As mães mais felizes colocam seus filhos para dormir mais cedo

29 de junho de 2018
"Cuidado, não deixe que fique muito agitado". Geralmente, por telefone, as avós dão esse tipo de conselho. Por essa razão, as mamães procuram deixar as atividades mais tranquilas para a noite.

As mães mais felizes sempre têm tempo para elas mesmas. As mães mais felizes colocam seus filhos para dormir mais cedo e incluem essa regra na rotina para que o sono dos pequenos seja relaxante e prazeroso.

A história sem fim da criança que não queria dormir

Quando são 8 horas da noite e o filho não quer dormir, algumas mães deixam brincar mais um pouquinho.

Chegam as 9 horas e a essa hora o pequeno já deveria estar na cama. Mas como temos muitas tarefas domésticas para fazer, deixamos que ele continue fazendo o que estiver fazendo mais um pouco.

“Cuidado! Não deixe que ele fique muito agitado”.

“Cuidado! Não o faça rir muito porque depois ele vai ficar elétrico”.

Ao telefone as avós dão esse tipo de conselhos.

Então, nós, mães, tentamos propor atividades mais tranquilas ao nosso filho.

Damos algumas folhas e lápis de cor para pintar, algumas massinhas para fazer bolinhas… Enfim, qualquer atividade que não cause muito alvoroço e que também nos deixe livre para as tarefas domésticas.

Chegam as 10 da noite e a criança já deveria estar dormindo em pé. Mas a essa hora acabamos de estender as roupas e queremos alguns minutinhos para tomar uma ducha e ficar completamente pronta para nosso filho.

Então, adiamos a hora do sono dele e continuamos sendo permissíveis.

Às 10:30 já é hora de ir para cama! É um pouco tarde para ele. Mas certamente esse atraso vai se transformar em um bom descanso. Que erro! Essa noite a criança fica até às 11 horas ou meia-noite se virando na cama, sem querer pregar os olhos.

dormir mais cedo

Quer tomar água, tomar mamadeira, buscar outro bichinho de pelúcia, ir fazer xixi, tomar água de novo… À medida que satisfazemos os desejos, a lista se torna mais longa.

E lá estamos nós, altas horas da noite como subordinadas submissas realizando os caprichos dos pequenos. Por fim, à meia-noite e meia ele se rende. Com certeza vai dormir até o outro dia! Outro erro!

Nessa madrugada nosso pequeno acorda 5, 6 ou 7 vezes pedindo para que o coloquemos para dormir. Ele se sobressalta como se alguém o estivesse chamando insistentemente e não o deixasse voltar a conciliar o sono.

Por isso, quando achamos que está dormindo profundamente, o vemos se virar uma e outra vez, brincar e acordar novamente. Como se nosso filho não estivesse cansado e tivesse tomado 4 ou 5 xícaras de café para ficar completamente acordado.

Assim, no dia seguinte, na hora de ir para creche ele não quer acordar. Nosso filho e nós mesmas nos levantamos com vontade de voltar a deitar. Ele vai ficar sonolento o dia todo e nós vamos ficar completamente estressadas e sem conseguir fazer o trabalho render.

As mães mais felizes colocam seus filhos para dormir mais cedo

Ressaltamos que as mães mais felizes, as mais descansadas, colocam seus filhos para se deitar mais cedo. Fique sabendo que o descanso da criança se transforma em:

  • Horas livres para dedicar a você e ao seu companheiro. Afinal, sua felicidade e bem-estar também dependem disso.
  • Menos tensão na hora de fazer as tarefas domésticas que você costuma fazer à noite. Você não tem que lavar, passar, varrer ou fazer outra tarefa qualquer com a preocupação de constantemente ver o que seu filho está “inventando” no cômodo ao lado.
  • Relaxamento, sono profundo e prazeroso. Seu filho terá as horas necessárias para descansar. Dessa forma, tanto o corpo quanto o cérebro dele terão a oportunidade de repor as energias necessárias para o dia seguinte.
  • Não ter que se sentir obrigada a quebrar os limites da permissividade. Assim, não será seu filho quem vai impor a própria vontade todas as vezes que não quiser ir para a cama. Se você o acostumar a se deitar mais cedo, não vai precisar aguentar os ataques de raiva nem ceder aos caprichos dele quando não quiser ir para cama. Lembre-se de que essa não é a educação disciplinada que você deseja dar para seu filho.
  • O devido aproveitamento do repouso e do sono rejuvenescedor de que ele tanto precisa.
  • Tranquilidade para o resto da família. Se você convive com outros membros na casa, todos vão ter a oportunidade de se reunir e compartilhar os temas familiares que não devem ser discutidos na presença da criança.
dormir mais cedo

Enfim…

Mamãe, para que histórias como a anterior não ocorram, você deve antes de tudo estabelecer e seguir uma rotina para o sono todas as noites.

Se seu filho implorar, diga que a brincadeira poderá ir até determinada hora e que, quando o relógio mostrar o tempo que você estabelecer, ele deve ir para a cama mesmo que quiser continuar brincando.

Convença-o com uma canção, uma historinha, um momento junto na cama da mamãe e do papai… Certamente, você conhece os gostos do seu filho. Mas nunca se esqueça de quão importante o sono é para ele e como o descanso é importante para ser a boa mãe que você é.

Recomendados para você