Estimular o prazer da leitura nas crianças. Como?

· 4 de janeiro de 2017

Em várias oportunidades já demos conselhos para estimular seu filho a ler. Mas não é a mesma coisa fazer isso por obrigação ou por prazer. Por isso, neste artigo, vamos dar conselhos para que você ajude seu filho não somente a ler, mas a amar a leitura e a ver essa atividade com prazer. Vamos ajudar você a estimular o prazer da leitura nas crianças.

As crianças não gostam de formalidades, assim de nada servirão frases como: “Ler vai fazer com que você seja alguém na vida”, “Ler vai aumentar seus conhecimentos”. Para conseguir estimular o prazer da leitura nas crianças devemos sensibilizar o coração e a imaginação delas. Você gostaria de saber como?

Como estimular o prazer da leitura nas crianças.

Faça voar a imaginação

Como sempre falamos, se você der o exemplo, é mais provável que seu filho se interesse pela leitura. Ao longo da minha vida vi pais leitores que tinham filhos leitores. Se seu filho vê você lendo com frequência, não vai demorar para perguntar porquê você gosta tanto de ler.

prazer da leitura

Essa é uma oportunidade para você estimular o prazer da leitura nas crianças! Faça com que elas vejam que com a leitura podem viajar para onde quiserem, ser quem quiserem e entrarão em um mundo de aventuras sem fim.

Pergunte o que elas gostariam de ser e invente uma pequena história com o que elas disserem. Algo que as encante, que as intrigue e que as façam rir. Então diga que tudo isso pode ser encontrado na leitura.

Estimular o prazer da leitura nas crianças vai demandar um pouco de tempo, perseverança e imaginação. Esse último requisito não será algo tão difícil se você já é leitora. Por que você não tenta?

Escolha a leitura adequada

Uma vez que você fez voar a imaginação e despertou os sentidos do seu filho, o próximo passo para estimular o prazer da leitura nas crianças é escolher livros adequados para elas. Como saber qual?

  • Conteúdo. Se você já sondou o terreno para saber o que interessa mais a seu filho (aventuras, ser princesa, ser um pirata, um príncipe ou um cavalo), escolha um livro relacionado ao tema. Não limite os gostos do seu filho. Se for uma menina e quer ler sobre piratas, deixe que o faça. Se for um menino e quer ler sobre contos de fadas, deixe-o ler. Lembre-se de que você falou que eles poderiam ser o que quisessem. Essa é a chave para estimular o prazer pela leitura nas crianças.
prazer da leitura

  • Tamanho. Uma vez que você tenha decidido o tema vá a uma livraria e procure algo relacionado. Mas sempre escolha um livro com pouco conteúdo escrito, letras grandes e muitos desenhos. Isso vai fazer com que as crianças desenvolvam o gosto pela leitura aos poucos. Se você escolher um livro com muito texto e poucos desenhos, talvez elas fiquem entediadas muito rápido. Você precisa dar um passo de cada vez.
  • Escolha livros ativos. O primeiro presente que eu ganhei foi um livro que falava sobre um sítio com muitos animais. Tinha pouco texto, mas cada página se transformava em uma parte do sítio, como se fosse um cenário. Eu tinha apenas 4 anos. Nunca vou me esquecer desse livro e como me ajudou a amar a leitura, as letras, as palavras e a linguagem. Dê um desses presentes inesquecíveis ao seu filho. Ele nunca é pequeno demais para isso!
  • Esqueça os aparelhos eletrônicos. Compre livros. Nessa época cheia de tecnologia, cada vez se vende menos livros, pois eles podem ser obtidos em diferentes formatos, pagando um preço irrisório na internet. Mas não pense que os livros de papel são caros. Os preços dos livros estão diminuindo bastante devido à competição cibernética. Baixar livros eletrônicos pode fazer com que seu filho se distraia com outros assuntos no tablet. Sou daquelas pessoas que acredita que um bom livro se lê no papel.

Os benefícios de estimular o prazer da leitura nas crianças são muitos. Dentre os mais importantes está o fato de seu filho aprender a se divertir com algo que não seja a televisão, o tablet ou o celular. Vai encher a mente dele de conhecimentos e fazer voar a sua imaginação.

Faz muito tempo que escrevo e todos os dias alguém me pergunta de onde tiro tantas ideias ou que curso eu fiz para poder ser revisora de textos. Sempre respondo a mesma coisa: “O curso da leitura. Não há um método melhor para aprender a escrever e ter imaginação e mente aberta que a leitura”.