O que deve ter no enxoval da futura mamãe?

18 Abril, 2017

É normal que durante a gravidez toda nossa preocupação esteja voltada ao bebê. Por isso, desde o primeiro dia em que sabemos que estamos com nosso bebê na barriga, começamos a comprar com uma doce ilusão as coisas do enxoval. Mas, o que deve ter no enxoval da mamãe? Em que momento devemos prepará-lo?

A segunda gravidez tem suas vantagens. Uma delas é saber tudo o que vamos precisar, e a outra é saber como acontecerão as coisas. Por outro lado, uma mãe de primeira viagem pode ter alguns problemas para organizar a bolsa que vai levar para o hospital no dia do parto. Poderá pensar se o que está levando vai ser necessário ou o suficiente.

Em todo caso, dois conselhos para as futuras mamães são: ser organizada e ir arrumando pouco a pouco os preparativos para o acontecimento que está por vir. As chaves para preparar corretamente o enxoval são a organização, a coerência e o critério. Esses detalhes nos ajudarão a resolver dúvidas e a buscar soluções concretas.

Se você não tem ideia do que deveria ter o seu enxoval é importante se informar. Por esse motivo, neste artigo queremos dar à você alguns conselhos que esperamos ser úteis.

enxoval2

O que deve ter no enxoval da futura mamãe?

É provável que quando decidimos planejar o conteúdo do nosso enxoval, já teremos concluído o do bebê. Geralmente, os preparativos para receber o bebê consomem toda a nossa energia e até o nosso orçamento. Entretanto, o nosso enxoval não é algo que devemos deixar para a última hora. Certamente precisaremos de itens que não vamos temos em casa e precisaremos sair para comprar.

É conveniente planejar com tempo e, se for necessário, escrever cada passo. Para começar, é recomendável avaliar o que já temos e como queremos que seja o nosso enxoval. Apesar do fato de que somente algumas mães se preocupam com a aparência, é importante pensar em como vamos nos arrumar, e o que gostaríamos de levar conosco.

Mas também, não há muito com o que se preocupar; nos dias antes do parto a clínica vai indicar os produtos básicos que você deve levar. Assim como os documentos, as medicações e qualquer coisa a mais que for necessária. Também lembramos que há muitas pessoas dispostas a ajudar as futuras mães. Como, por exemplo, as avós, as amigas e outras pessoas da família que já passaram por essa experiência.

Recomenda-se sempre ter uma lista que vai nos ajudar a organizarmos melhor o enxoval. Ela possibilita saber o que estamos levando e o que ainda falta. Essa lista pode ser mais ou menos assim:

  • As coisas que são do enxoval do bebê.
  • Batas ou camisolas que permitam amamentar facilmente. Isto é, com botões ou algum outro mecanismo que permita a abertura da roupa na parte da frente. Preferivelmente de algodão ou materiais macios e confortáveis.
  • Calcinhas de algodão ou descartáveis, que sejam grandes e tenham cintura alta.
  • Cinta pós-parto
  • Absorventes especiais para o período pós-parto
  • Chinelos confortáveis.
  • Discos absorventes mamários para conter o excesso de leite
enxoval3

  • Roupa para sair da clínica. Deve ser larga; preferivelmente uma das que você usava durante os últimos dias da gravidez.
  • Documentos pessoais, cartões, dinheiro em espécie, relatórios e exames médicos realizados recentemente
  • Objetos de higiene pessoal (pente, escova e pasta dental, elásticos ou presilhas para cabelo, sabonete, xampu, etc…)
  • De acordo com a sua personalidade, é importante incluir alguns itens extras. Dentre os quais se destacam: maquiagem, câmera, filmadora, livros, músicas, o livro do bebê, ou objetos pessoais com valor sentimental.

Considerando que em algumas situações o parto pode ser adiantado é recomendável preparar o enxoval previamente. Por isso, mesmo que saibamos que podemos começar a esperar o bebê somente a partir da trigésima sétima semana de gravidez, é preferível estar preparada.

Estar com o enxoval pronto a partir do sétimo mês ou esperar até a última semana é uma escolha que está nas mãos da mãe. Entretanto, o conselho para a futura mamãe é estar sempre preparada. Mesmo que nos momentos finais você tenha tempo para fazer as últimas comprinhas é aconselhável que todas as energias do papai e da mamãe nessa época estejam voltadas para o nascimento.