
Com o Natal, chega um dos momentos mais esperados do ano. Se você tiver filhos, certamente estará pensando sobre o que fazer com eles durante todos esses dias: algo que os motive, que seja divertido, que proporcione novas experiências e…
Em várias oportunidades já demos conselhos para estimular seu filho a ler. Mas não é a mesma coisa fazer isso por obrigação ou por prazer. Por isso, neste artigo, vamos dar conselhos para que você ajude seu filho não somente a ler, mas a amar a leitura e a ver essa atividade com prazer. Vamos ajudar você a estimular o prazer da leitura nas crianças.
As crianças não gostam de formalidades, assim de nada servirão frases como: “Ler vai fazer com que você seja alguém na vida”, “Ler vai aumentar seus conhecimentos”. Para conseguir estimular o prazer da leitura nas crianças devemos sensibilizar o coração e a imaginação delas. Você gostaria de saber como?
Como sempre falamos, se você der o exemplo, é mais provável que seu filho se interesse pela leitura. Ao longo da minha vida vi pais leitores que tinham filhos leitores. Se seu filho vê você lendo com frequência, não vai demorar para perguntar porquê você gosta tanto de ler.
Essa é uma oportunidade para você estimular o prazer da leitura nas crianças! Faça com que elas vejam que com a leitura podem viajar para onde quiserem, ser quem quiserem e entrarão em um mundo de aventuras sem fim.
Pergunte o que elas gostariam de ser e invente uma pequena história com o que elas disserem. Algo que as encante, que as intrigue e que as façam rir. Então diga que tudo isso pode ser encontrado na leitura.
Estimular o prazer da leitura nas crianças vai demandar um pouco de tempo, perseverança e imaginação. Esse último requisito não será algo tão difícil se você já é leitora. Por que você não tenta?
Uma vez que você fez voar a imaginação e despertou os sentidos do seu filho, o próximo passo para estimular o prazer da leitura nas crianças é escolher livros adequados para elas. Como saber qual?
Os benefícios de estimular o prazer da leitura nas crianças são muitos. Dentre os mais importantes está o fato de seu filho aprender a se divertir com algo que não seja a televisão, o tablet ou o celular. Vai encher a mente dele de conhecimentos e fazer voar a sua imaginação.
Faz muito tempo que escrevo e todos os dias alguém me pergunta de onde tiro tantas ideias ou que curso eu fiz para poder ser revisora de textos. Sempre respondo a mesma coisa: “O curso da leitura. Não há um método melhor para aprender a escrever e ter imaginação e mente aberta que a leitura”.