Atividades lúdicas para aprender sobre as plantas

As crianças precisam entender a biologia das plantas para que possam respeitá-las, conservá-las e cuidar delas adequadamente.
Atividades lúdicas para aprender sobre as plantas

Última atualização: 13 Janeiro, 2021

Atualmente, desde os primeiros anos de escolarização, as crianças estudam conteúdos relacionados às ciências da natureza a fim de adquirir conhecimentos básicos sobre o meio ambiente e os seres vivos. Entre muitos outros tópicos, elas precisam estudar as partes das plantas, quais são as suas características, as suas necessidades, as suas funções, etc.

Tudo isso pode se tornar muito entediante para os pequenos. Contudo, é possível aprender sobre as plantas de uma forma lúdica e divertida. Você quer saber como? A seguir, vamos apresentar algumas atividades.

Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que é importante que as crianças entendam o mundo ao seu redor e construam valores ecológicos como o respeito, a responsabilidade e o cuidado com o meio ambiente. Só assim será possível alcançar um futuro melhor, no qual a flora e a fauna do planeta não sofram as terríveis consequências do ser humano.

“Observe profundamente a natureza, e então você entenderá tudo melhor.”

-Albert Einstein-

A importância de aprender ciências da natureza de forma prática

É um pouco contraditório estudar as ciências da natureza apenas do ponto de vista teórico, visto que é essencial estar em contato, de alguma forma, com a natureza para conseguir entender tudo o que nela acontece.

Portanto, recomenda-se que os pequenos aprendam esses conteúdos de forma prática, através da experimentação, exploração, manipulação e observação do ambiente ao seu redor.

Tudo isso com o intuito de que eles mesmos sejam os principais protagonistas da própria aprendizagem, adquiram conhecimentos de forma significativa e tenham a curiosidade e a descoberta do mundo em que vivem estimuladas.

Dessa forma, as crianças poderão reter e consolidar os conceitos básicos relacionados às ciências da natureza com maior facilidade. Isso é essencial para o desenvolvimento futuro das novas gerações, que devem estar preparadas para cuidar do planeta de forma responsável.

Atividades lúdicas para aprender sobre as plantas

A seguir, vamos propor algumas atividades que podem ser feitas com os pequenos da casa para que eles aprendam muito mais sobre as plantas e o respeito pelo meio ambiente.

Vídeos educativos sobre as plantas

Uma forma muito divertida e diferente de adquirir conhecimentos é por meio de vídeos. Isso ocorre porque receber a informação de forma visual facilita a sua compreensão e retenção na memória.

Atualmente, podemos encontrar uma infinidade de vídeos na internet que tratam do tema das plantas e das suas características. Porém, recomendamos um vídeo da plataforma educativa Smile and Learn. Clique aqui para acessá-lo.

Nesse caso, esse vídeo educativo contém algumas ilustrações muito atrativas, além de uma explicação clara e simples sobre as partes das plantas e as funções de cada uma delas.

Artesanato com folhas secas para aprender sobre as plantas

Outra atividade que recomendamos para trabalhar o tema das plantas é fazer artesanato com folhas secas ou pétalas de flores.

Para realizar essa atividade, as crianças devem dar um passeio no campo e recolher todas as folhas ou flores que tiverem caído das árvores ou arbustos para que possam aproveitar esses recursos naturais para fazer diversos artesanatos com eles, tais como colagens, enfeites, pinturas, molduras… Tudo o que puderem imaginar!

Dessa forma, os pequenos poderão desenvolver a criatividade ao mesmo tempo que experimentam os aromas e as texturas da natureza.

Plantar leguminosas no algodão

Por meio do plantio de uma leguminosa no algodão, as crianças poderão entender melhor o processo de germinação de uma planta e, além disso, também poderão adquirir o hábito de cuidar dela.

Para realizar essa atividade, é necessário inserir, em um copo ou em um recipiente de iogurte, um pedaço de algodão úmido sobre o qual será colocada uma leguminosa (uma lentilha, um feijão branco ou um grão-de-bico) com outro pedaço de algodão úmido por cima. Assim, as crianças poderão observar como a planta vai crescer dia após dia.

Você gostou de alguma dessas atividades para aprender sobre as plantas? Então, o que está esperando para colocá-las em prática com as crianças? Os pequenos vão adorar aprender coisas maravilhosas sobre as plantas e você vai se encantar ao vê-los se divertindo enquanto aprendem.

Pode interessar a você...
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
Aulas de botânica para crianças

Entre as muitas atividades que as crianças têm à sua disposição, há uma que as conecta particularmente com o meio ambiente: a botânica para crianças.



  • Morales, M. N., Bugdud, A. T., & Aguilar, N. Á. (2012). Evolución e importancia de la Educación Medioambiental: su implicación en la educación superior. Educación y futuro: revista de investigación aplicada y experiencias educativas, (26), 155-174. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/3923982.pdf