Benefícios da creche para bebês e crianças
Creches para bebês e crianças podem ser uma experiência muito bonita e extraordinária. Ainda mais se tiverem espaço suficiente para brincar e correr, com muitos brinquedos e com profissionais qualificados e atenciosos para cuidar deles.
Nesses locais, as crianças realizam atividades que contribuam para o seu desenvolvimento, aprendem a se relacionar com outras pessoas e fazem amigos de verdade. Até os pais terão a oportunidade de fazer novos amigos com os pais das outras crianças.
Então, o que as crianças podem aprender na creche? Quais são os seus benefícios e vantagens?
Benefícios da creche para bebês e crianças
As creches de bebês e crianças não são simplesmente lugares para cuidar dos nossos filhos. Elas também oferecem muitos benefícios, entre os quais:
Desenvolvimento físico
Como elas brincam quase o tempo todo, isso as ajuda a gastar energia. Em momentos de lazer, as crianças correm de lá para cá, o que as ajuda a estimular os sentidos e melhorar o equilíbrio. Além disso, elas mantêm uma boa dieta, descansam o suficiente e aprendem hábitos de higiene.
Conhecimento do meio ambiente
A creche é um novo ambiente para as crianças, o que é muito benéfico, pois começam a descobrir e explorar um lugar que era desconhecido. Além disso, elas descobrem novos objetos e pessoas.
Desenvolvimento de capacidades intelectuais
Através de brincadeiras, movimentos e todos os materiais encontrados na creche, as crianças começam a desenvolver suas capacidades intelectuais. Por outro lado, através de representações mentais e jogos livres, estimulam a criatividade, o que lhes permite inventar e criar novas ideias.
Desenvolve a socialização
Nas creches, as crianças aprendem a ser sociáveis porque estão em contato diário com outras pessoas. Além disso, o contato com os colegas é uma fonte de aprendizado ainda maior do que a exercida pelos adultos.
Outros benefícios da creche para bebês e crianças
Outras vantagens que as crianças podem obter ao frequentar a creche são:
- Ao se sentirem importantes e amada, a autoestima aumenta.
- Desenvolvem a comunicação.
- A personalidade é formada.
- Maior desenvolvimento cognitivo e acadêmico.
- Favorece o desenvolvimento afetivo, uma vez que aprendem a diferenciar relacionamentos.
- Prepara a criança para a escola.
“Nas creches, as crianças realizam atividades que contribuem para o seu desenvolvimento, aprendem a interagir com outras pessoas e fazem verdadeiros amigos”
O que as crianças aprendem na creche?
Nas creches, as crianças aprendem histórias, músicas e danças, e interagem com outras crianças. Além disso, aprendem a comer toda a comida, guardar os brinquedos depois de brincar e respeitar as coisas dos outros.
Por outro lado, elas também começam a ter contato com letras, vogais e números. Além disso, conseguem ser independentes, aprendem a desenhar, a respeitar os mais velhos e obedecê-los, e a ir ao banheiro sozinhos.
Finalmente, aprendem a lavar as mãos antes e depois das refeições, pentear os cabelos antes de ir para casa, comer sozinhas e trabalhar em equipe. Por todas essas razões, o tempo que as crianças passam nesses lugares não é em vão.
Formas de saber qual é a creche ideal
Estas são algumas considerações que você deve fazer para saber qual creche é adequada para o seu filho:
- Os professores trabalham com as crianças de forma individual e em grupos.
- Entre nas classes das crianças: se a sala de aula é decorada com desenhos, elas não apenas irão ter a sensação de que estão fazendo muitas coisas, mas também que se sentem parte desses desenhos.
- Todos os dias as crianças estão alegres e felizes, o que significa que se sentem felizes em frequentar a creche.
- Contam histórias em vários momentos do dia.
- As crianças brincam ao ar livre.
- A creche conta com professores com experiência que entendem as crianças.
- Possui espaço suficiente para que a criança se mova com total comodidade.
- Possui materiais para colorir variados e em quantidade suficiente, além de brinquedos e outros acessórios.
- Cada professor deve ficar responsável por, mais ou menos, 5 crianças.
Em suma, deixar o bebê ou a criança em uma creche é uma decisão muito difícil para você como mãe. A principal dificuldade é que você tem que se separar do seu filho.
No entanto, mesmo doloroso, é necessário tanto para você, que está ocupada, como para o desenvolvimento do seu filho. Isto acontece porque nas creches as crianças aprendem muitas coisas que serão úteis quando começarem a escola e também para a vida depois dessa fase.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Sangrador, C. O. (2011). ¿ Existen beneficios asociados a la asistencia a guardería?. Evidencias en pediatría, 7(1), 1. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5614100.pdf
- Ruano, A. M., Ruano, J. M., & García, M. M. La guardería. PediatríaIntegral, 110, e1. https://www.pediatriaintegral.es/wp-content/uploads/2019/xxiii02/13/n2-110e1-9_IntEsp.pdf
- Clarke-Stewart, A. (1984). Guarderías y cuidado infantil (Vol. 15). Ediciones Morata.