Benefícios da creche para bebês e crianças

11 de junho de 2018
Para uma mãe, deixar seu filho em uma creche é muito difícil. No entanto, muitas precisam fazê-lo por várias razões, como o trabalho ou a ausência de um membro da família que possa cuidar dos pequenos. No entanto, é importante conhecer os benefícios para as crianças quando ficam nesses lugares.

Creches para bebês e crianças podem ser uma experiência muito bonita e extraordinária. Ainda mais se tiverem espaço suficiente para brincar e correr, com muitos brinquedos e com profissionais qualificados e atenciosos para cuidar deles.

Nesses locais, as crianças realizam atividades que contribuam para o seu desenvolvimento, aprendem a se relacionar com outras pessoas e fazem amigos de verdade. Até os pais terão a oportunidade de fazer novos amigos com os pais das outras crianças.

Então, o que as crianças podem aprender na creche? Quais são os seus benefícios e vantagens?

Benefícios da creche para bebês e crianças

As creches de bebês e crianças não são simplesmente lugares para cuidar dos nossos filhos. Elas também oferecem muitos benefícios, entre os quais:

Desenvolvimento físico

Como elas brincam quase o tempo todo, isso as ajuda a gastar energia. Em momentos de lazer, as crianças correm de lá para cá, o que as ajuda a estimular os sentidos e melhorar o equilíbrio. Além disso, elas mantêm uma boa dieta, descansam o suficiente e aprendem hábitos de higiene.

Conhecimento do meio ambiente

A creche é um novo ambiente para as crianças, o que é muito benéfico, pois começam a descobrir e explorar um lugar que era desconhecido. Além disso, elas descobrem novos objetos e pessoas.

Desenvolvimento de capacidades intelectuais

Através de brincadeiras, movimentos e todos os materiais encontrados na creche, as crianças começam a desenvolver suas capacidades intelectuais. Por outro lado, através de representações mentais e jogos livres, estimulam a criatividade, o que lhes permite inventar e criar novas ideias.

Benefícios da creche para bebês e crianças

Desenvolve a socialização

Nas creches, as crianças aprendem a ser sociáveis porque estão em contato diário com outras pessoas. Além disso, o contato com os colegas é uma fonte de aprendizado ainda maior do que a exercida pelos adultos.

Outros benefícios da creche para bebês e crianças

Outras vantagens que as crianças podem obter ao frequentar a creche são:

  • Ao se sentirem importantes e amada, a autoestima aumenta.
  • Desenvolvem a comunicação.
  • A personalidade é formada.
  • Maior desenvolvimento cognitivo e acadêmico.
  • Favorece o desenvolvimento afetivo, uma vez que aprendem a diferenciar relacionamentos.
  • Prepara a criança para a escola.

“Nas creches, as crianças realizam atividades que contribuem para o seu desenvolvimento, aprendem a interagir com outras pessoas e fazem verdadeiros amigos”

O que as crianças aprendem na creche?

Nas creches, as crianças aprendem histórias, músicas e danças, e interagem com outras crianças. Além disso, aprendem a comer toda a comida, guardar os brinquedos depois de brincar e respeitar as coisas dos outros.

Por outro lado, elas também começam a ter contato com letras, vogais e números. Além disso, conseguem ser independentes, aprendem a desenhar, a respeitar os mais velhos e obedecê-los, e a ir ao banheiro sozinhos.

Finalmente, aprendem a lavar as mãos antes e depois das refeições, pentear os cabelos antes de ir para casa, comer sozinhas e trabalhar em equipe. Por todas essas razões, o tempo que as crianças passam nesses lugares não é em vão.

Benefícios da creche para bebês e crianças

Formas de saber qual é a creche ideal

Estas são algumas considerações que você deve fazer para saber qual creche é adequada para o seu filho:

  • Os professores trabalham com as crianças de forma individual e em grupos.
  • Entre nas classes das crianças: se a sala de aula é decorada com desenhos, elas não apenas irão ter a sensação de que estão fazendo muitas coisas, mas também que se sentem parte desses desenhos.
  • Todos os dias as crianças estão alegres e felizes, o que significa que se sentem felizes em frequentar a creche.
  • Contam histórias em vários momentos do dia.
  • As crianças brincam ao ar livre.
  • A creche conta com professores com experiência que entendem as crianças.
  • Possui espaço suficiente para que a criança se mova com total comodidade.
  • Possui materiais para colorir variados e em quantidade suficiente, além de brinquedos e outros acessórios.
  • Cada professor deve ficar responsável por, mais ou menos, 5 crianças.

Em suma, deixar o bebê ou a criança em uma creche é uma decisão muito difícil para você como mãe. A principal dificuldade é que você tem que se separar do seu filho.

No entanto, mesmo doloroso, é necessário tanto para você, que está ocupada, como para o desenvolvimento do seu filho. Isto acontece porque nas creches as crianças aprendem muitas coisas que serão úteis quando começarem a escola e também para a vida depois dessa fase.

Recomendados para você