A importância de escutar as crianças

21 de maio de 2018
Embora seu filho ainda seja pequeno para tomar decisões ou expressar suas próprias opiniões, ele tem seus próprios sentimentos, experiências e desejos. Escutar seu filho vai permitir saber do que ele precisa. Assim, você poderá prepará-lo melhor para alguns acontecimentos da vida.

Escutar as crianças é um elemento indispensável para a educação delas. Os pais que dedicam o tempo necessário para escutar seus pequenos são considerados por eles como confidentes e um pilar no qual podem encontrar apoio.

No entanto, com o trabalho, as responsabilidades da vida diária e a falta de tempo, pode ser que, às vezes, você não consiga dedicar o tempo necessário e não dê aos seus filhos a importância que merecem.

Para prestar atenção nas crianças, você precisa ficar do lado delas às vezes. Nesse sentido, você deve fazer com que saibam que sempre poderão contar com a sua presença quando quiserem contar para você algumas alegrias e tristezas. Portanto, é sempre importante escutar as crianças, respeitar os sentimentos delas e demonstrar curiosidade por tudo que lhes diz respeito.

“Assim como existe uma arte de falar bem, existe uma arte de escutar bem”

—Epiteto de Frigia—

Por que é importante escutar as crianças?

Você encontra a criança que existe dentro de você

Através das crianças, você pode se reencontrar com sua própria infância. De maneira consciente ou não, as pessoas tendem a se esquecer da maior parte das lembranças de infância. Mas quando você escuta seu filho com sinceridade, você volta a se conectar com o passado e, é claro, com a criança que você era.

A infância é uma fase maravilhosa, caracterizada pelas descobertas. Durante essa fase, a criança tem a capacidade de ficar maravilhada com tudo ao redor e sente grande curiosidade pelo mundo exterior. Através do seu filho, você poderá descobrir uma nova percepção do mundo que trará um pouco de frescor e vitalidade à sua rotina.

Quando você escuta, você ajuda seu filho

As crianças têm seus próprios problemas. É difícil para elas não ficar chateada ao perceber que suas palavras ou até seus triunfos não são reconhecidos. Seu filho precisa de atenção e consolo. Por isso, você deve estar disponível e atenta quando ele falar.

Ser escutado por você vai ajudar seu filho a desenvolver uma imagem positiva de si mesmo e a melhorar a autoestima.

Quando você escuta atentamente seu filho, ele vai se sentir tranquilo e contar tudo o que sente. Além disso, terá mais facilidade para compartilhar as ansiedades e as dificuldades que precisam ser resolvidas. Isso vai permitir que conte para você outros problemas no futuro, o que vai tornar a relação de vocês mais forte ainda.

Fortalece os laços com seu filho

Escutar as crianças permite se aproximar delas e estabelecer relações de confiança e cumplicidade. Como os pequenos vão se sentir valorizados e respeitados, eles vão reproduzir a mesma atitude com o resto da família e, até mesmo, com outros adultos e outras crianças.

Prestar atenção nos seus filhos faz com que a conexão entre vocês se torne mais forte e íntima. Seus filhos vão começar a entender que podem contar com você para ajudar a resolver os problemas e você, por sua vez, vai compreender melhor as emoções que sentem e as opiniões que expressam.

“Se você estabelecer esse tipo de relação desde quando seus filhos são bebês, há grandes chances de que essa relação seja mantida até a idade adulta, inclusive na adolescência”

Como escutar as crianças?

  • Ser um bom ouvinte começa com a atitude. Quando escutar seu filho, é adequado que você interrompa qualquer outra atividade que estiver fazendo e se mantenha alheia às distrações.
  • Reserve um tempo para escutar os desejos, as percepções, os problemas, as alegrias e as expectativas do seu filho. Escute seu pequeno todos os dias. Você pode separar um momento do dia só para escutar o que seu filho tem para contar.
  • Preste toda a atenção. Seu filho precisa sentir que ele é o centro da sua atenção nesse momento. Isto é, sentir que você está interessada no que ele está contando.
  • Evite interromper. Permita que seu filho possa falar sem interrupções e deixe ele terminar o que tem para contar.

Escutar as crianças contribui significativamente para a educação delas, pois permite se abrir mais facilmente às pessoas. Assim, como mãe, você deve estar sempre presente quando seu filho quiser expressar suas necessidades, preocupações e alegrias.

Definitivamente, uma criança precisa sentir que alguém está ao seu lado para expressar o que sente. Saber como escutar as crianças requer certo esforço por parte dos pais. Mas é um aspecto que com certeza terá um impacto positivo na educação e no desenvolvimento dos pequenos.

Nem todos os pais tem a habilidade de escutar. No entanto com um esforço consciente todos podem conseguir desenvolver e melhorar sua capacidade de escuta.

Recomendados para você