9 coisas que não podem faltar no seu chá de bebê
Organizar um chá de bebê é algo muito especial. É o momento em que você pode convidar seus entes queridos para compartilhar sua alegria com a chegada ao mundo de um novo membro da família.
Essa festa geralmente é preparada pelas irmãs, amigas ou parentes dos futuros pais, que muitas vezes assumem parte das despesas para surpreendê-los e entretê-los. Na cultura popular, é uma comemoração com muita história: já na Era Vitoriana, os mais próximos da família se reuniam para oferecer presentes ao bebê. A diferença isso era feito assim que o bebê nascia.
O que considerar ao organizar um chá de bebê?
O número de convidados
Este é um fator-chave na hora de organizar um chá de bebê. O número de convidados será fundamental para definir o local, o cardápio, as atividades que serão realizadas, entre outras coisas. Lembre-se de que, em geral, é uma festa íntima, da qual participam as pessoas mais próximas da futura mamãe. É importante que ela não se canse no meio de um longo e massivo evento.
O lugar
Geralmente ocorre na casa do homenageado ou de um parente. O importante é levar em conta o número de convidados e as atividades que irão entretê-los. Também é conveniente para a mãe estar confortável e evitar muita agitação.
Defina se o chá de bebê será feminino ou misto
É muito comum que os chás de bebê sejam festas femininas: para a mãe e suas amigas. No entanto, atualmente o pai do bebê, seus amigos e outros homens da família foram incluídos. A comemoração pode ser ainda mais especial se todos forem levados em consideração.
Porém, é fundamental definir esse tema com antecedência, pois a organização do chá de bebê também dependerá disso. Por ser uma festa mista, é preciso pensar no que fazer para que todos se divirtam e participem. Da mesma forma, estes dados podem exigir alterações no menu ou nas bebidas.
Os convites
Ao entregar convites, os convidados poderão reservar essa data em sua agenda, então faça isso o quanto antes! Podem ser em papel ou mais modernos e ecológicos: virtuais. Atualmente, os convites por meio de redes sociais, e-mails ou WhatsApp estão em alta.
O cardápio do chá de bebê
Comida não pode faltar em uma festa para uma gestante. Ela vai gostar de comer todos os petiscos da mesa. Pode ser um almoço, um jantar ou um coquetel. Mas sem dúvidas deve ser incluído um setor especial de doces com motivos de bebê.
O bolo é a estrela da festa. Deve ficar bonito e ser atraente para os convidados. Você pode incluir temas de acordo com o sexo do bebê. Uma massa especial também é muito utilizada para ser decorada com enfeites como mamadeiras, chupetas ou bichinhos de pelúcia.
Quanto às bebidas, as mais indicadas são os sucos de frutas. Smoothies também são uma boa opção, assim como café, chá, sorvetes e limonadas. Os coquetéis devem ser sem álcool, para que a futura mamãe possa tomá-los sem nenhum problema.
A decoração
Aqui a imaginação das mães e amigas dará o tom. Com toalhas de mesa, guirlandas, balões, cegonhas ou corações, você pode decorar uma mesa de doces de forma criativa.
Claro que o ideal é que a decoração não fique muito sobrecarregada, pois assim não ficará bonita. Você pode pensar em um tema do gosto da mãe (filmes, séries infantis, etc.). Procure na internet algumas ideias para organizar um chá de bebê exclusivo. Você certamente terá sucesso!
As brincadeiras
Atividades lúdicas não podem faltar de forma alguma. Entre as mais clássicas está adivinhar os centímetros da barriga com uma trena. Os convidados concorrem para ganhar um pequeno presente.
Para quem prefere coisas mais discretas e nostálgicas, uma boa opção seria usar fotos antigas de família para que os presentes adivinhem quem é o bebê retratado. Da mesma forma, você pode preparar cartões com perguntas aleatórias, que incentivam o convidado a evocar uma lembrança específica de sua infância (o primeiro aniversário, o primeiro dia de aula etc.).
Se você quer algo mais divertido e seus amigos são extrovertidos, tente fazer com que os homens finjam estar grávidos colocando balões sob suas camisas. Eles podem jogar Twister e quem estourar menos balões ganha.
O ideal é que os participantes da festa tenham suas próprias ideias para as brincadeiras. Dessa forma, eles se sentirão muito mais inspirados. Assim como na decoração, você pode pesquisar na Internet ideias para organizar um divertido chá de bebê. Não se esqueça de levar em consideração a personalidade de seus convidados.
A hora de abrir os presentes
É um dos momentos mais memoráveis do evento. Será emocionante desembrulhar cada pacote e descobrir roupas, brinquedos ou presentes criativos que serão muito especiais para o bebê. Não se esqueça de tirar muitas fotos!
As memórias
Para guardar na memória esse momento mágico, você pode surpreender os convidados com algo muito simples: prepare saquinhos com bombons, cupcakes, velas perfumadas ou porta-chaves em forma de mamadeira. Você também pode incluir uma cópia do seu último ultrassom 3D! Seria um belo presente. Não precisa gastar muito dinheiro, a ideia é que seja uma comemoração criativa. Essas memórias devem ser preenchidas com muito amor e união familiar. Dê a elas sua marca própria para transmitir sua alegria.
A partir de agora você não tem mais desculpa para comemorar um chá de bebê maravilhoso. É um dia incrível, pois você está comemorando a chegada de um ser muito especial em sua vida. Você se divertirá muito com todas as pessoas que se reunirão com amor para compartilhar sua alegria e entusiasmo.