Como decorar segundo o método Feng Shui?

· 10 de novembro de 2018
Existe algo que não se encaixa em sua casa? Por que você não experimenta o Feng Shui? Com apenas alguns detalhes, você pode fazer grandes mudanças.

Com certeza você já ouviu falar sobre o Feng Shui. É uma metodologia antiga da China, que sugere adaptar nosso ambiente para favorecer a harmonia.

Se você está interessado em aprender a decorar de acordo com o método Feng Shui, continue lendo este artigo.

O Feng Shui é um método tão completo que abrange praticamente todos os aspectos possíveis ao decorar um espaço.

Desde a localização dos móveis e da cor das paredes até a iluminação e a colocação de espelhos e acessórios. Muitas pessoas relacionam isso com práticas quase religiosas. No entanto, nada mais longe da realidade.

O Feng Shui não exigirá que você acenda velas, embora você possa fazer isso se quiser.

Dicas para decorar de acordo com o método Feng Shui

1. A primeira coisa é limpar

O Feng Shui enfatiza o fluxo de energia. Se há muitos elementos em sua casa que bloqueiam essa circulação, você precisa se livrar deles o mais rápido possível.

Como saber quais são? Fácil: comece com aquelas coisas que você nunca usa. Não é necessário que você as descarte, basta movê-las para um lugar onde não as veja sempre.

A ordem é um fator essencial para alcançar equilíbrio e harmonia. Portanto, é importante se livrar de tudo o que vai contra sua intenção de se sentir confortável em casa.

2. Luz como fonte de energia

Para esta corrente de pensamento, a iluminação natural é a principal fonte de energia. Portanto, é essencial ter janelas, portas e cortinas que permitam a entrada da luz solar.

Além disso, também é necessário colocar lâmpadas, velas e outros elementos que sirvam para evitar a escuridão da noite. Esse período do dia deve ser reservado para o tempo de descanso. Durante essas horas, devemos desligar todas as luzes da sala.

Feng Shui

3. Quarto é sinônimo de descanso

Com relação ao que discutimos no ponto anterior, você deve remover do seu quarto tudo que interfira no seu bom descanso. Isso significa televisão, computador, celular...

Se por algum motivo você precisar ter o celular ao seu lado durante a noite, não o deixe na mesinha de cabeceira.

Além disso, utilize os velhos e queridos despertadores. Eles podem ser usados como alarme e têm a vantagem de não propagarem ondas eletromagnéticas.

Existem também algumas recomendações sobre a cama. Por exemplo, deve estar na diagonal oposta à porta, de preferência com uma cabeceira – quanto maior, melhor – e nenhuma janela atrás.

4. Cores

As pessoas que sabem como decorar de acordo com o Feng Shui afirmam que é melhor optar por cores claras, como tons pastéis, porque se complementam com muitas opções decorativas.

Além disso, as paredes de cores intensas geram uma sobrecarga que pode ser entediante para o dia a dia.

Lógico, também será necessário usar cores escuras e vivas, mas será mais fácil em um ambiente descontraído como o oferecido por paredes de cores claras.

Outro benefício desses tons é que eles refletem melhor a iluminação. No entanto, pode haver fatores que mudem essas dicas, como o uso que será dado ao espaço.

“O Feng Shui é um método tão completo que abrange praticamente todos os aspectos que podemos considerar ao decorar um espaço”

5. Sala de estar, um lugar para socializar

É o lugar onde nos encontramos com familiares e amigos. As cadeiras são os principais móveis desse ambiente. Por isso, tente colocá-las em ângulos e não cara a cara. Desta forma, a comunicação será mais fluida.

Por outro lado, o fogo das velas e das chaminés será sempre bem-vindo aqui. Você pode até adicioná-lo em caixinhas. Ao decorar de acordo com o Feng Shui, o fogo cumpre a função de encorajar as emoções das pessoas.

6. A privacidade do banheiro

Um aspecto fundamental deste lugar na casa é que não deve estar à vista, por exemplo, da porta de entrada ou da sala. Isso é negativo para a privacidade de quem o usa.

Da mesma forma, mantenha-o em ordem. Tire de vista tudo o que quebrar a harmonia e deixe frascos de perfume, creme e outros objetos coloridos do lado de fora.

Feng Shui

7. Porta de entrada

O espaço na entrada da casa, também chamado de hall, deve ser harmonioso e belo.

Com isso, queremos dizer para você reservar uma bela peça de mobília ou de decoração para esse ambiente, assim como uma planta.

Lembre-se de que esse espaço te dará a primeira impressão ao entrar na casa. Será também a primeira coisa que aqueles que o visitarem verão. Portanto, verifique se está sempre aceitável e ordenado.

Por fim, vale a pena mencionar que o Feng Shui não estabelece leis restritivas e inflexíveis.

Pelo contrário, é possível adaptar as modificações às necessidades e particularidades de cada espaço e daqueles que o habitam.

Se você decidir decorar de acordo com o Feng Shui, notará as mudanças no seu humor em curto prazo.

Imagens cedidas por: Shutterfly.com