Como fazer uma pipa caseira para as crianças
A pipa é um brinquedo que combina fascínio, cores, ciência e memórias de infância. Certamente todos nós já quisemos ter uma e esse desejo continua vivo nas gerações atuais. Se você quer compartilhar essa cativante emoção com seu filho, aprenda a fazer uma pipa caseira para as crianças e divirta-se ao empiná-la juntos!
Em uma deliciosa tarde em casa, prepare-se para fazer um artesanato divertido e colorido em família, depois vá para fora e deixe seus sonhos voarem alto no céu.
Como fazer uma pipa caseira para as crianças?
As pipas têm vários formatos. Existem as mais simples e também as mais elaboradas, mas o design deve ser perfeito para que ela tenha força suficiente para voar e se manter no ar.
As partes da pipa são as seguintes:
- Vela: é o corpo de papel ou de plástico.
- Flange: são os tensores para que a pipa tome forma e “se infle” ao levantar voo.
- Estrutura: é composta pelas hastes posicionadas corretamente. É feita com um material leve, como alumínio, madeira, bambu ou junco.
- Linha: fio que conecta a pipa com a pessoa que a dirige.
- Cauda: é a parte que lhe dá estabilidade.
- Carretel: dispositivo para armazenar a linha que permite que a pipa suba e desça com segurança.
Os materiais usados para construir pipas caseiras são muito variados. Aqui, apresentamos um modelo para o qual você precisará dos seguintes materiais:
- Varetas finas de bambu ou ripas.
- Fio.
- Tesoura.
- Lápis
- Régua.
- Papel de seda ou um saco plástico.
- Fita adesiva.
- Corda
- Fitas de polietileno.
Passo a passo:
- Corte duas varetas, um de 50 centímetros e outro de 30 centímetros, que serão a estrutura da pipa.
- Amarre-os com um pedaço de linha firmemente formando uma cruz.
- Coloque a cruz de palitos em cima do papel ou do saco plástico desdobrado e desenhe o formato da pipa, unindo as quatro pontas dos palitos amarrados, com linhas retas.
- Recorte o formato da pipa.
- Usando fita adesiva, cole a folha já cortada na estrutura nas quatro pontas dos palitos.
- Você já tem o corpo ou a vela da pipa. Agora você precisa projetar o flange. Para isso, corte dois pedaços de linha, amarre-os nas varetas e junte-os na altura do centro da cruz.
- Nessa união, você tem que conectar a linha, que é a corda longa com a qual você vai controlar sua pipa.
- Cole as fitas de polietileno ao redor do perímetro para decoração e, em seguida, adicione a cauda na extremidade inferior da vareta. A cauda pode ser formada por tiras de plástico ou papel com pelo menos 5 vezes o comprimento da pipa.
- Se quiser, faça desenhos ou coloque adesivos de glitter para dar um toque especial. Mas tome cuidado e não decore com nada que acrescente peso em excesso.
- Agora você já sabe fazer uma pipa caseira!
Dicas para empinar a pipa
Depois que as crianças terminarem de fazer sua pipa em casa, o melhor local para colocá-la no céu é uma praia ou campo aberto. Evite áreas com árvores, edifícios ou terreno montanhoso. É essencial que haja vento de leve a moderado. Então, você deve fazer o seguinte:
- Abra a pipa para que a cauda não se enrosque na linha.
- Seu filho deve se colocar contra o vento com a pipa erguida.
- Afaste-se caminhando para trás cerca de 20 passos e soltando a linha.
- Conte até 3 e dê alguns puxões na pipa, soltando mais linha ao mesmo tempo.
- Quando sentir que ela está suspensa no ar solte, lentamente, mais linha para que ela suba mais alto ainda.
Origem das pipas
Acredita-se que países asiáticos como Indonésia, China e Japão soltaram as primeiras pipas como forma de sinalização. Diz a lenda que foi Marco Polo quem as conheceu em suas viagens ao Oriente e as levou para a Europa, onde rapidamente se tornaram populares e, então, se difundiram aos poucos ao redor do mundo.
Uma pipa caseira personalizada
Uma das vantagens de fazer esse tradicional brinquedo em casa é que você pode personalizar o design e criar um modelo único e exclusivo para colocar no céu nas suas viagens de férias ao campo ou à praia.
Agora que você já sabe fazer uma pipa caseira, pergunte ao seu filho quais cores ele quer e dê asas à imaginação juntos! O céu é o limite.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.