4 atividades para estimular o autoconhecimento nas crianças

O maior desejo de qualquer pai e mãe é ajudar seus filhos a serem adultos emocionalmente equilibrados. Para isso, é importante fornecer as ferramentas necessárias para enfrentar as diversas situações e reconhecer suas habilidades, qualidades, fraquezas e pontos fortes.
4 atividades para estimular o autoconhecimento nas crianças
María Alejandra Castro Arbeláez

Revisado e aprovado por a psicóloga María Alejandra Castro Arbeláez.

Escrito por Equipo Editorial

Última atualização: 09 abril, 2018

O autoconhecimento é a capacidade de identificar os próprios sentimentos, emoções e ações. Desenvolver esta habilidade é importante não só para que a criança possa se conectar consigo mesma, mas também porque esta permite que ela compreenda que suas ações têm consequências positivas ou negativas, tanto para ela quanto para os demais.

Aprenda a estimular o autoconhecimento nas crianças neste artigo.

O que é o autoconhecimento?

É uma habilidade que cada indivíduo deve desenvolver, e consiste em possuir conhecimento pessoal. Ou seja, ser consciente de seus sentimentos, estado de humor, limitações, pontos fortes e atitudes.

Em outras palavras, é refletir sobre o que cada ação acarreta, para ter uma melhor ideia de si mesmo. Por isso, o autoconhecimento é uma excelente ferramenta para as crianças.

Quando começar a estimular o autoconhecimento nas crianças?

É muito útil começar desde cedo, por volta dos dois anos. Desta forma, isto será de grande ajuda durante a vida. Por isso, comece o quanto antes a ajudar seus filhos a identificar suas emoções.

“O autoconhecimento é a capacidade de identificar os próprios sentimentos, emoções e ações”

4 atividades que ajudam a estimular o autoconhecimento nas crianças

Como o objetivo principal é o de que o autoconhecimento nas crianças seja uma prática que possa ser aplicada pelo resto da vida, é importante que sua aprendizagem fique gravada na mente e que seja significativa.

Uma maneira de fazer isto é por meio de atividades didáticas. Aqui estão alguns exemplos:

Manual do coração

Como o coração é a imagem do centro dos sentimentos, recorra a ele. Assim, você poderá ajudar seu filho a diferenciar as diversas emoções e a ir descobrindo as que não conhece.

  • No que consiste a atividade? Desenhar ou colar em uma folha diferentes situações com as quais a criança se identifique: pode ser num parque, com a família, brincando, na escola, na praia ou na montanha. E, em cada folha, colocar um rosto sem expressão, para que a criança possa desenhar o sentimento que cada situação lhe desperta.
  • Desenvolvimento da atividade. Permita que a criança comece a visualizar cada situação. Você pode ir narrando o que acontece nesse cenário, envolvendo a criança. Em seguida, peça para que ela desenhe no rosto “vazio” que está em cada folha.
  • O que se espera alcançar? Que a criança identifique as diferentes emoções que diversas situações podem lhe causar, promovendo o autoconhecimento. Além disso, visualizar como ela reage quando está com outras pessoas. Também permite que a criança possa expressar seus sentimentos e propicia a interação entre pais e filhos, estreitando seus laços.
Contar histórias para estimular o autoconhecimento nas crianças

Contar histórias

Recorra ao seu sentimento de identidade, já que isto é parte de qualquer cultura. Inclusive, desde pequenos todos temos uma história para contar.

  • Em que consiste a atividade? Escolha uma história ou adapte-a para aquilo que precisa. Vá narrando os acontecimentos, dando vida a cada personagem e a cada vivência, fazendo pausas, suspense, surpresas, mudando o tom de voz. A ideia é que a criança possa se envolver e viver a história.
  • Desenvolvimento da atividade. Procure um ambiente tranquilo e sem interrupções e conte a história escolhida, colocando ênfase onde for necessário para que a criança possa assimilar e processar o que está escutando. Ao terminar, pergunte para a criança do que ela gostou, qual situação a deixou contente, o que a deixou triste e quais fatos ela mudaria na história.
  • O que se espera alcançar? Provocar as emoções internas da criança, para que ela possa desenvolver a empatia, sentir o que vivem os demais. Da mesma forma, se pretende incentivar a criança a refletir sobre as possíveis situações, levando-a a pensar no que poderia fazer de diferente.

Minha carta

Como indivíduos, sempre nos preocupamos em saber que impressão causamos nos demais. Ou seja, o modo como os outros nos veem. Para promover o autoconhecimento nas crianças, usaremos esta atividade.

  • Em que consiste a atividade? Você pode envolver outros membros da família; cada um deve ter lápis e papel e pensar em coisas positivas sobre cada um. O objetivo é escrever sobre aspectos positivos.
  • Desenvolvimento da atividade: Cada um cola uma folha nas costas e se forma um círculo. Em seguida, os outros escrevem qualidades positivas que enxergam nesta pessoa. Isso faz parte do autoconhecimento. No final, cada um lê sua própria carta.
  • O que se espera alcançar? Promover a interação da criança com os demais, de maneira que reflitam sobre como se sentem e sobre como veem os outros, que expressem seus sentimentos pelos outros e possam descrevê-los. Além disso, permite formar uma ideia de como os outros a veem, que pode ser muito diferente da forma como a criança vê a si mesma.
o autoconhecimento nas crianças

Me expresso com mímica

Uma das formas do ser humano se expressar é através de gestos e expressões faciais. Uma vez que estamos buscando desenvolver o autoconhecimento nas crianças, trabalhe este aspecto importante.

  • Em que consiste a atividade? Em situações onde não se possa falar, há outras formas de expressar os sentimentos. Esta faceta faz parte do autoconhecimento.
  • Desenvolvimento da atividade. Prepare cartões com palavras ou frases e divida as crianças em dois grupos. Cada grupo deve escolher um integrante para fazer a mímica. Você pode ajudar as crianças dando ideias para demonstrar os gestos. Desta forma, você poderá ver quais são suas limitações e habilidades.
  • O que se espera alcançar? Propiciar atividades que ajudem a criança a se expressar em qualquer circunstância. Favorecer a integração entre pais e filhos. Além disso, incentivar a conexão com outras pessoas e aprender com suas expressões.

Concluindo, a aprendizagem que leva ao autoconhecimento nas crianças é uma experiência muito significativa. É sua responsabilidade saber o que significa, o que implica e quais são as ferramentas que se podem utilizar.

Estas 4 atividades que estimulam o autoconhecimento nas crianças permitirão que elas reconheçam suas qualidades e defeitos, identifiquem que situações desencadeiam suas emoções e saibam como são vistas pelos demais.


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