Coisas que você não deve dizer a uma nova mãe

· 28 de julho de 2018
A alegria de ter um bebê é a coisa mais maravilhosa que pode acontecer com uma nova mamãe, mesmo que não possamos deixar de lado o fato de que também é muito cansativo.

Nos primeiros meses de vida do bebê, quando a mãe ainda está com os hormônios realmente alterados, é provável que haja alguns comentários que, apesar de serem bem-intencionados, podem fazer com que a nova mamãe sinta uma agitação de emoções no seu interior.

Em seguida, queremos dar alguns conselhos sobre o que NÃO se deve dizer a uma nova mamãe. Afinal, elas estão com os hormônios muito agitados e as emoções, à flor da pele.

O que você nunca deve dizer a uma nova mamãe

Você vai trabalhar?

A menos que você seja o chefe da nova mamãe, essa pergunta pode chatear a mulher que ainda não quer se separar do seu bebê. Pode ser que ela comece a trabalhar antes ou talvez vá mais tarde, mas isso é uma decisão pessoal que só ela poderá avaliar.

dizer a uma nova mãe

O bebê se comporta bem?

Como assim ele se comporta bem? Se chora muito quer dizer que não se comporta bem e é um mal bebê? Não é uma boa ideia perguntar se um bebê é “bem-comportado”, nem analisar a situação com base em se chora ou se não chora, se dorme ou não deixa dormir. Um bebê é um bebê e tem necessidades que devem ser atendidas. Isso não vai fazer dele melhor ou pior. Não há bebês bons ou maus. Os bebês são apenas maravilhosos.

Não o pegue tanto nos braços pois vai ficar mal-acostumado

Um bebê não fica mal-acostumado por ficar no colo da mãe ou do pai. Isso é um assunto que vai mais além, pois os bebês necessitam do colo dos pais. Eles precisam de contato, carinho, e que os ajudem a equilibrar suas emoções com todo o amor do mundo. Se você é uma mãe e sente que deve pegar o seu bebê no colo, faça como o seu coração mandar. Seu bebê agradecerá, pois isso é necessário para o seu desenvolvimento, além de favorecer o vínculo emocional.

Deixe o bebê chorar, não vai acontecer nada

Sim, vai acontecer muito. Um bebê só pode transmitir o que acontece com ele através do seu choro. Se um bebê chora, 100% das vezes é porque quer transmitir algo que acontece ou que necessita. Você sabe o que acontece se você deixar o seu bebê chorar? Seu pequeno vai se sentir emocionalmente abandonado e vai pensar que não adianta chorar ou chamar seus pais queridos porque eles não atenderão.

É verdade que ele provavelmente chorará cada vez menos até parar de uma vez. Porém, o dano emocional ao seu cérebro em desenvolvimento pode ter consequências muito graves na sua autoestima e em seu desenvolvimento emocional no futuro.

Se o seu filho chora, sugerimos que você se aproxime dele e descubra o que acontece. Sempre com o carinho e o amor incondicionais que uma mãe pode transmitir.

dizer a uma nova mãe

Você está grávida de novo?

Quando se tem um bebê, uma mulher poder levar algum tempo para que o corpo fique bem de novo, até anos em alguns casos. E queremos dizer “bem” porque existem algumas mulheres que nunca voltam a ter o corpo que tinham antes de se tornarem mães. Nem todas as mães têm tempo de ir à academia todos os dias para voltar a ter o corpo desejado.

A barriga de uma grávida pode permanecer por dias e até meses. Se uma mulher deu à luz recentemente e você não sabe se está grávida de novo, não pergunte. Se ela não falar nada é mais provável que não esteja.