Como incentivar o desenvolvimento cognitivo do seu filho

A maneira de estimular o desenvolvimento cognitivo de uma criança é através da brincadeira e da participação dos pais, de pelo menos um deles. É por isso que te aconselhamos a dedicar pelo menos meia hora por dia para brincar com seu filho.
Como incentivar o desenvolvimento cognitivo do seu filho

Última atualização: 08 agosto, 2018

Para incentivar o desenvolvimento cognitivo de seu filho, em Sou Mamãe te apresentamos alguns exercícios. Mas primeiro queremos que você considere estes três conselhos:

Número 1: Tenha paciência. Seu filho pode levar algum tempo para resolver os exercícios, ou pode começar a chorar sempre que não conseguir. Sua atitude aqui deve ser a de uma professora: orientar, acalmar, explicar quantas vezes forem necessárias e mostrar novas formas de resolver o problema.

Número 2: Não resolva o que ele mesmo pode resolver. Dê à criança a oportunidade de experimentar e encontrar uma solução que considere adequada, a que pareça melhor para ele. Não diga, constantemente, qual caminho seguir.

Número 3: Não o repreenda ou grite com ele quando errar. Permita que ele cometa erros e aprenda com eles.

Brincadeiras para o desenvolvimento cognitivo de crianças com menos de 5 anos

desenvolvimento cognitivo

Ensine as cores para seu filho de 2 anos

Para que seu filho de 2 anos aprenda as cores, existem diferentes maneiras de ensinar. Nós, te sugerimos a seguinte:

  • Procure várias folhas para que você possa recortar figuras coloridas.
  • Para que seu filho aprenda a identificar o amarelo, recorte, por exemplo, um sol e uma banana.
  • O verde você pode representar como uma planta, um sapo e um abacate.
  • Para o vermelho, você precisa de figuras como uma rosa vermelha, um coração e uma maçã.

Enfim, faça várias amostras de cores diferentes. Quando tiver todas, sente-se com seu filho e espalhe os recortes pelo chão de maneira que as cores se misturem. Pouco a pouco, vá reunindo as figuras da mesma cor, enquanto você diz o nome da figura e a cor que ela tem.

No começo só você poderá fazer isso. Mas com o passar do tempo e a prática, seu filho irá aprender a identificar tanto a cor quanto o nome da figura e até conseguirá agrupá-las de acordo com as cores que possuem.

Para facilitar a atividade, é importante que você comece com 2 ou 3 cores. Depois que a criança aprender, poderá incrementar o número.

Ensine as letras do alfabeto para seu filho de 3 anos

Outra brincadeira possível para o desenvolvimento cognitivo do seu filho de 3 anos é aprender as letras.

Para isso, recomendamos procurar figuras coloridas e objetos que ele conheça. Seus nomes devem começar com uma mesma letra.

  • Suponhamos que você queira ensinar a consoante B.
  • Para fazer isso, desenhe uma letra B grande e colorida em um papel. Em seguida, procure uma bola e uma foto de seu filho quando era bebê. Se ele já conhece o som emitido pelas ovelhas, você também pode procurar uma folha que contém a imagem desse animal.
  • Quando tiver os materiais, sente-se com o seu filho e vá nomeando cada objeto enquanto mostra as figuras para ele e diz que esta é a letra B. Letra com a qual começam as palavras que você está enunciando.
  • -Bola, Bebê, Beeeee! –
desenvolvimento cognitivo

Ensine seu filho de 4 anos a rimar palavras

Rimar palavras é divertido. Para essa atividade, você só precisa encontrar palavras que seu filho de 4 anos conheça e que sejam fáceis para ele.

Você também deve ter em mente as palavras que rimem com aquelas que você tem destinadas para o jogo, porque muitas vezes seu filho vai precisar que você lhe dê alguma outra pista.

  • Suponhamos que você diz a palavra: mão.
  • Então, você pede para ele dizer outra que rime com ela.
  • Ele pode dizer: pão, chão, trovão…
  • Se ele não conseguir encontrar nenhuma, você pode fazer, por exemplo, um gesto de onde está pisando para ele encontrar a palavra.

Mamãe, você deve saber que estes e qualquer outro exercício interativo que possibilite que a criança raciocine, analise o que acontece, memorize e faça uso dos conhecimentos aprendidos para a solução de problemas, serão ideais para promover o seu desenvolvimento cognitivo.

Coloque especial interesse em desenvolver as atividades que escolher. A aprendizagem precoce faz de seu filho uma criança mais bem preparada para enfrentar todas as matérias que lhe esperam em sua futura vida escolar.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Berger, K. S. (2007). Psicología del desarrollo: infancia y adolescencia. Ed. Médica Panamericana.
  • Cano De Faroh, A. (2007). Cognición en el adolescente según Piaget y Vygotski. ¿ Dos caras de la misma moneda? Boletim Academia Paulista de Psicologia.
  • Gaete, V. (2015). Desarrollo psicosocial del adolescente. Revista chilena de pediatría, 86(6), 436-443. https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?pid=S0370-41062015000600010&script=sci_arttext&tlng=en
  • Linares, A. (2007). Desarrollo cognitivo: Las teorías de Piaget y de Vygotsky. Col-legi Oficial de Psicólegs de Catalunya.
  • Piaget, J. (1980). Teoría del desarrollo cognitivo de Piaget. Creative Commons Attribution-Share Alike.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.