Como funciona o cérebro das crianças com TDAH?
Neste artigo, nós convidamos você a descobrir como funciona o cérebro das crianças com TDAH.
O TDAH, ou Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, é um distúrbio neuropsiquiátrico comum que ocorre na infância e adolescência.
Caracteriza-se por uma severa hiperatividade, impulsividade e falta de atenção que impedem a criança de se desenvolver adequadamente no meio social, acadêmico e doméstico.
Geralmente diagnosticado na infância, esse transtorno muitas vezes continua se manifestando na idade adulta.
Se não for identificado e tratado precocemente, pode deixar consequências para toda a vida.
O cérebro das crianças com TDAH apresenta anomalias em determinadas áreas envolvidas.
Para saber mais sobre esta doença, devemos diferenciar os diferentes tipos e descobrir como pode funcionar o cérebro das crianças com TDAH.
3 tipos de TDAH em crianças: quais são as diferenças?
Existem três tipos principais do TDAH que diferem de acordo com os sintomas mais comuns:
1. TDAH combinado (desatento/hiperativo/impulsivo)
Esse é o tipo mais comum de TDAH. A criança apresenta um comportamento impulsivo e hiperativo. Além disso, se distrai facilmente e luta para manter a atenção.
2. TDAH predominantemente hiperativo/impulsivo
Nesse tipo menos comum de TDAH, as crianças apresentam comportamentos impulsivos e hiperativos, mas a maioria é capaz de prestar atenção.
3. TDAH desatento
Nesse caso, as crianças não são muito ativas. Elas não perturbam a aula ou outras atividades, por isso possível que seus sintomas passem despercebidos.
Como funciona o cérebro das crianças com TDAH?
Nesta seção, vamos tentar nos aprofundar nos diferentes aspectos do funcionamento dos cérebros das crianças com TDAH:
1. Áreas do cérebro envolvidas
Os especialistas usam muitas tecnologias modernas focadas em imagens do cérebro para entender melhor o funcionamento cerebral de crianças com TDAH.
Graças a essas imagens, sabemos agora que o TDAH é a prova de um mau funcionamento em certas áreas do cérebro da criança.
De acordo com os pesquisadores, duas áreas dos cérebros das crianças com TDAH estão especialmente envolvidas no surgimento dos sintomas:
- O lobo frontal, normalmente responsável pela inibição, organização e modulação das respostas. Estas três funções são ausentes em crianças hiperativas.
- O corpo estriado, uma área do cérebro relacionada com a motricidade fina e as interações sociais.
“O cérebro não é um copo para encher, mas sim uma lâmpada para acender”
-Plutarco-
2. A importância dos neurotransmissores
O TDAH causa problemas nos circuitos reguladores que conectam as duas áreas do cérebro das crianças com TDAH mencionadas acima.
Essas áreas se comunicam através da dopamina e da noradrenalina.
A dopamina parece ser a mais importante. O sistema dopaminérgico está envolvido em processos de motivação e reforço.
Por sua vez, a norepinefrina também é essencial. Esse neurotransmissor desempenha um papel nos processos de aprendizagem, memória e atenção.
O aparecimento do TDAH está ligado a uma produção insuficiente desses dois neurotransmissores, que são substâncias químicas cujo objetivo é produzir uma comunicação correta entre os neurônios.
Para que isso aconteça, deve haver uma quantidade adequada de dopamina e noradrenalina.
Na criança com TDAH, a produção desses dois neurotransmissores é irregular.
Perfil da criança com TDAH
Crianças com TDAH mostram sinais de falta de atenção, hiperatividade e impulsividade de maneiras específicas.
Os sintomas gerais mais comuns em relação ao TDAH nas crianças são os seguintes:
1. Sintomas de falta de atenção
- Elas se distraem facilmente.
- Parecem não ouvir.
- Não seguem as instruções e não terminam as tarefas escolares ou de casa.
- Têm dificuldade para organizar suas atividades.
- Evitam ou fazem as tarefas com má vontade.
- Perdem objetos.
- Esquecem as coisas.
“O aparecimento do TDAH está ligado a uma produção insuficiente de dopamina e noradrenalina”
2. Sintomas de hiperatividade ou impulsividade
- Estão em constante movimento.
- Têm problemas para brincar em silêncio.
- Falam de forma excessiva.
- Interrompem os outros.
- Têm dificuldade em controlar suas ações e palavras em momentos de estresse.
- Apresentam mudanças de humor.
No entanto, cada criança pode apresentar esse distúrbio de maneira diferente. É possível apresentar estes sintomas parte do tempo e não ter TDAH.
O TDAH geralmente aparece antes dos 5 anos de idade. Mas o diagnóstico vai ser difícil de analisar porque a elevada mobilidade e a falta de atenção são comuns em crianças antes dessa idade.
Isso porque são parte integrante do desenvolvimento psicomotor normal e não são necessariamente problemáticas.
Uma avaliação geral da criança é essencial, pois alguns dos sintomas do TDAH podem refletir diferentes causas.
Problemas de saúde física podem produzir os mesmos sintomas que o TDAH.
Além disso, alguns problemas de saúde mental, como depressão ou ansiedade, às vezes, podem apresentar os mesmos sintomas que o déficit de atenção.
Em suma, é importante consultar um médico para realizar um controle de saúde integral.
Dessa forma, esse profissional poderá, então, realizar uma intervenção eficaz e a tempo.
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