19 atividades com música e ritmo para estimular a criatividade nas crianças

Atividades com música são um recurso maravilhoso para estimular a criatividade das crianças. Quer conhecer algumas para se divertir com seus filhos neste final de semana? Então não pare de ler!

Última atualização: 31 julho, 2022

Todos sabemos que a música é um excelente recurso educativo, mas você sabia que certas atividades musicais favorecem a criatividade das crianças?

Quando os bebês estão na barriga da mãe, é recomendável tocar algumas melodias para que eles desenvolvam sua cognição. Pois bem, está comprovado que a música oferece muitos benefícios para o cérebro humano: estimula a inteligência, ajuda a superar alguns problemas de aprendizagem, funciona como estratégia terapêutica para alguns distúrbios e deficiências nas crianças e aumenta a autoestima, entre outros benefícios.

Como você pode ver, as vantagens dessa arte são inúmeras e é por isso que hoje vamos propor algumas atividades com música para estimular o desenvolvimento e a criatividade dos pequenos da casa. E o que é melhor, quase sem preparação ou materiais. Você não pode deixar de ler este artigo!

Atividades com música para estimular o cérebro das crianças

A educação musical tem demonstrado desempenhar um papel importante no desenvolvimento das crianças, então por que não aproveitá-la também em casa? As atividades com música e ritmo que vamos ensinar a seguir, além de estimular a criatividade dos pequenos, são uma forma de entretenimento para crianças e adultos. Anote!

1. Tocar diferentes instrumentos musicais

A proposta é tão simples quanto dar às crianças diferentes instrumentos musicais para tocar: maracas, flautas, tambores, pandeiros, zambombas ou violões infantis.

Além de deixá-los se expressarem espontaneamente, podemos ajudá-los a descobrir ritmos diferentes. Dessa forma, a atividade fica mais divertida e criativa.

2. Usar o corpo para fazer música

Esse tipo de atividade também é conhecido como percussão corporal, pois trata-se de fazer música com as partes do nosso corpo: bater palmas, bater na barriga, bater os pés no chão e muito mais.

3. Fazer sons com a boca

De acordo com o exposto acima, podemos convidar os pequenos a experimentar os sons que são obtidos nas diferentes posições da boca. Por exemplo, dizer um “a” longo não é o mesmo que um curto, nem um “o” soa igual com a boca mais fechada.

Além disso, podemos tapar o nariz ou assobiar e com estes diferentes sons inventando uma melodia. Com certeza parece uma ótima atividade!

4. Repetir sons

Se combinarmos as duas atividades anteriores, podemos jogar “Simon Says”. Os pais podem fazer sons diferentes com seus corpos e bocas, e as crianças precisam repetir esses ritmos.

Além de estimular a criatividade com este jogo, também faremos com que os pequenos exercitem a memória.

mãe e filhos colocam rosto e gesto rugidos de som animal

5. Imitar sons

Usar os sons do ambiente para que as crianças os imitem é muito educativo e didático. Experimente o som de um animal, o barulho de um eletrodoméstico, o barulho de um carro ou qualquer outro que vier à mente. E o que é melhor, podemos fazer isso em qualquer lugar, seja no parque, em casa ou durante uma excursão.

6. Ouvir e descrever os sons do ambiente

Os sons do ambiente também podem ser usados para ampliar as habilidades linguísticas das crianças. Basta prestar atenção a todos os sons ao nosso redor, estar mais atento a eles e tentar descrevê-los com nossas próprias palavras. Podemos fazer isso em turnos, primeiro as crianças e depois os adultos.

Além de educativa, esta atividade também nos permite conectar com o mundo ao nosso redor e parar por um momento para sentir e ouvir.

7. Imaginar e inventar histórias de música ou sons

Podemos tocar uma música e pedir às crianças que escrevam uma história com base no que a música sugere. Se necessário, podemos ajudá-las.

Mais atividades com música

8. Dançar

Outra atividade fantástica para fazer com música é a dança. Você pode colocar músicas diferentes e dançar até doer os pés.

Isso, além de ser muito divertido, nos ajuda a relaxar e a perder as inibições. Além disso, o movimento do corpo é a desculpa perfeita para liberar essa energia intensa que todas as crianças têm e se exercitar.

9. Construir instrumentos

Além de usar instrumentos tradicionais, também podemos fazer nossos próprios instrumentos com os materiais que temos em casa. Por exemplo, algumas maracas com garrafas vazias e um pouco de arroz ou um violão com um pedaço de papelão e um pouco de lã.

10. Pintar a música

Com esta atividade combinamos duas formas diferentes de arte: música e arte gráfica.

Para isso, devemos escolher duas músicas com ritmo, estilo, velocidade e intensidade diferentes e, quando as encontrarmos, faremos o seguinte:

  • Cubra os olhos da criança para que ela ouça assim.
  • Peça para ela desenhar o que aquela música a faz sentir.
  • Faça o mesmo com a segunda música. Quando tiver os desenhos de ambas, discutam juntos o que significam.

11. Encontrar uma música para explicar nosso estado emocional

Podemos brincar de colocar uma música para o nosso estado emocional. Devemos perguntar ao pequeno como ele se sente e que música este estado representa para ele. Além disso, podemos perguntar qual música lhe vem à mente quando está com raiva, triste ou feliz.

12. Karaokê em casa

Podemos colocar no YouTube uma música que gostamos e que todos os membros da família conheçam. Devemos optar por sua versão karaokê e depois escolher algumas das seguintes atividades:

  • Brincar de banda de rock: vamos imaginar que somos a banda do momento e cantar em duetos, quartetos ou individualmente as músicas que mais nos inspiram. O importante é se divertir e rir alto.
  • Fazer um show de talentos: se formarmos um grupo grande, podemos fazer equipes e duelar. Um membro do clã deve atuar como júri e conceder pontos para cada apresentação. No final, a equipe com a maior pontuação ganhará o prêmio.
meninas meninas karaokê caseiro escovas de casa pentes jogo imaginação cantar dança

13. Criar uma Webquest musical

A atividade consiste em fornecer às crianças links para arquivos de áudio, vídeo e imagem, referentes, por exemplo, a músicas folclóricas de qualquer país do mundo. No artigo A educação musical como potenciadora da criatividade, os autores propõem músicas dos índios navajos, japoneses, valencianos, uma canção zulu, uma hebraico e uma inglesa.

14. Sons de caça

As crianças são organizadas em grupos e são solicitadas a fazer uma lista de sons que podem ser ouvidos em determinados lugares. Em seguida, um representante por equipe toca os sons que o grupo anotou. Os membros dos outros grupos devem descobrir quais são os sons.

Em seguida, eles selecionam cinco sons e criam uma história que pintam e apresentam a todos.

15. Histórias em papel

As crianças aprendem uma música e com materiais reciclados se vestem para dramatizar a música selecionada.

Esta atividade e a anterior fazem parte de um conjunto de propostas retiradas do artigo Paper Songs. Atividades recreativas musicais para desenvolver a criatividade.

Sobre atividades com música para estimular a criatividade nas crianças…

Essas atividades com música, além de estimular a criatividade das crianças, também oferecem múltiplos benefícios: favorecem o desenvolvimento da inteligência, melhoram a autoestima, otimizam a concentração e permitem passar momentos divertidos com a família. 

Não hesite em colocar essas atividades em prática com seus filhos, pois você os ajudará a desenvolver sua criatividade e a se divertir muito com você. E aí? Mãos à obra!

Pode interessar a você...
11 atividades que estimulam as habilidades das crianças
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
11 atividades que estimulam as habilidades das crianças

Confira a seguir algumas atividades que estimulam o desenvolvimento das habilidades das crianças. São muito variadas e bastante simples!



  • Aranda Benito, M. (2021). Desarrollo de la expresión corporal a través de juegos musicales.
  • Bravo, J. R. H., Bravo, J. A. H., & Arellano, M. Á. M. (2010). Actividades creativas en educación musical: la composición musical grupal. Ensayos: Revista de la Facultad de Educación de Albacete, (25), 11-23. Disponible en: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3736481
  • Borislavovna Borislova, N. (2017). Desarrollo de la creatividad en la primaria a partir del cuento musical. RIDE. Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, 7(14), 265-298. Disponible en: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?pid=S2007-74672017000100265&script=sci_arttext
  • Gamarra, P. C. M. CANCIONES DE PAPEL. ACTIVIDADES LUDICO MUSICALES PARA DESARROLLAR LA CREATIVIDAD EN LOS NIÑOS DE EDUCACIÓN BÁSICA.
  • Magraner, J. S. B., & Valero, G. B. (2018). La educación musical como potenciadora de la creatividad. Quaderns digitals: Revista de Nuevas Tecnologías y Sociedad, (87), 5.
  • Martínez Sepúlveda, M. X., & Salcedo Ospina, S. R. (2015). La música, campo artístico para la imaginación y la creatividad en la primera infancia. Disponible en: https://www.uv.es/seoane/boletin/previos/N93-5.pdf