5 artesanatos com feltro para crianças

26 de fevereiro de 2020
O feltro é um material econômico e simples de usar. Assim, vamos apresentar 5 artesanatos com feltro para crianças que farão vocês passarem um tempo divertido.

O feltro fornece muitas possibilidades para realizar artesanatos com as crianças, por sua facilidade de manipulação. Assim, com tecidos de feltro de diferentes cores, a criança poderá recortar, colar, costurar, sobrepor e unir tecidos de feltro de uma maneira simples e divertida durante a qual, além disso, ela estará desenvolvendo a sua imaginação.

A seguir, apresentamos uma série de artesanatos com feltro para crianças que vocês podem realizar em casa para desenvolver a criatividade em família. A diversão está garantida!

Artesanatos com feltro para crianças

Sacolas para guardar coisas

Sacolinhas para guardar brinquedos, acessórios ou então para dar presentinhos para os seus amigos, incluindo a lembrancinha dentro.

Para fazer essas sacolas, vocês podem escolher a forma e o tamanho que desejar (circulares, quadradas, menores, maiores…). Por fim, uma vez escolhida a forma, vocês devem recortar dois pedaços iguais para, depois, uni-los com a costura.

artesanatos com feltro para crianças

Se as crianças forem muito pequenas para a costura, oferecemos duas alternativas:

  1. Por ser uma atividade familiar, e para que a criança veja a sua participação, costure você mesmo os tecidos.
  2. Em vez de usar a costura, utilize cola de lata, colando as bordas.

Quando a forma da sacolinha estiver pronta, deixando uma aba na parte de cima para poder fechá-la com uma tira de velcro, escolha a decoração. Ela pode ter formas geométricas e sobrepor cores para utilizar mais feltro.

Flores

As flores são um dos mais típicos artesanatos com feltro para crianças. Esse artesanato pode ser um bom presente para o dia das mães realizado nas escolas ou para dar uma lembrancinha a uma pessoa querida. Além disso, a criança vai escolher cores e formas diferentes por meio do recorte delas.

Para fazer a flor, escolha um círculo maior, que será o centro da flor, e outros menores de diferentes cores que, depois, deverão ser recortados em semicírculos. Por fim, cole esses semicírculos ao redor do círculo grande.

Embora possam ser feitas flores com certa complexidade a partir do feltro, essa é a mais simples para as crianças.

Acessórios de fantasias, um dos melhores artesanatos com feltro

O feltro é um material econômico, e, assim, pode ser de muita ajuda na hora de elaborar uma fantasia feita em casa. Além de ser econômico, ele é rígido, o que oferece volume ao acessório da fantasia que se quer elaborar. Deixamos para vocês algumas ideias de acessórios para fantasias que as crianças adorariam:

  • Coroas de aniversário com a idade colada na coroa.
  • Máscaras (de super-heróis, animais etc.)
  • Coroas de príncipes e princesas.
  • Fitas de índio com penas e conjunto de flechas.
  • Maquiagem de fantasia.
artesanatos com feltro para crianças

Mais artesanatos com feltro para crianças

Brinquedos de entretenimento e brinquedos educativos

Esse é um dos artesanatos com feltro para crianças que elas mais costumam gostar. Elas vão se divertir criando os seus próprios brinquedos e, além disso, poderão brincar com eles quando estiverem prontos. Esses brinquedos podem ser utilizados simplesmente para brincar, mas também existe a possibilidade de criar brinquedos educativos para a aprendizagem.

  • Não há brincadeira que as crianças mais gostem do que brincar com comida. Assim, usando apenas feltro de diferentes cores, escolhendo as formas adequadas e sobrepondo-as, vocês podem ter quantos alimentos quiserem.
  • Existe uma forma mais divertida de aprender o abecedário do que por meio de letras de feltro colorido? Além disso, uma vez aprendido, vocês podem brincar de formar sílabas e, depois, palavras.
  • Outra das aprendizagens na infância são as horas do relógio. Assim, você pode criar os ponteiros e os números, de tal forma que terão um prático relógio pronto para mostrar as horas.

Fantoches de dedo

Para realizar interpretações e histórias, nada melhor do que criar fantoches para o dedo ou a mão. Os fantoches que compramos nas lojas também são de feltro, muitas vezes, já que se trata de um material muito adequado para a sua utilização.

Por outro lado, as vantagens de fazer os fantoches em casa é que o seu filho poderá escolher todos os personagens que ele quiser criar.