já sabemos, as proteínas são muito importantes para a formação de tecidos no organismo. Como nem todas as proteínas contêm aminoácidos essenciais, que são os que especificamente contribuem para o sistema nervoso, o ideal é consumir vários tipos de proteína com regularidade.

Ao mesmo tempo, tanto as leguminosas quanto as carnes vermelhas fornecem quantidades significativas de ferro. Esse mineral tem a propriedade de favorecer a absorção de oxigênio, que é distribuído no sangue e, em seguida, no cérebro. Dessa forma, pode-se prevenir inconvenientes como a falta de atenção ou concentração, a astenia e o cansaço em geral.

“A memória, a concentração e a aprendizagem podem ser beneficiados pelos nutrientes que certos alimentos proporcionam.”

5.- Açúcar

Com certeza você deve estar se perguntando por que o açúcar está incluído numa lista de melhores alimentos para o cérebro das crianças. A verdade é que o açúcar é importante para manter o cérebro ativo e estimulado. No entanto, não se deve abusar no consumo. Pois pode provocar danos ao organismo e favorecer o aparecimento de doenças como a diabetes, por exemplo.

Então, uma dose diária de duas ou mais frutas já tem um impacto positivo no desenvolvimento cerebral das crianças. Particularmente, a banana é uma ótima recomendação para melhorar as funções cerebrais. Além disso, também não faz mal algum consumir moderadamente chocolate ou cacau.

melhores alimentos para o cérebro das crianças

6.- Laticínios

É claro que os iogurtes, o leite e os queijos não poderiam faltar nessa lista. Esses alimentos fornecem grandes quantidades de cálcio, que é muito importante porque regula as funções nervosas e também diminui a pressão arterial. Portanto, são alimentos importantes, principalmente nos dias de hoje, já que a pressão arterial costuma se elevar devido ao estresse causado pela exaustão mental, tão comum nas nossas vidas.

O cálcio tem um papel central na transmissão dos impulsos nervosos. Embora os laticínios sejam nossa principal fonte de cálcio, esse mineral não está presente apenas nesses alimentos. Também pode ser encontrado nos frutos secos, nos legumes e nas frutas.

Ao mesmo tempo, alguns laticínios como os iogurtes gregos também fornecem gorduras boas, cujos benefícios já descrevemos ao falar sobre os peixes.

Podemos concluir, portanto, que uma boa nutrição é fundamental para o desenvolvimento integral de uma criança, em todos os sentidos. Ela terá benefícios não apenas no aspecto físico, mas também no mental. Por isso, não hesite em incluir esses ótimos alimentos para o cérebro na dieta do seu filho.

Recomendados para você