O que fazer com as roupas de grávida depois do parto?

13 de junho de 2017

Ainda que nos pareça que a transformação de nosso guarda-roupa durante a gravidez não será necessária, muitas vezes terminamos fazendo. À procura de comodidade ou a necessidade nos obrigam a adquirir roupas para grávidas mas o que fazer com essas roupas depois do parto?

Se por acaso exageramos quanto à quantidade de roupas para grávida, provavelmente teremos um pouco de aflição em nos desfazer delas. Sabemos que imediatamente após o parto muitas dessas roupas ainda serão úteis. Entretanto, pouco a pouco deixarão de ser do nosso tamanho e também do nosso estilo.

Algumas mulheres tem maior dificuldade que outras no momento de se desfazer de qualquer roupa e por isso procuram economizar ou ser criativas com as coisas que já não utilizaram. Se você é daquelas mulheres que preferem reciclar, existem muitas opções para as roupas de grávida. Outras práticas que implicam menos esforço também podem ser a solução.

À seguir contamos o que você pode fazer com a roupa que sobra quando já não está grávida.

Idéias para dar um novo uso à roupa de grávida

Não é obrigatório nos desfazer da roupa que começa a sobrar após dar a luz. Contudo, em certas ocasiões existe a necessidade de liberar espaço. Guardar roupas que não utilizamos se converte na principal causa da falta de espaço.

Muitas mulheres preferem conservar essas roupas como uma lembrança, outras não sabem o que fazer com elas. Talvez algumas de nós não necessitemos de conselhos sobre este tema, tudo depende dos planos que tenhamos para o futuro.

Cada pessoa decide como acomodar as coisas que sobram. Para aproveitar a roupa de grávida oferecemos os seguintes conselhos.

Conservá-la no lugar certo

Talvez você não esperasse que nós a aconselhássemos a conservar essa roupa que sobrou da gravidez. Entretanto, sabemos como pode ser difícil para algumas pessoas se desprender de coisas em bom estado.

Podemos sentir um certo apego emocional ou nos negarmos a perder algo que nos custou dinheiro. O certo é que nem todas temos a facilidade de nos livrar de todo um guarda-roupa sem pensar duas vezes. Por isso, existe a opção de conservar as roupas de grávida caso estejamos planejando uma nova gravidez.

À principio é possível que não estejamos pensando em outro bebê, mas enquanto decidimos podemos guardar as peças. Quem sabe com o tempo apareça a necessidade; mas de qualquer modo, é conveniente escolher o local adequado. A ideia é que não nos ocupe um espaço importante, esteja bem protegida, e saibamos onde as colocamos.

Doar ou presentear outra futura mamãe

Existem muitas grávidas ao nosso redor, mais do que imaginamos. Se existe alguém em nossa família ou grupo de amigos que já anunciou sua gravidez, saberemos rapidamente o que fazer com essas roupas.

Algumas peças aparentam estar quase novas, assim podem voltar a ser usadas por uma ou até mais mulheres. Sempre haverá futuras mamães necessitando de ajuda nesse aspecto. Nem todas possuem os recursos para montar um guarda-roupa para a gravidez.

Se procurarmos um pouco, com certeza encontraremos alguma instituição cujo propósito seja o de arrecadar esse tipo de ajuda. Lembremos que o tamanho da grávida é bastante ajustável a diferentes mulheres. A todas nós a barriga crescerá e necessitaremos de comodidade nessa região do nosso corpo.

Ajuste o seu novo tamanho

Ainda que utilizemos o tamanho grande, as características da roupa da grávida não costuma ser ajustável a aquelas mulheres que não estão nesse estado. Portanto, nem sempre é possível que continuemos usando em seu tamanho original de fábrica. Entretanto é possível procurar uma costureira para continuar aproveitando essas roupas.

Para as mulheres que não entendem de costura talvez conheçam alguém com essa habilidade, disposição e ferramentas. Podemos solicitar a ajuda de alguma costureira ou podemos fazê-lo nós mesmas, caso saibamos como. Nem toda essa roupa vai admitir uma modificação, mas a maioria sim, vale a pena tentar.

As peças mais caras, abrigos ou vestidos que merecem ser reutilizadas podem ser recicladas através de várias opções. No caso dos jeans com cintura elástica são mais fáceis de arrumar, e desde logo valerá a pena fazê-lo.

Recomendados para você