Como são os pais baby boomers?
É possível identificar as gerações de acordo com o ano em que as pessoas nasceram. As gerações têm características particulares que marcaram cada etapa da história. Este é o caso hoje, os pais baby boomers.
Apesar das diferenças entre as gerações, a paternidade sempre apresenta algumas características em comum: o amor, o consentimento e a educação. Os pais são a base do lar e o dever deles é sustentar a família. Isso sem esquecer do mais importante: orientar as crianças para o caminho do bem.
A geração de pais baby boomers são aqueles que nasceram entre 1945 e 1964. Hoje esses pais têm são aproximadamente, entre 53 e 73 anos de idade. Seus estilos de vida são bastante particulares e de acordo com a geração T, que é a geração atual, eles são um pouco desatualizados. Não é de se estranhar que os chamados baby boomers conservem alguns costumes antigos. Muitos deles já são avós.
A história dos pais baby boomers
Para entender o comportamento atual dos pais baby boomers, é necessário conhecer sua história. É importante saber de onde vem esse nome e como se originou essa histórica geração. Também é importante levar em consideração os movimentos sociais que faziam parte desse tempo para entender os seus gostos e os seus costumes.
Os chamados baby boomers nasceram nos anos posteriores à Segunda Guerra Mundial. Este termo nasceu porque soldados, principalmente americanos, canadenses, australianos e neozelandeses, voltaram da guerra após anos sem ver as suas parceiras. A felicidade de encontrar novamente as pessoas amadas deu origem à geração dos baby boomers. Foi um acontecimento geral em vários países do mundo. Os países mencionados tiveram a taxa de natalidade mais alta do mundo até então.
Taxa de natalidade
A taxa de natalidade durante esses anos foi realmente alta. Apesar de tantas tragédias e perdas na guerra, o número de nascimentos foi tão alto, especialmente nesses países, que foi considerado realmente um fenômeno mundial.
Ocorreram eventos sociais e movimentos culturais muito significativos para a história mundial durante esses anos. Todos esses acontecimentos têm influência sobre essa geração e caracterizam os baby boomers, resultando nos pais que são hoje em dia.
Alguns dos eventos mais importantes que aconteceram naquela época foram:
- Os assassinatos de Martin Luther King Jr. e John F. Kennedy
- A chegada do homem na Lua
- A liberdade sexual e os movimentos feministas
- Movimentos pelos direitos civis
- O início da Guerra Fria
Os recorrentes movimentos e os protestos sociais pelos direitos civis tiveram como consequência o movimento hippie. Os hippies eram pessoas pacíficas, contra a guerra e a violência. Isso deu origem a movimentos culturais importantes, principalmente na música. No mundo da música várias bandas apareceram, como por exemplo, os Beatles, que acabou se tornando uma das principais referências dessa geração.
Características dos pais baby boomers
1. Os pais baby boomers são pessoas tolerantes e liberais
Entre outras coisas, é porque viveram durante a época dos movimentos sociais que lutavam por liberdade e igualdade.
2. Os baby boomers são pessoas trabalhadoras
Na época posterior a guerra, muitas pessoas conseguiram estudar em universidades e se tornaram a geração que mais produziram dinheiro no mundo.
Por causa disso, o capitalismo ganhou força. Esses pais puderam ganhar bem o suficiente para ter uma vida confortável, oferecendo segurança financeira aos seus filhos.
3. Esses pais sempre têm histórias para contar
Eles viveram em um dos momentos mais difíceis da história e gostam de contar sobre suas experiências para os filhos.
4. Os pais baby boomers têm um gosto particular pela música
Eles gostam de música clássica, boas melodias e baladas românticas.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Díaz-Sarmiento, C., López-Lambraño, M., & Roncallo-Lafont, L. (2017). Entendiendo las generaciones: una revisión del concepto, clasificación y características distintivas de los baby boomers, X y millennials. Clío América, 11(22). http://revistas.unimagdalena.edu.co/index.php/clioamerica/article/view/2440